AO VIVO: Chuva de Meteoros Alfa Monocerotídeas - Tempestade Esperada

possivel tempestade meteoros alfa monocerotideas 21 novembro 2019 - ao vivo
Hoje deve acontecer o tão esperado outburst da chuva Alfa Monocerotideas - assista ao vivo


Nessa madrugada de 21 pra 22 de novembro de 2019, o mundo poderá presenciar um verdadeiro espetáculo cósmico: uma verdadeira tempestade de meteoros, com centenas de estrelas cadentes riscando os céus em alguns minutos.


A possível Tempestade de Meteoros foi prevista em um estudo liderado por Peter Jenniskens, do Instituto SETI, que atua em parceria com a NASA e também participa do projeto CAMS, monitorando os céus do planeta registrando meteoros.

A previsão feita por astrônomos especialistas em meteoros indica que podemos ter de 100 a 400 meteoros riscando o céu em poucos minutos. Essa taxa pode chegar a até 1.000 meteoros.


Transmissão Ao Vivo - Chuva de Meteoros Alfa Monocerotídeas (Tempestade Prevista)

A nossa live começa nessa quinta-feira (21) por volta das 21h00 pelo horário de Brasília. A live acontece em nosso canal no Youtube, mas também estará disponível logo abaixo:


Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber notificações.

Considere apoiar o nosso trabalho. Clique aqui para saber mais.


A Possível Tempestade de Meteoros no Brasil

A Tempestade de Meteoros, se realmente ocorrer, poderá ser vista de todo o Brasil, e acontecerá em torno da constelação de Monoceros (Unicórnio). Veja abaixo como encontrá-la nos céus.

radiante - região do céu onde vai acontecer a possivel tempestade de meteoros
Radiante da chuva de Meteoros Alfa Monocerotideas.
Créditos: STELLARIUM

De acordo com a previsão, a Terra passará por uma região densa de fragmentos deixados por um possível cometa (nunca observado) que levaria 500 anos para completar uma volta em torno do Sol. Se a Terra passar pela região mais interna de fragmentos, podemos ter o maior espetáculo de meteoros do século.




O horário previsto para que essa possível tempestade de meteoros aconteça é por volta da 01:50 pelo horário de Brasília (já de sexta-feira, 22 de novembro). Pelo horário internacional serão 04:50 (UTC).

Não perca essa chance, e observe desde cedo. A previsão indica o horário de 01:50 pelo horário de Brasília, mas ela pode acontecer antes ou depois do previsto. Além disso, a duração dessa chuva intensa de meteoros fica entre 15 e 40 minutos.




Em 1995, a chuva de meteoros Alfa Monocerotideas produziu uma taxa de 400 meteoros por hora. Já em 1925 e 1935, a chuva de meteoros Alfa Monocerotideas produziu uma taxa de 1.000 meteoros por hora - uma verdadeira tempestade de meteoros, que pode se repetir nessa madrugada.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / Youtube / Galeria do Meteorito / STELLARIUM / divulgação
21/11/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. Finalmente paz.
    Focando no artigo, eu não acompanhei a live, teve mesmo a chuva de meteoros como esperado?

    ResponderExcluir
  2. Torcendo para o céu noturno ajudar. A previsão aqui para Pindamonhangaba não é das melhores.
    De qualquer forma, as duas câmeras estarão apontadas para o céu. Uma filmando, outra fotografando.

    ResponderExcluir