Queda drástica de brilho - a Estrela Betelgeuse vai explodir?!

explosão de estrela betelgeuse vai mesmo acontecer?
Rumores de uma possível explosão deixa astrônomos empolgados, mas o que podemos esperar disso tudo?!


A estrela gigante Betelgeuse, uma das mais brilhantes da nossa Galáxia e também do céu noturno, tem perdido sua luminosidade já há algumas semanas, e de acordo com alguns astrônomos, isso pode ser o anúncio de sua explosão em supernova - um fenômeno raro que ocorre quando uma estrela explode no final de sua vida.


Betelgeuse encontra-se na constelação de Orion. Trata-se de uma "gigante vermelha" quase mil vezes maior que o nosso Sol. Betelgeuse costuma ser a 10ª estrela mais brilhante do céu noturno, mas agora, com sua repentina queda de brilho, já não está sequer na lista das 20 estrelas mais brilhantes. Mas o que está acontecendo?


Betelgeuse pode mesmo explodir?

Várias hipóteses foram levantadas, dentre elas, a iminente morte de Betelgeuse. Outra opção, talvez um pouco mais plausível, seria uma ejeção de gás que em contato com a poeira ao seu redor, ocultaria seu brilho de acordo com nosso ponto de vista.

"Sua luminosidade caiu drasticamente desde meados de novembro, da ordem de 70%", disse Pierre Kervalla, do Observatório de Paris.




Em dezembro foi iniciada uma grande campanha de observação, mobilizando os maiores telescópios do planeta, incluindo o Very Large Telescope, no Chile.

Observatório VLT no Chile
Observatório VLT no Chile.
Créditos: ESO

Centenas de astrônomos amadores estão envolvidos e passam as noites em claro em seus jardins e quintais observando Betelgeuse para que qualquer variação seja detectada com precisão.


Um espetáculo inesquecível para a humanidade

Apesar da iminente explosão de Betelgeuse ser considerada pelos astrônomos, ela é bastante improvável para o futuro próximo, mas ainda assim, isso faz os astrônomos sonharem. Quando o combustível de Betelgeuse acabar, e ela não conseguir mais continuar sua fusão nuclear, ela sucumbirá e explodirá como uma supernova, tornando-se uma estrela de nêutrons extremamente densa - tudo isso em apenas algumas horas.




Daqui da Terra, essa explosão poderá ser vista a olho nu, de noite e de dia, e será tão brilhante quanto a Lua Cheia (ou até mais!). De acordo com Pierre Kervalla, também seriam visíveis ecos de luz em torno da estrela, como marolas em círculos que se criam quando uma pedra é jogada na água.


Depois de algumas semanas, esse brilho desapareceria e teríamos uma nebulosa visível no céu por milhares de anos, como a Nebulosa do Caranguejo, formada após uma explosão de supernova ocorrida em 1054 (relatada por astrônomos chineses).

Nebulosa do Caranguejo - NASA - ESA - Arizona State University
Nebulosa do Caranguejo registrada pelo Telescópio Espacial Hubble.
Créditos: NASA / ESA / Arizona State University

"Seria um espetáculo inesquecível", disse Eric Lagadec, do Laboratório Lagrange da Riviera Francesa. "Espero poder ver uma supernova na minha vida."


É comum uma explosão de supernova?

Explosões de supernova ocorrem em média a cada 100 anos. A última supernova ocorrida na Via Láctea foi em 1604, então podemos dizer que já passamos do prazo. Mas será que a próxima será justamente de Betelgeuse?

Por conta de sua massa, Betelgeuse tem uma estimativa de vida de 10 milhões de anos, e realmente ela já está chegando ao fim. Então sim, Betelgeuse vai explodir, mas isso ainda pode levar algum tempo.




Além disso, a explosão de uma estrela é imprevisível. Até agora não sabemos exatamente como prever a morte explosiva de uma estrela, e Betelgeuse pode morrer a qualquer momento nos próximos 100.000 anos.


Tem algum risco para a Terra?

Betelgeuse está a 642 anos-luz de distância, e sua explosão não causaria qualquer dano ao nosso planeta ou à vida terrestre. Mas se isso realmente acontecer no futuro próximo, os astrônomos terão a chance de observar praticamente todos os estágios de uma explosão de supernova - desde os momentos que antecedem a grande explosão, até o momento em que a nebulosa começa a se expandir. Isso seria algo inédito em toda a história da astronomia.



Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / ESO / NASA / ESA / Arizona State University
14/01/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Só se ela explodiu na idade média para nossa geração ver essa supernova!!
    Mudando de assunto, alguém viu o cinturão do Elon musk passando ontem? Eram por volta das 20 hrs, vi por acaso, mostrei para um amigo fanático por ETs ele delirou achando que seria uma invasão kkkkk.... Realmente foi um espetáculo assombroso, ainda bem que eu já sabia que eles passariam pelo Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi, por volta das 20:30 no oste de SP.

      Excluir