'Asteroide de Natal' 2000 CH59 pode Colidir com a Terra em 26 de dezembro?

asteroide natal - asteroide 2000 ch59
Um objeto gigantesco com cerca de 620 metros pode mesmo colidir com o nosso planeta?


Um "presente de Natal" está assustando muita gente ao redor do mundo, sobretudo por conta de diversos sites que o noticiam como uma ameaça potencial para a vida na Terra. Mas será isso mesmo?!


Estamos falando do asteroide 2000 CH59 (ou 310442), que tem cerca de 620 metros de diâmetro e é classificado pela NASA como um Asteroide Potencialmente Perigoso, pelo fato de ter mais de 140 metros e fazer uma aproximação com a Terra numa distância menor que 7.480.000 km (ou 0,05 UA).

De acordo com o CNEOS (Center for Near Earth Object Studies - Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra) da NASA, o asteroide deve fazer sua máxima aproximação no dia 26 de dezembro de 2019 às 07:54 UTC (4:54 pelo horário do Brasilia), passando a uma velocidade de 12 km/s.


Mas ao contrário do que muitas páginas e canais do youtube estão divulgando, o asteroide gigante deve passar a uma distância segura de cerca de 7.180.697 quilômetros (19 vezes a distância entre a Terra e Lua) ou seja: não existe qualquer chance de colisão com a Terra.

Sobre o fato do asteroide 2000 CH59 ser classificado como Potencialmente Perigoso, não há motivos para preocupação. Essa classificação serve basicamente para que os cientistas tenham mais atenção e observem com mais atenção esses objetos, sobretudo se suas órbitas sofrerem alguma alteração de trajetória.




Portanto podemos ficar tranquilos com relação à máxima aproximação do asteroide 2000 CH59. Confira nossa transmissão ao vivo, onde falamos sobre o "Asteroide de Natal" e mostramos detalhes sobre sua passagem próxima:



Imagens: (capa-ilustração) / YouTube / divulgação
19/12/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

9 comentários:

  1. isso é sensacionalismo barato, ele vai passar a quase 20 vezes a distância da Lua....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade. são notícias sensacionais e de graça!!! Valeu Galeria!!!

      Excluir
  2. Será que pode ser visto a olho nu

    ResponderExcluir
  3. Coice de Mula, é verdade que você é um cientista brasileiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, tinha até esquecido a história do "cientista Coice de Mula" kkkkkkkkkkkkkk
      José Doidofácil e suas loucuras

      Excluir
  4. Astro Intruso faz a pergunta acima para Coice De Mula, porque eu havia dito que todas as vezes que citam VULCÃO, digo que o cientista brasileiro Coice De Mula, denominou corretamente VULCÃO, como sendo "VÁLVULA DESCOMPRESSORA MAGMÁTICA".

    Para mim, qualquer pessoa que tem algum conhecimento, tem CIÊNCIA e é cientista. Até mesmo quem possui conhecimentos religiosos, tem conhecimentos sobre algo, e é um cientista.

    Apresentando conhecimentos novos, pesquisou, estudou, provou e desenvolveu CIÊNCIA.

    Cito sempre o Coice De Mula, porque jamais me apropriei de conhecimentos científicos, que meus não fossem.

    ResponderExcluir