Quase 1 km: Asteroide Potencialmente Perigoso Fará Máxima Aproximação com a Terra em 25 de Outubro

asteroide 1998 HL1
Apesar de estar na lista de Asteroides Potencialmente Perigosos (PHAs), essa rocha espacial gigantesca não oferece risco de impacto


Um asteroide gigantesco intitulado 1998 HL1 (162082) de quase 1 quilômetro de diâmetro (na maior das expectativas) está prestes a fazer sua máxima aproximação com a Terra.


O astrônomo italiano, Gianluca Masi, do projeto Virtual Telescope, registrou a passagem dessa grande rocha espacial no dia 19 de outubro de 2019, quando ela estava a cerca de 8,5 milhões de km de distância do nosso planeta.

Imagem feita com 300 segundos de exposição, com telescópio de rastreio, que acompanha o objeto a ser fotografado.
Repare nas estrelas de fundo, que aparecem como riscos (conforme o telescópio acompanha o asteroide).
Créditos: Gianluca Masi / The Virtual Telescope Project

E no dia 25 de outubro de 2019, o asteroide 1998 HL1 estará fazendo seu encontro mais próximo com a Terra, quando chegará a 6,2 milhões de quilômetros do nosso planeta - equivalente a mais de 16 vezes a distância da Lua.

O tamanho estimado dessa rocha espacial varia de 440 à 990 metros, tendo uma média de aproximadamente 715 metros de largura.




Durante sua máxima aproximação com a Terra no dia 25 de outubro, astrônomos amadores poderão rastrear o asteroide do quintal de casa, mas será necessário um telescópio de pelo menos 200 mm de abertura.

O asteroide 1998 HL1 foi descoberto em 18 de abril de 1998, e mais de 600 observações foram feitas para estimar sua trajetória.

O projeto Virtual Telescope também fez um timelapse, que mostra o asteroide se movendo contra o fundo estrelado (o vídeo está disponível abaixo, no final da matéria). Para fazer o timelapse, 259 fotos foram feitas, com dez segundos de exposição cada.




Qualquer objeto espacial que tenha pelo menos cerca de 140 metros, e que chegue a menos de 19,5 vezes a distância da Lua, já é considerado um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA, na sigla em inglês). Apesar de ser considerado um asteroide potencialmente perigoso, 1998 HL1 não oferece risco para o nosso planeta. Sim, podemos ficar tranquilos...



Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Gianluca Masi / The Virtual Telescope Project
22/10/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Não seja um desmancha prazeres, chega bem mais pertinho para a gente te observar melhor.

    ResponderExcluir
  2. A Galeria do Meteorito está de olho e a gente aproveita esses detalhes incríveis de corpos raspando nossa Terra. Abraço enquanto aguardo novidades.

    ResponderExcluir