Objetos estranhos são vistos orbitando o Buraco Negro Supermassivo do centro da Via Láctea

objetos estranhos em torno do buraco negro central da via láctea
Uma nova classe de objetos é descoberta - eles orbitam buracos negros supermassivos e também podem existir em outras galáxias


No centro da Via Láctea, encontra-se Sagittarius A* - um buraco negro supermassivo que pesa mais de 4,6 milhões de vezes o nosso Sol. Ao redor, há estrelas e gás. Agora, astrônomos da UCLA (Universidade da Califórnia Los Angeles) e do Observatório W. M. Keck descobriram objetos estranhos que formam uma classe própria.


O primeiro objeto desta nova classe "G" foi descoberto em 2005. Um segundo, G2, foi encontrado em 2012. Agora, mais quatro foram anunciados em um novo estudo publicado na revista Nature. Acredita-se que os objetos sejam o produto final de uma fusão entre duas estrelas. A estrela grande resultante tem um invólucro espesso de gás e, sempre que se aproxima do buraco negro, é esticada como uma nuvem de gás interestelar.


"Esses objetos parecem gás, mas se comportam como estrelas", disse a coautora Andrea Ghez, diretora do Grupo Galactic Center da UCLA, em comunicado.

Objetos classe G em torno de Sagittarius A
Órbita dos objetos de classe G em torno de Sagittarius A, que por sua vez, está marcado com um sinal  branco de cruz.
Créditos: Anna Ciurlo / Tuan Do / UCLA Galactic Center Group

"No momento da máxima aproximação, o objeto G2 tinha uma assinatura realmente estranha", disse Andrea Ghez. "Já vimos isso antes, mas não parecia muito diferente até chegar perto do buraco negro e ficar alongado, e muito do seu gás foi destruído. Ele deixou de ser um objeto bastante inócuo quando estava longe do buraco negro, para um objeto realmente esticado e distorcido na sua máxima aproximação e perdeu sua concha externa, e agora está ficando mais compacto novamente.

A equipe sugere que Sagittarius A* possa ter desempenhado um papel importante na facilitação de fusões desse tipo. A equipe está confiante de que os objetos G são estrelas porque, enquanto o gás foi esticado durante a passagem próxima ao buraco negro, eles detectaram que o componente empoeirado dentro do gás não sofreu essa alteração.




"Algo deve ter permanecido compacto, permitindo sobreviver ao encontro com o buraco negro. Isso é evidência de um objeto estelar dentro de G2 ", disse a principal autora Anna Ciurlo, pesquisadora de pós-doutorado da UCLA.

Ilustração artística dos objetos de classe G em torno do buraco negro central da Via Láctea
Ilustração artística dos objetos de classe G em torno do buraco negro central da Via Láctea.
Créditos: Jack Ciurlo

"O conjunto de dados exclusivo que o grupo da professora Andrea Ghez reuniu por mais de 20 anos é o que nos permitiu fazer essa descoberta", acrescentou. "Agora temos uma população de objetos 'G', por isso não é uma questão de explicar um 'evento único' como o G2".




As órbitas dos seis objetos G variam entre 100 e 1.000 anos para uma única jornada ao redor do buraco negro supermassivo. O G2 perdeu um pouco de gás em 2014 durante sua aproximação, e é possível que a atividade vista em 2019 esteja relacionada a esse material que finalmente atingiu Sagitário A*.


Imagens: (capa-ilustração/Jack Ciurlo) / Anna Ciurlo / Tuan Do / UCLA Galactic Center Group / Jack Ciurlo / divulgação
21/01/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

26 comentários:

  1. O que chamam primitivamente de BURACOS DE MINHOCAS: MICROS CANAIS ENERGÉTICOS SÃO.

    Como também o que chamam primitivamente de BURACOS NEGROS: MACROS CANAIS ENERGÉTICOS SÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto, chegou o "dono do site" com conteúdo extra para assinantes.

      Excluir
    2. Suponhamos que assim seja. O que vai mudar na essência do texto? Nada! Você só mudou o nome das coisas. Se isso é ser "avançado", quem escreve um dicionário é um gênio incomparável.

      Excluir
  2. O dono do site é RICHARD o retadão, o homem do pimpão.

    Eu sou apenas um comentarista, que tem sua própria opinião.

    Tu burro até que não és, apenas um INTRUSÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um comentarista que ocupa o site sem permissão para divulgar seu conteúdo que nada tem a ver com artigos postados.

      Excluir
  3. Buraco de minhoca, apenas na cabeça de quem só tem, minhocas na cabeça.

    Buraco Negro, apenas para quem só possui, trevas mentais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peixe-boi só peixe que vive no pasto.
      Macaco-prego só se ele tiver medo de tubarão martelo.
      Leão marinho só se vive na savana subaquática.

      Excluir
  4. Dr Freud, o Sr conseguiu consertar o aparelho de eletrochoque? Acho que o Bé Zonifácio tá precisando de outra sessão. Da última vez q o Sr aplicou nele, os delírios de TRANSFMOEDAÇÃO QUANTICA INVERSA, PREGOS CÓSMICOS AVANÇADOS, SOL NÃO CHAMA SOL, LUA NÃO CHAMA LUA, sumiram um bom tempo. Será que não seria bom tentar de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo duplicar a voltagem.

      Excluir
    2. Realmente os efeitos de calmaria no Bonifácio foi provisório, vou aumentar a voltagem e a amperagem para ver resultado. Banhos de água fria também são bons para isso, vou também tentar eliminar os bloqueios quem ele tem.

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...muito bom.....

      Excluir
  5. Já que dizem que troco o nome de tudo: na boca do anel-retentor de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja feliz comentando suas abobrinhas em outro lugar, aqui você não tem chance.

      Excluir
    2. Não é só aqui que ele aparece com essas loucuras. Já me deparei com ele no Sputnik Brasil, um site hipersensacionalista que ele chama de "conceituado site científico".

      Excluir
    3. RELATO SOBRE CICLONE EXTRA-TROPICAL, QUE PASSOU HOJE POR SALVADOR, DIA 22/01/2020.

      Prezados;

      Antes do almoço, estava eu em Itapuã Salvador onde moro, quando repentinamente surgiu um VENTO MUITO FORTE vindo do oceano, impulsionando uma FORTÍSSIMA CHUVA.

      Pessoas vendo os telhados de suas residências sendo arrancados, gritavam desesperadamente.

      A coisa foi sinistra.

      Vejam imagens dos vídeos abaixo, sendo que o 1°, mostra o CICLONE confundido como um TORNADO, no momento que chega ao PORTO DA BARRA.

      Posteriormente adentra Salvador destruindo muita coisa no bairro de PATAMARES, chegando em Itapuã ainda com ventos de quase 100 Km/Ph, destruindo diversos telhados.

      Tendo apenas o vidro da janela da área-de-serviço do apartamento que moro, partido ao meio:

      Lamentei pelos vizinhos que tiveram os telhados de suas casas arrancados, e que só puderam correr para depósitos de materiais de construções para comprarem telhas novas, 3 horas depois, que a FORTE CHUVA diminuiu.

      Isso é só o início, e como venho avisando há muito espaço-tempo-i, mesmo sendo zombado, chamado de maluco, pseudo-cientista e tudo mais:

      Ocorrerá em todo PLANETA.

      Eu é que bem sei o que todos nós vamos enfrentar, e não vai demorar.

      Isso de hoje foi café-pequeno, se comparado, com o que ocorrerá.

      Anônimo, não zombes de quem tu não conheces, porque não demorará muito, para que tu, assim como alguns de BH, corra pra se esconder debaixo da cama como menininho assustado, e posteriormente publicamente: para pedir-me desculpas.

      Todos nós já estamos passando e passaremos por seríssimos apuros, e só não enxerga, que é cego-mental.

      Vejam os vídeos postados por conceituados CANAIS DE MÍDIAS.

      https://www.youtube.com/watch?v=78-cwuCiw4g

      https://www.youtube.com/watch?v=bUD7eXUhEjE

      Excluir
    4. Desastres naturais ocorrerm desde que o mundo é mundo. Pegue um jornal de dez anos atrás e você verá relatos sobre tempestades, erupções vulcânicas, enchentes, terremotos, tsunamis e demais coisas do gênero.
      O que acontece é que com o aumento da globalização e a massificação dos meios de comunicação - hoje praticamente todo mundo tem celular, e a maioria tem redes sociais como Facebook e WhatsApp - notícias sobre desastres que antes ficariam restritas apenas à uma região tem um alcance muito maior agora.
      Fora isso, a única verdade nessa sua teoria maluca é que, devido ao aquecimento global, o clima tende a se comportar de maneira diferente do que estávamos acostumados.
      Logo, não adianta bancar o profeta do Apocalipse porque conspiracionistas iguais à você existem aos montes na internet.

      Excluir
    5. É engraçado ver como é infantil o raciocínio do Boni... Ideias simplistas, conceitos básicos sendo totalmente mal compreendidos por ele... É engraçado ver como é limitada a visão dele...

      Ass. L.

      Excluir
    6. Ideias exclusivistas e futuristas, de difíceis e complexos entendimentos: não podem ser chamadas de simplistas.

      Excluir
    7. Sim, ideias muito complexas: Sol não se chama Sol, Lua não se chama Lua, alquimia, seres de ar em Marte...
      Isso tá mais é pra psicose avançada...

      Excluir
    8. Super futurista, achar que alquimia é ciência. Estou quase achando que seu nome é Adão, pois a única coisa que sabe fazer é dar nome para as coisas... Difícil e complexo entendimento deve ser mesmo, para você. Para nós, você parece uma criança que fica se perguntando por que a lua fica seguindo o carro de noite. Super avançado mesmo, parabéns!

      Ass. L.

      Excluir
  6. Como eu poderia ser profeta do Apocalipse, se sou o único que digo que o MUNDO NÃO VAI ACABAR, e sim se TRANSFORMAR?

    Aguarda só mais um pouquinho!

    Brevemente tu irás para debaixo da cama, todo borrado e urinado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o mundo vai se transformar, vai mudar o nome de planeta Terra pra planeta azul. Grande mudança.

      Excluir
  7. Tudo imagem de computador, puro fake, TERRA continua PLANA, #XORAGADOS

    ResponderExcluir
  8. Onde estará um bate-papo realmente ( talvez, justamnte interessante...) e que fosse incrementado com lucidez, conhecimento de causa e distanciamento empirico? Tenho até medo de adentrar nessas discussões nada a ver com o tema justaposto mais acima...se me trolarem caio fora daqui...só vejo picuinhas de aborrecentes e de camaradas de bermudas trintões...afe!

    ResponderExcluir