Poeira estelar de 7 bilhões de anos é o material mais antigo encontrado na Terra

meteorito de murchison contem poeira de estrelas de 7 bilhões de anos
Conhecido como Meteorito de Murchison, ele guardava grãos produzidos no interior de estrelas antigas, que morreram antes mesmo do nosso Sol existir


Os cientistas identificaram o material mais antigo da Terra: poeira estelar de 7 bilhões de anos, escondida em um meteorito maciço e rochoso que atingiu nosso planeta há mais de 50 anos. Os resultados foram publicados on-line na revista Proceedings da National Academy of Sciences.


Essa poeira interestelar antiga, feita de grãos pré-solares (grãos de poeira que antecedem nosso Sol), foi espalhada pelo Universo por estrelas moribundas durante os estágios finais de suas vidas. Um pouco dessa poeira acabou chegando aqui na Terra através de um asteroide que colidiu com nosso planeta e produziu o meteorito de Murchison - cerca de 100 kg de rocha espacial que caiu em 28 de setembro de 1969, perto de Murchison, Victoria, na Austrália.

Novas análises de dezenas de grãos pré-solares do meteorito de Murchison revelaram uma faixa de idades, entre cerca de 4 milhões de anos mais antigas que o nosso Sol (que se formou 4,6 bilhões de anos atrás) até 3 bilhões de anos mais antigas que o Sol, relataram pesquisadores em um novo estudo..




Embora o Universo esteja repleto de poeira estelar flutuante, nunca foram encontrados grãos pré-solares em rochas aqui na Terra, isso porque o movimento das placas tectônicas, o vulcanismo e outros processos do tipo aqueceram e transformaram toda poeira pré-solar acumulada durante a formação da Terra, disse Philipp Heck, principal autor do estudo e curador associado de estudos meteorológicos e polares do Museu de Campo de História Natural de Chicago.

Meteorito de Murchison no National Museum of Natural History em Washington
Meteorito de Murchison no National Museum of Natural History em Washington.
Créditos: divulgação

Quando grandes rochas espaciais se formam, elas podem acumular poeira estelar antiga, mas diferente dos planetas, muitos asteroides são formados a partir da nebulosa que deu origem ao Sol, e não sofreu nenhuma alteração desde então. Ou seja, seus grãos de poeira estelar nunca forma transformados em outro tipo de material.

A maioria dos grãos pré-solares mede no máximo cerca de 1 mícron de comprimento, mas os grãos que os cientistas analisaram para o estudo eram muito maiores, variando de 2 a 30 mícrons de comprimento.

"Nós os chamamos de pedregulhos", disse Philipp. "Podemos vê-los com um microscópio ótico".


Encontrando uma agulha no palheiro

Para o estudo, Philip e seus colegas examinaram 40 desses chamados pedregulhos encontrados no meteorito de Murchison, moendo pedaços da rocha espacial e adicionando ácido, que dissolveu minerais e silicatos e revelou os grãos pré-solares resistentes a ácidos.

"Eu sempre comparo com o ato de queimar o palheiro para encontrar a agulha", disse Phillip.


Os pesquisadores usaram uma técnica de datação que mede a exposição dos grãos aos raios cósmicos durante sua jornada interestelar por bilhões de anos. No espaço, partículas de alta energia emanam de diferentes fontes, bombardeando e penetrando objetos sólidos que passam. Esses raios cósmicos reagem com a rocha para formar novos elementos que se acumulam ao longo do tempo. Medindo a quantidade de diferentes elementos nos grãos pré-solares, os cientistas podem estimar quanto tempo a poeira foi submetida aos raios cósmicos.




"É como colocar um balde do lado de fora de casa durante uma tempestade. Desde que a chuva caia a uma taxa constante, você pode calcular quanto tempo o balde ficou do lado de fora com base na quantidade de água da chuva que foi coletada", explicou Phillip.

A maioria dos grãos - cerca de 60% - datava de cerca de 4,6 a 4,9 bilhões de anos atrás. Uma explicação possível para o porquê de haver tantos grãos dessa época é que eles eram todos o produto de uma pequena explosão de nascimento estelar em nossa Galáxia, que ocorreu cerca de 7 bilhões de anos atrás.

Fragmento do meteorito Murchison (à direita) e partículas individuais isoladas (mostram-se no cano de ensaio).
Fragmento do meteorito Murchison (à direita) e partículas individuais isoladas (mostram-se no cano de ensaio).
Créditos: divulgação

"E então demorou cerca de dois a dois bilhões e meio de anos para que essas estrelas se tornassem produtoras de poeira", explicou Phillip. "Quando uma estrela se forma, ela não produz poeira. Durante a maior parte de sua vida, a estrela não produz poeira. As estrelas só produzem poeira no final de suas vidas."

Esta descoberta apóia as descobertas de outros astrônomos que indicam um aumento dramático na formação de estrelas há cerca de 7 bilhões de anos, relataram os pesquisadores.




Além do mais, muitos grãos não estavam viajando sozinhos no espaço; eles viajaram em aglomerados. Outros estudos mostraram que grãos pré-solares são revestidos com uma película pegajosa de matéria orgânica, que poderia ter 'cimentado' esses aglomerados, disse Phillip.


Meteoritos que não cheiram bem

A moagem e a análise de pedaços de rochas espaciais também apresentaram aos pesquisadores um subproduto incomum - um cheiro forte e muito picante. A pasta de meteorito moído liberou um cheiro "como manteiga de amendoim podre", disse a coautora do estudo Jennika Greer, estudante de graduação do Field Museum e da Universidade de Chicago.

"Nunca cheirei manteiga de amendoim podre", disse Phillip. "Mas aquilo cheirava muito forte."

Outro meteorito que foi adicionado recentemente à coleção do Field Museum, o Aguas Zarcas da Costa Rica, cheirava a vegetais podres, de acordo com os cientistas.

Meteorito Aguas Zarcas no  Field Museum
Meteorito Aguas Zarcas no  Field Museum.
Créditos: Field Museum

Compostos orgânicos voláteis em meteoritos rochosos, que são abióticos - não formados por organismos vivos - produzem esses odores distintos quando são aquecidos ou dissolvidos, disse Phillip.

E Murchison era um meteorito especialmente fedorento, disse Phillip. Quando ele visitou a cidade de Murchison em 2019 para o 50º aniversário da queda do meteorito, ele falou com pessoas que testemunharam o evento ou coletaram fragmentos da rocha espacial. Muitos deles tinham histórias para contar sobre o aroma característico do meteorito.




"Eles disseram que a cidade inteira cheirava a álcool destilado, um cheiro orgânico muito forte", disse ele. "Mesmo aqueles que não tinham visto o meteorito, eles sentiram o cheiro."


Imagens: (capa-NASA/W Sparks) / Field Museum / divulgação
13/01/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

16 comentários:

  1. ULTIMO AVISO!

    Quando pela primeira vez citei no meu blogger e aqui, há bastante espaço-tempo-i, que a HUMANIDADE já enfrentava uma batalha travada entre as UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, e teria grandes problemas com FORTES REAÇÕES DOS ELEMENTOS FOGO, TERRA E ÁGUA, a FORTÍSSIMAS AÇÕES DO ELEMENTO AR:

    Analfabetos das novas CIÊNCIAS AVANÇADAS tais como Astro Intruso e Anônimo, encheram meu saco, dizendo que eu era PSEUDO-CIENTISTA, CHARLATÃO e ACHISTA.

    Pergunto para os que não possuem Q.I de AMEBA:

    Depois das DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS que fiz, ocorreu ou não um aumento acelerado de FORTE REAÇÃO DO ELEMENTO FOGO a FORTÍSSIMA AÇÃO DO ELEMENTO AR, "VENTOS FORTÍSSIMOS"?

    CALIFÓRNIA, AMAZÔNIA, AUSTRÁLIA e ATÉ TAIGA-SIBERIANA, "INCÊNDIOS INCONTROLÁVEIS IMPULSIONADOS POR FORTES VENTOS"?

    REAÇÃO DO ELEMENTO TERRA, "MINERAIS E RESÍDUOS DO MESMO DESABANDO, EM MARIANA... SOBRADINHO... JUNTANDO-SE COM REAÇÕES DO ELEMENTO ÁGUA "FORTES CHUVAS" IMPULSIONADAS POR FORTÍSSIMAS AÇÕES DO ELEMENTO AR, FORTÍSSIMOS VENTOS?

    Zombaram quando eu DESCOBRI, AFIRMEI e PROVEI, que o AQUECIMENTO GLOBAL tinha como CAUSA:

    MAIORES ATIVIDADES no DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que como antigos faraós ainda chamam primitivamente de SOL, colocando também em MAIORES ATIVIDADES o TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam erradamente de NÚCLEO DE FOGO, que por sua vez, vem TRANSFORMANDO mais ENERGIA CÓSMICA em ENERGIA TÉRMICA, AQUECENDO O PLANETA não como diziam de FORA PARA DENTRO, e sim de DENTRO PARA FORA.

    Agora quem pergunta sou eu, a Astro Intruso e Anônimo:

    Como vocês explicariam, que em muitos estados do BRASIL até mesmo alguns mais frios como SANTA CATARINA, poços artesianos que antes jorravam água-fria, repentinamente, passaram a jorrar ÁGUA-FERVENTE?

    Em GOIAS.

    No PARÁ.

    AMAZONAS.

    BAHIA.

    Como tudo que digo provo, vejam os vídeos abaixo, e respondam se eu estava certo ou não, cambada de ANALFABETOS das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS?

    https://www.youtube.com/watch?v=5DGYEDxF6V0

    https://www.youtube.com/watch?v=edfNtyljf4Y

    https://www.youtube.com/watch?v=lZDmvq0Fv-8

    https://www.youtube.com/watch?v=ldMfUnuYS2k

    Entenderam agora qual o motivo de CALOTAS POLARES E GELEIRAS, estarem derretendo rapidamente?

    Entenderam também, quem é que sabia das coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha nossa! Como você é inteligente! Você mesmo postou o vídeo no link com o fim do mistério, é só prestar a atenção na explicação do professor que já dá as pistas desde o começo e esclarece tudo.
      A água estava em 31°C no vídeo, foi aquecendo dia após dia, atingiu o pico máximo de temperatura e depois foi desaquecendo, ou seja, a água da fossa entrou no lençol freático e a fermentação causada por ação de bactérias fez a temperatura da água subir, acabou a ação das bactérias e a temperatura foi baixando até normalizar.

      Excluir
    2. CARA, ALGUÉM TEM QUE TE PEGAR, TE TRANCAR NUM QUARTO DE HOSPÍCIO E JOGAR A CHAVE FORA....
      VOCÊ DESCONTEXTUALIZOU REALIDADES EXPLICÁVEIS POR FENÔMENOS FISÍCOS ***REAIS*** POR ESSAS SUA TEORIAS ESOTÉRICAS CHINFRIM ...
      PELO AMOR DE DEUS! ACHA QUE ALGUÉM BOTA FÉ OU ACREDITA NESSA SUAS PALHAÇADINHAS DE MORADOR DE MANICÔMIO???
      ACHO QUE VOCÊ BEM QUE GOSTARIA QUE ALGUÉM ACREDITASSE, NÉ?
      DAÍ QUEM SABE VOCÊ PODERIA FUNDAR UM SEITA, SER UM LIDER RELIGIOSO/ESOTÉRICO OU NO MINÍMO UM CONSULTOR ESOTÉRICO DE LUXO..;
      TUDO COM O OBJETIVO DA MAIORIA DOS PICARETAS "A-TOA: TENTAR GANHAR DINHEIRO FÁCIL DE POSSÍVEIS PESSOAS IDIOTAS OU SEM ESTUDO CONHECIMENTO, OU COM PROBLEMAS EMOCIONAIS SOCIAIS....

      AH CARA, PERDE SEU TEMPO NÃO;;;

      Excluir
  2. Do poço no AMAZONAS, 2° vídeo, a temperatura alcança a 100°C. Querendo tu admitires ou não, tudo que eu DESCOBRI, AFIRMEI e PROVEI, está acontecendo em ordem cronológica.

    Mesmo resultante de CHUVAS DE VERÃO que anteriormente eram rápidas, passageiras e inofensivas: Hoje são duradoras, com elevados níveis pluviométricos, que causam INUNDAÇÕES DESTRUIDORAS, como as que vem ocorrendo em MINAS GERAIS, principalmente em BH.

    Muitos de lá que me criticaram, já pediram desculpas e admitiram, que eu estava certo.

    O Vladimir Mascarenhas, relatou-me uma ventania tão forte por lá, que quase destrói todo telhado da casa dele.

    Vê os vídeos abaixo cara:

    https://www.youtube.com/watch?v=_ZZoIld3Pu0

    https://www.youtube.com/watch?v=c3AJ-sWnUg0

    https://www.youtube.com/watch?v=udPthG5p2SY

    Chegará também tua hora. Espero que tu sobrevivas, para que tu possas respeitar as pessoas.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Não era seu último aviso de apocalipse iminente? Corra para seu abrigo e estoque água gelada.

      Excluir
  4. Basta eu comentar aqui, pro GM bombar em respostas as meus comentários. Podem observar MARAVILHOSAS postagens anteriores, sem comentário algum. Agora quando há, um comentário do MESTRE DO CONHECIMENTO:

    Invejosos viram pés de coentro, na lata, mandam plantar batatas...

    Eu sossegado na minha oca, plantando só mandioca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larga de se vitimizar.
      Queria só ler o comentário do Dr. Freud a respeito da sua última linha.

      Excluir
    2. Pena que quando você comenta aqui o GdM "bomba" náo com comentários sobre a postagem, e sim com gente sensata tentando explicar porquê suas ideias malucas não tem pé nem cabeça.
      Isso quando náo é pra explicar que mudar arbitrariamente o nome das coisas náo transforma ninguém em cientista.

      Excluir
    3. Sr Astro Excluso, o Bonifácio é um tarado por objetos fálicos, quando fala em mandioca ele mela a bunda de tesão.

      Excluir
  5. E Zé Do Hospício que é de BH coitado, com tanta inundação por lá, deve andar, em sedação constante.

    Minha solidariedade ao pessoal de BH, que ontem passaram, por mais um perrengue.

    Esse tal de Dr. Freud, é mais chifrudo que tem mania de analisar os outros, e não olha pro próprio chifre.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas seu Bé Zonifácio, eu não sou de BH, eu sou de Barbacena!
      O dr Freud falou que foi buscar um alfinete pra dar um jeito no seu ego que tá inflado demais. Mas acho que ele vai demorar um pouco, ele acabou de abrir uma caixa nova de charutos! Mas fica aí que ele já vem.

      Excluir
    2. José Bonifácio não aceita o chifre de alce que levou e vem me falar essas calúnias, acontece que você sofre de impotência sexual aguda, nem mesmo Maca Peruana te salva.

      Excluir
    3. Como sempre, Bonifácio apostando em baixarias, provando a completa falta de inteligencia para produzir argumentos minimamente racionais, demonstrando ausência educação e respeito com o outro. E ainda tem a cara de pau de pedir que os outros o respeitem. Não é a toa que tem se demonstrado um fracassado frustrado, que mendiga migalhas de atenção por meio de asneiras absurdas na internet.

      Ass. L.

      Excluir