Ondas Gravitacionais detectadas próximo de Betelgeuse - o espaço-tempo está se curvando?!

ondas gravitacionais proximo de betelgeuse
Com a iminente explosão da estrela Betelgeuse, ondulações no espaço-tempo geram repercussão entre cientistas


Os observatórios de ondas gravitacionais LIGO e Virgo detectaram recentemente uma explosão de ondas gravitacionais em uma área do céu próxima à estrela Betelgeuse. Essa estrela, por sua vez, tem perdido brilho drasticamente, e astrônomos chegaram a considerar uma iminente explosão de supernova.


A nova detecção de ondas gravitacionais pegas por LIGO e Virgo foram apelidadas por enquanto de S200114f. Por terem sido detectadas próximas de Betelgeuse, as ondas gravitacionais poderiam estar ligadas a uma explosão dessa estrela gigantesca, já que apenas eventos cósmicos extremos conseguem produzir ondas gravitacionais (ondulações no espaço-tempo). Mas uma coisa não bate: Betelgeuse ainda está lá.




O astrônomo Andy Howell do Observatório Las Cumbres, lidera um grupo de estudos de supernovae e energia escura. Ele postou alguns tweets sobre Betelgeuse:


Vale ressaltar que os detectores de ondas gravitacionais registram "alarmes falsos" - tudo bem que isso só ocorre em média uma vez a cada 25 anos, mas ainda assim, há uma probabilidade.


"A detecção de ondas gravitacionais não produziu neutrinos; foi muito curta; pode não ser real (alarme falso) e a queda de brilho de Betelgeuse pode ser explicada por outros fatores", tweetou o astrônomo Andy Howell. "Mas mesmo assim eu fui lá fora olhar se ela estava lá."




Além disso, Betelgeuse ainda está no céu (sim, enquanto eu escrevia essa matéria eu fui lá fora confirmar!). E de acordo com estimativas, ela não deve explodir nas próximas centenas de anos. Ainda assim, astrônomos de vários países tomaram conta das redes sociais, empolvorosos - todos estavam procurando por Betelgeuse nos céus de sua respectivas cidades em torno de todo o globo. Sim, apesar de um tanto improvável, isso tudo está muito empolgante!


Imagens: (capa-ilustração/LIGO) / divulgação
15/01/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

61 comentários:

  1. Putz, não vou sair mais da região do meu quintal de onde posso vê-la à noite! A não ser que chova. Será que vou me cansar? Hahahahahaha. Se há uma possibilidade, por que não?

    ResponderExcluir
  2. O próprio ALBERT EINSTEIN, genialmente afirmou: "PASSADO, PRESENTE e FUTURO, PERSISTENTE ILUSÃO É".

    Sendo também PASSADO, PRESENTE e FUTURO, inquestionavelmente = ESPAÇO TEMPO... E pelo próprio EINSTEIN, ILUSÃO:

    Pergunto para quem supostamente, se acha inteligente por aqui:

    Sendo ILUSÃO = INEXISTÊNCIA DE REALIDADE:

    Como poderia algo inexistente, ser distorcido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que prova que estamos em uma ilusão? As palavras de Einstein? Ele pode estar errado.
      Unica certeza que temos é a morte, o resto é tudo questionável.

      Excluir
  3. Concernente ao questionamento acima, além das respostas de ASTRO INTRUSO e ANÔNIMO, que são chatos iguais carrapatos, mas burros não são: gostaria até mesmo da resposta também do genialíssimo RICHARD, o retadão do pipão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chato é você, entende porcaria nenhuma e ainda se mete a ensinar o que não aprendeu.

      Excluir
    2. Astro Intruso; Resposta que é bom nada? Você não é burro. Só bombom de alho com copaíba e andiroba.

      Excluir
  4. Por ela esta a 642 anos-luz de distancia, nao demoraria para percebermos que ela explodiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSE FOI O TEMPO EM QUE ACONTECEU NO PASSADO´a distância é igual ao tempo que aconteceu no passado

      Excluir
  5. Jason Button; Sua resposta não está errada, apenas não completa.

    Acelera mais um pouco os neurônios...

    ResponderExcluir
  6. José Bonifácio, você não respondeu o que eu perguntei da última vez, por que eu teria obrigação de responder o que você perguntou? E só um comentário acerca do seu questionamento sobre Einstein, você está desviando do assunto para o que te convém como sempre.

    ResponderExcluir
  7. Viu que burro tu não és? Tu sabes que a depender de tua resposta, tu mesmo admitirias que E=MC², improcedente também é.

    Para o Jason Button, tendo tudo a ver com sua profissão:

    ESPAÇO TEMPO, que pelo próprio EINSTEIN deveria ser ESPAÇO-TEMPO-I "I" de ILUSÃO, está correlacionando ou não, a ACELERAÇÃO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I de ilusão é igual ao que você vivencia ao acreditar que é cientista.

      Excluir
  8. I de ilusão é o teu achar, que cientista não sou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, então mostra aí sua produção acadêmica, sua filiação institucional, citações de trabalhos seus em trabalhos de outros pesquisadores, artigos publicados em periódicos revisados por pares...
      Ah é, me esqueci, sua produção acadêmica se resume à um blog na internet repleto de delírios e alguns comentários no no site sensacionalista Sputnik Brasil,sua filiação institucional...bem, você não está vinculado à nenhum centro de pesquisa. Tem um total de 0 artigos publicados em periódicos revisados por pares, consequentemente nenhuma citação do seu "trabalho" por outros autores. Nem encontrei sequer perfil na Plataforma Lattes. Parece que você só é cientista na sua cabeça mesmo.

      Excluir
    2. Não, você não é. Pode bater o pé e fazer birra. No máximo um entusiasta da filosofia, que é tão tapado intelectualmente, que não reconhece isso. E eu mesmo fiz você admitir que não é cientista, ou "esqueceu" tambem?

      Ass. L.

      Excluir
  9. Tu terias como apresentar tudo isso de DEMÓCRITO, PIONEIRO DA CIÊNCIA ATÔMICA?

    Sou PIONEIRO da MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA e ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA.

    Ciências novas, das quais tu és analfabeto, não sabendo nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¿Por qué no te callas?

      Excluir
    2. Com prazer.
      Demócrito escreveu diversas obras sobre ética, ciências naturais, literatura e matemática; infelizmente, a maior parte delas se perdeu, nos restando apenas fragmentos delas. Aliás, você consegue comprar facilmente traduções de coletâneas desses fragmentos pela Amazon ou outros sites, por exemplo.
      Além disso, Demócrito influenciou o pensamento gerações de filósofos e seus trabalhos são citados até hoje, cerca de 2500 anos depois, em trabalhos acadêmicos. A importância dele para a ciência é incalculável.
      Só mais uma coisa: comparar a sua situação com à de pensadores dois milênios atrás é um tremendo anacronismo. Eram outros tempos, outra sociedade, outra realidade. Não existiam sequer universidades; a primeira só foi surgir em 1088 DC, e desde então toda a produção de conhecimento humano se dá nesses centros.
      Se você não se encaixa nas requisições ATUAIS para ser considerado cientista ou pesquisador, lamento muito, mas você não passa de um megalomaníaco.

      Mas agora, comparemos com o seu caso: você não escreveu nada (a não ser um blog cheio de bizarrias, coisa que até uma criança de 8 anos consugue fazer), não tem formação superior nem vínculo com nenhum centro de pesquisa (mesmo que não exista nada o impedindo disso, basta você cursar uma faculdade e depois se especializar em pesquisa), consequentemente nenhum pesquisador pode referenciar seu trabalho (pois ele é inexistente). Ah, você quer criar um novo campo da ciência (que você inclui até "alquimia" no nome rsrsrsrs)? Simples: siga os passos anteriores, se torne um pesquisador e comprove cientificamente que você acaba de inaugurar uma novaforma de estudo.

      Excluir
    3. "Sou PIONEIRO da MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA e ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA." Disse o cara que cunhou o absurdo termo "macro-quântica".

      Ass. L.

      Excluir
  10. Não sendo Chávez, e tu também rei de España: hablamos todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tal falarmos especificamente sobre o tema do artigo desse site sem desviar o assunto e sem usar palavras que você inventou? Você acha que Betelgeuse vai mesmo explodir e vamos ver isso acontecer?

      Excluir
  11. Respostas
    1. Foi limpar o tapete do hospício, ele disse que tinha um doido varrido em baixo.

      Excluir
    2. Ele está sobre minha tutela no sanatório, estamos pesquisando indivíduos psicóticos igual o José Bonifácio, não há cura, mas tem tratamento de choque e remédios bem fortes para esses casos.

      Excluir
    3. Fala Shakyamuni, então, o roteador do hospício tava com defeito, mas juntamos todos os loucos aqui, fizemos uma vaquinha e compramos um novo.
      Nesse meio tempo eu pintei de verde a gaiola da minha torneira de estimação.

      Excluir
    4. Mas falando de Begelteu...Belgeteu...Betelgeuse, será que nossa geração infelizmente não testemunhará a explosão dessa estrela? Li uma vez que será um evento espetacular, possível de vê-la até à luz do dia!

      Excluir
  12. Não sou das ciências-ainda-a-avançar meu caro, e nada tenho de afinidades com elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois deveria ter, eu conheci pessoas inteligentíssimas que manjavam de diversas ciências, eram pessoas muito boas e ao mesmo tempo humildes.

      Excluir
    2. Pra conhecer o avançado deve-se antes dominar o básico. É impossível resolver uma equação do 2° grau sem antes saber soma, subtração, multiplicação e divisão. Um cirurgião não está apto à operar se ele não conhecer plenamente a anatomia.
      Esse papo de "sou das ciências avançadas não tenho nada que ver com as 'ciências a avançar'" é pura balela sua pra não admitir que não faz ideia das lorotas que você fala, posar de intelectual e ainda se esquivar do caminho árduo pra chegar a ser um cientista de verdade.

      Excluir
  13. Ou Anjo Rafael parente do Miguel; Se tu tens uma Ferrari e um Fusca, com qual dos dois tu vais querer andar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta comparação tosca sua, nem carrinho de rolimã você estaria habilitado para conduzir.

      Excluir
    2. Você tirou carteira de habilitação numa Ferrari ou num carro popular?

      Excluir
  14. Eu utilizo MICROS E MACROS CANAIS ENERGÉTICOS, que vocês primitivos chamam erradamente de BURACOS DE MINHOCAS e BURACOS NEGROS, como ELEVADORES E TRANSPORTADORES CÓSMICOS, para me locomover interdimensionalmente.

    O pessoal da NASA, dizem que já fazem a mesma coisa, e TELETRANSPORTAM PESSOAS TAMBÉM.

    Para utilizar o MÉTODO que utilizo, não é necessita ter carteira de habilitação, e sim apenas saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, então responda a réplica que fiz à sua pergunta:

      Você perguntou se alguém que tivesse uma Ferrari preferiria dirigir um fusca. Como resposta, te perguntei se quando se tira CNH isso é feito numa Ferrari ou num carro popular. É justamente esse o ponto da questão: para entender o complexo, o avançado, antes de tudo deve-se dominar -e bem- o básico; pra dirigir uma Ferrari, você tem antes que aprender a dirigir em um carro comum.

      Agora é com você. Vai continuar com os malabarismos pra se achar portador de "conhecimentos avançados" mesmo não sabendo uma vírgula do básico? Fugindo quando questionado e tendo como única saída admitir que suas "ciência avançada" não passa de renomeações desnecessárias e delírios salpicados com narcisismo e megalomania?

      Pois é, continuo firme na convicção de que o "doutor" aí não aguentaria 2 minutos de arguição na defesa de uma tese de doutorado, com uma banca de examinadores querendo te ferrar o tempo todo.

      Excluir
    2. Gostei desse Rafael... Então só fazendo um adendo a conversa, ele não aguentou 2 minutos comigo aqui no site, e olha que nem doutorado eu tenho.

      Ass. L.

      Excluir
  15. LAMENTÁVEL: MUITAS MORTES NO ESPÍRITO SANTO, COM MUITOS AINDA DESAPARECIDOS.

    Todas as minhas DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, há bastante espaço-tempo-i aqui postadas, sendo confirmadas, e o Anjo Rafael que deveria ser elevado e não decaído, fazendo pouco caso, e não dando ouvidos.

    Se fosse algum religioso, já estariam dizendo no mundo todo:

    Tudo que o homem disse que iria acontecer, está acontecendo.

    INUNDAÇÕES DEVASTADORAS EM TODO PLANETA ATÉ MESMO EM REGIÕES DESÉRTICAS

    DEPOIS DISSO:

    VENTANIAS FORTÍSSIMAS, QUE DERRUBARÃO PRÉDIOS E CASAS, DERRUBARÃO ATÉ MESMO GRANDES AVIÕES, EMBOCARÃO BARCOS, NAVIOS DE PASSAGEIROS, NAVIOS CARGUEIROS, E ATÉ PORTA AVIÕES.

    AS GUERRAS TRAVADAS ENTRE AS UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, FOGO, TERRA e ÁGUA, contra a potentíssima UNIDADE ELEMENTAR AR:

    Por falta preparo adequado, dizimarão BILHÕES, em menos de 10 anos.

    Mesmo assim, O MUNDO NÃO VAI ACABAR. Apenas encerrar um CICLO: e iniciar outro.


    ResponderExcluir
  16. LAMENTÁVEL, VEJAM O VÍDEO ABAIXO.

    https://www.youtube.com/watch?v=6r5L4I4-QLk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As alterações climáticas vem sendo alertadas há muito tempo. Pelo menos desde o fim da decada de 1970 e início dos anos 80, embora Arrhenius já tenha hipotetizado algo a respeito ainda no século 19. Logo, não foi José Doidofácil quem descobriu as alterações climáticas. Muitos e muitos antes de você já estudaram o fenômeno.
      "Ain, mas os das ciências-a-avançar dizem que as causas são por interferência humana e por peidos de vaca, e eu, José Ultra-Ego Doidofácil digo que o aquecimento não é só global mas sim cósmico" você irá dizer. Já vi diversos comentários seus aqui no site afirmando isso. Ótimo! Então, mostre-nos evidências de que a temperatura do Universo está subindo! Acho que vai ser um pouco difícil, pois isso é o contrário do que a Termodinâmica diz e até hoje não foi detectada nenhuma variação na temperatura do meio espacial.
      E agora, qual será seu próximo passo? Responder o questionamento que te propus logo atrás, desviar o foco pra continuar suas papagaiadas ou se fingir de desentendido como fez agora e continuar suas lorotas?
      O meu conselho seria você procurar um médico e relatar todas as suas "descobertas" e teorias para ele, tenho certeza que ele poderá ajudar no seu caso.

      Excluir
  17. Tempestades GLOBAIS de POEIRA ocorrendo no 4° ELEMENTO ORBITAL que tu como os antigos legionários romanos, chamas primitivamente e indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA, e AQUECIMENTO GLOBAL por lá, não ocorreu, a ponto da necessidade de FORTÍSSIMA VENTILAÇÃO GLOBAL, para o necessário RESFRIAMENTO?

    Quando teu LAPTOP, estiver aquecido além do normal para funcionamento, desconecta o COOLER.

    Os das religiões-ainda-a-desestagnar, diziam e dizem porque ainda está escrito na TORAH, que o homem não mais teria problemas com GRANDES INUNDAÇÕES:

    Eu disse e estou provando, que terá sim, em virtude de FORTE REAÇÃO DO ELEMENTO ÁGUA, não querendo perder sua PREDOMINÂNCIA inclusive no corpo-do-microcosmo-atômico = ser-humano, para o ELEMENTO AR: que inevitavelmente está chegando para PREDOMINAR.

    O mal do ser-humano, é achar que é um ser energeticamente vivo porque de facto é, habitando um MACRO, e achar que esse MACRO, não seja energeticamente vivo também.

    Isso é ignorância, porque não sabe que tomando como base nosso micro-corpo, assim estão simbolizadas as UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS:

    1° UNIDADE ELEMENTAR FOGO = PÉ ATÉ O TORNOZELO.

    2° UNIDADE ELEMENTAR TERRA = PERNA ACIMA DO TORNOZELO ATÉ O JOELHO.

    3° UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA = COXA ACIMA DO JOELHO ATÉ A PELVE E ABAIXO DO TRONCO, ONDE FICA A BEXIGA, E POR ONDE VERTEMOS ÁGUA...

    4° UNIDADE ELEMENTAR AR = TRONCO ONDE FICAM OS PULMÕES...

    5° UNIDADE ELEMENTAR EC = CABEÇA ONDE FICA O CÉREBRO...

    Isso e muito mais, nem os rabinos que normalmente são homens intelectualizadíssimos: sabiam.

    E se dependesse apenas de mim, eu também jamais saberia, o que sei.

    A VERDADEIRA CAUSA DO AQUECIMENTO GLOBAL E MACROCÓSMICO, depois do DOWNLOAD DE POTENCIALIZAÇÃO MENTAL, já DESCOBRI e gratuitamente ensinei, mas se preferem acreditar na GRETA: não posso fazer nada.

    Em menos de 10 anos, BILHÕES vão ser DESENERGIZADOS DE EV "MORREREM", antes da hora.

    Apostei com o Anônimo, e ele já começou a perder.

    Apostaria até minha própria existência como JOSÉ BONIFÁCIO, como certo estou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E assim segue o "Cavaleiro das Mil Encrencas" contado sempre a mesma coisa.

      Excluir
    2. Como era de se esperar. Viu que não tinha saída a não ser admitir que suas "ciências avançadas" não passam de delírios então resolveu se fingir de desentendido e continuar com seus delírios.
      Se o "cientista avançado" não aguenta um simples debate na internet, quem dirá expor suas "ideias" pra comunidade científica de verdade.

      Excluir
  18. Não ha possibilidade alguma de debates, porque tu és das ciências-não-avançadas, e eu das CIÊNCIAS AVANÇADAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentando chutar a bola por cima do muro como sempre, está no lugar errado então, aqui não é lugar das tuas "ciências avançadas".

      Excluir
    2. Não há possibilidade de debates porque você percebeu que não tem mais como sustentar seus delírios e teria que admitir que não passam de invenções da sua cabeça.

      Dizer que não há possibilidade de debates por sermos de áreas supostamente diferentes é uma falácia das mais fajutas. O Dalai Lama, por exemplo, é um líder político-religioso e vez por outra é convidado por neurocientistas para debates; o Dalai Lama é um leigo quanto à neurociência, enquanto os neurocientistas que debatem com ele muito provavelmente tem conhecimento superficial quanto ao budismo tibetano. Einstein trocou algumas correspondências com Freud. O que um físico e um psicanalista teriam em comum pra discutir? É certo dizer que Freud sabia tanto sobre Física quanto Einstein sabia sobre psicologia.

      Portanto, arrume outra desculpa pra fugir por que essa está muito fraca. Ou continue fugindo, assim não corre o risco de feiri seu ego inflado.

      Excluir
    3. Fuga, como sempre. Você é uma vergonha Sr. Bonifácio...

      Ass. L.

      Excluir
  19. Eu DESCOBRI AFIRMEI e PROVEI que o MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO que tu das ciências-ainda-a-avançar, chamas erradamente de UNIVERSO-MATERIAL:

    Tem MACRO-FORMATO-ATÔMICO, do micro-corpo-atômico-humano-feminino:

    Tu preferes acreditar ilogicamente que é INFINITO, e tem MACRO-FORMATO, de um SACO COM TUDO DENTRO...

    Como poderia haver debates, fora da lógica?

    Mesmo que tu falasses todos os idiomas do nosso PLANETA, não teria como haver diálogo comigo, que sou o único desse PLANETA: a falar o IDIOMA REAL QUÂNTICO INVERSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Agora releia o que você escreveu logo acima e tente encontrar alguma lógica. Ou melhor: recomendo que mostre esse seu comentário ao seu médico quando for consultá-lo.

      Excluir
    2. Podemos lhe dar parabéns! O neném aprendeu a escrever as palavrinhas "energético, macro e atômico". EEEEEEEEEE!!!! Ti bunitinho! Agora só falta aprender o que elas significam...

      Excluir
  20. Para ti lógica alguma, como para mim também o que tu acreditas, primitivo, da época dos antigos religiosos romanos e egípcios: absurdamente ilógico.

    DEUS SOL, DEUS MARTE, TERRA COMO PLANETA, é cúmulo!

    Na minha família, tem no mínimo uns 9, que atuam na área de saúde.

    MÉDICOS TEM 2, SENDO UM GENERALISTA, O OUTRO PSIQUIATRA.
    PSICÓLOGOS 2.
    FARMACÊUTICO 1.
    ACUPUNTURISTA COM FORMAÇÃO TIBETANA 1.
    NUTRÓLOGO 1.
    ENFERMEIROS 2.

    Nada discuto com eles nessa área, porque não domino. Como eles também, sequer ousam adentrarem na área da MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA, da qual, não entendem nada.

    Nos reunimos sempre, conversamos muito, mas cada um sobre o que domina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente da próxima vez comentar suas "descobertas" com seu parente psiquiatra. A menos que ele seja tão imaginário quanto as suas "ciências avançadas".

      Excluir
    2. Se tantos parentes seus se graduaram, porque você ficou de fora? Você já não batia bem da cabeça e por isso não conseguiu um diploma? Ou será que nenhum dos seus parentes tem os títulos que você afirma, não passando de outro delírio seu?

      Excluir
  21. Não existe mais nada imaginariamente-diarrético, achar que TERRA que é uma das UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, seja PLANETA.

    Anônimo, cita pra mim, apenas os 4 ELEMENTOS que tu conheces.

    Posteriormente me diga, onde ficam os PLANETAS FOGO, ÁGUA, AR: e EC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elementos não conheço apenas 4 não, conheço 118; 94 naturais e 24 sintéticos.
      Esse seu papo de "4 elementos" (que poder ser 5 se incluir o éter) remonta à alquimia - que você vive mencionando - da Antiguidade e da Idade Média, e que foi suplantada pela Química. Logo, o que você chama de "ciência avançada" na verdade é uma "pseudociência atrasada". Irônico, não?

      Excluir
    2. UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, FOGO, TERRA, ÁGUA, AR e EC, que chamam popularmente e simplesmente, de ELEMENTOS Anônimo.

      Não adianta. Levei mais de 50 anos da minha vida, acreditando como vocês tolamente, que TERRA fosse PLANETA.

      Hoje com quase 60, DESCOBRI que não é, e mesmo que coloquem uma faca no meu pescoço para que eu retroceda a essa tolice, não retrocederei.

      Mas vocês tem todo direito, de continuarem achando tolamente que TERRA ao invés de ser UNIDADE ELEMENTAR, seja PLANETA.

      Penso assim:

      SE FOGO NÃO É PLANETA.
      ÁGUA NÃO É PLANETA.
      AR NÃO É PLANETA.
      E EC NÃO É PLANETA:

      TERRA também não é.

      Mas fiquem tranquilos, pois diferentemente de vocês, não acho que você, Astro Intruso, e Anjo Rafael irmão do Gabriel sejam burros, por não entenderem sobre o que eu só passei a entender, em 10.3.2015.

      Ao contrário, acho vocês inteligentíssimos.

      O PILOTO também.

      Excluir
    3. Ah, então foi nesse dia que você bateu a cabeça e ficou desse jeito? Poxa vida hein!?

      Excluir
  22. Ele quis dizer que o planeta é uma nave pilotada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está se referindo ao comentarista Jason Button neste artigo, mas o nome correto do piloto é Jenson Button.

      Excluir
  23. É tudo da mesma família, como AYRTON SENNA, BRUNO SENNA.

    ResponderExcluir
  24. todos vcs vao ver eu vou contruir o motor de dobra

    ResponderExcluir
  25. posso ate ter 14 anos posso ate morrer sem contruir lo mais eu nao vou desitir

    ResponderExcluir