Tudo sobre a chuva de meteoros Gama Normídeas 2020 + SORTEIO do METEORITO

chuva de meteoros gama normideas
Nesse fim de semana acontece uma chuva de meteoros visível em todo o hemisfério sul


Todos os anos, entre os dias 25 de fevereiro e 22 de março, acontece a chuva de meteoros Gama Normídeas. E nesse fim de semana, entre 14 e 15 de março acontece seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada.


Essa chuva de meteoros está inclusa na lista das principais chuvas de meteoros do ano, mas sua taxa de meteoros é baixa, produzindo até 6 meteoros por hora (ou cerca de um meteoro a cada 10 minutos).

Se você estiver no hemisfério norte, a chuva de meteoros Gama Normídeas não é das melhores, já que sua taxa baixa e a posição de seu radiante não favorecem sua observação. Por outro lado, se você se encontra no hemisfério sul, essa pode ser uma boa chance para observar alguns meteoros riscando os céus. E olha que eles são super rápidos, chegando a atingir uma velocidade de cerca de 60 km/s!


Como observar a chuva de meteoros Gama Normideas?

O radiante dessa chuva de meteoros (região do céu onde os meteoros parecem se originar) se encontra na constelação da Norma (também conhecida como constelação da Régua). Apesar da constelação da Norma não ter estrelas marcantes e de fácil localização, podemos utilizar o Cruzeiro do Sul e as estrelas Hadar e Rigil Kentaurus (da constelação de Centauro) como base.

chuva de meteoros gama normideas radiante
Radiante da chuva de meteoros Gama Normídeas (região do céu onde os meteoros parecem de originar).
Olhe para o alto na direção sul do céu (como mostra na imagem).
Melhor horário para observação é por volta das 04h00 (seu horário local).
Pico na madrugada de 14 pra 15 de março.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Primeiramente encontre a constelação do Cruzeiro do Sul e as estrelas que apontam para ele (da constelação de Centauro). Agora, na mesma distância que o Cruzeiro do Sul se encontra dessas duas estrelas de Centauro, a constelação de Norma também estará, porém no sentido oposto.




Você não precisa olhar exatamente para a constelação da Norma, mas sim, para essa região do céu, pois é de lá que os meteoros irão surgir.


Outra constelação que pode ser usada como base para encontrar a região de Norma é a constelação do Escorpião (como mostra a imagem acima).


Vale a pena?

Se você estiver em um céu escuro, sem nuvens e poluição luminosa, poderá então observar até cerca de 6 meteoros por hora. Se as condições climáticas e de poluição não forem favoráveis esse valor pode cair exponencialmente.




A constelação de Norma nasce à sudeste por volta das 21h00 do seu horário local, não importa onde você esteja. O melhor momento para observar essa chuva é antes do amanhecer, quando Norma estará alta no céu.

O mês de março não é conhecido por suas chuvas de meteoros, e Gama Normideas, apesar de ser considerada uma chuva de baixa intensidade, pode valer a pena sua observação.


Vale lembrar que a Lua estará presente nos céus, o que deve ofuscar alguns meteoros dessa chuva.

Mas calma! Se você é um(a) apaixonado(a) por chuvas de meteoros, entre os dias 21 e 22 de abril teremos a Lirídeas - a próxima chuva de meteoros considerável para 2020. Outra boa notícia é que neste momento do pico da Líridas, a Lua estará em sua fase Nova, favorecendo a observação do céu noturno e dos meteoros.




E não se esqueçam! Hoje (13 de março) acontece o sorteio do meteorito que será feito em nosso canal no YouTube. Se você ainda não está participando do sorteio, clique aqui para se inscrever.

A live começa às 22h00 pelo horário de Brasília, e será feita em nosso canal no YouTube (também estará disponível logo abaixo).



Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / YouTube / divulgação
13/03/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

9 comentários:

  1. A humanidade está comedo, é de outra chuva...

    VÍRUS INFECTANDO VÍRUS.

    Os seres-humanos, desconhecendo que são micros-corpos-energéticos-atômicos, energeticamente-vivos, habitando UM MACRO-CORPO-ENERGÉTICO-ATÔMICO energeticamente também vivo que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL... Ao invés de se comportarem como anti-corpos para fortalecimento do MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO que chamam de UNIVERSO; pela ganância e matança, se comportam como verdadeiros vírus, que debilitam, deixam doente e febril, o MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO.

    Como inquestionavelmente o MACRO, composto é por micros + e +: estando o MACRO CORPO "UNIVERSO", impregnado de vírus-desumanos... Consequentemente estará também os micros-corpos que o compõe, impregnados de vírus.

    A ganância estava tão desmedida, que um vírus foi necessário, que infecta também o VELHO BILIONÁRIO, de muitas fábricas e bancos proprietários, paralisando a ganância, paralisando o mundo: e desumanidade de muitos.

    Ainda é tempo, de arrependimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha mesmo que um vírus vai parar a ganância dos bilionários?
      Esse vírus acelerou a entrada de um bear market que já era esperado por quem já estava posicionado por ser uma oportunidade de criar novas fortunas e aumentar as já existentes, os tubarões são mestres nisso. Quem se ferrou com a ganância foi quem apostou no mercado de ilusões, bolha de valores, comprou ouro e dólar feito um jogador de cassino apostando todas as fichas contando apenas com a sorte.
      A experiência da última crise de 2008 serviu para blindar os sobreviventes, capitalizou os grandes bancos, enxugou e aumentou a eficiência das empresas sobreviventes. Infelizmente, mais uma vez vai levar a pior principalmente quem é mais pobre, empresas capengas e quem não teve um plano de contingência para aproveitar a "oportunidade". Agora adentraremos em mais um período de recessão que pode ser curto ou duradouro encerrando o voo de galinha enquanto assistimos na TV mais notícias de pandemia e mortes pelo corona vírus.
      Doce ilusão é a sua.

      Excluir
    2. Nesse comentário meu considerar apostar como alguém que entra sem devido conhecimento na área comprando uma ilusão. Onde está escrito comprar dólar e ouro considerar comprar caro nessa euforia.
      Como não é possível editar o comentário gostaria de deixar claro que não é minha intenção ofender quem trabalha nessa área e sabe realmente o que está fazendo.

      Excluir
  2. Astro Intruso; É lamentável que os seres humanos sejam assim, mas tu dissestes verdades.

    ResponderExcluir
  3. INFORMAÇÃO URGENTE QUE TEM TUDO A VER:

    O Rabino Eliahu Hasky, Além de manifestar sua opinião pessoal, diz no vídeo abaixo que o ex-chefe da MOSSAD falou que CORONAVÍRUS foi criado por um grupo de militares chineses, com objetivo de eliminar os idosos, preservando apenas os mais jovens, que ainda produzem riquezas...

    https://www.youtube.com/watch?v=UcrTTEdraOw

    Sendo assim, deveriam morrer apenas os desgraçados, que criaram ou provocaram mutações propositais, dessa desgraça.

    Isso é o cumulo!

    ResponderExcluir
  4. Será, José Bonifácio? Mas então porque construíram hospitais às pressas, e já inclusive debelaram a epidemia, que está em declínio? Se o propósito fosse a eliminação, teriam deixado o vírus se alastrar por todo o país... É no mínimo questionável.

    ResponderExcluir
  5. Considere a palavra "porque" do texto, como "por que".

    ResponderExcluir
  6. Marlene; Deve ter fugido do controle. Mas o índice de mortalidade entre a faixa acima dos 70 anos, é altíssimo. Já dentre jovens e crianças, baixíssimo. A ITÁLIA por exemplo que é o 2° país a ter mais idosos, vem registrando muitas mortes. É lamentável que em nosso subdesenvolvido PLANETA, a ambição desmedida, impere.

    Muitos filhos estão perdendo seus pais queridos, e muitos netos e bisnetos, perdendo seus avós e bisavós, antes do tempo.

    Mais uma vez: é lamentável!

    ResponderExcluir