Asteroide recém descoberto maior que uma casa passa mais próximo que a Lua

asteroide 2020 GH2
Um asteroide descoberto no dia 11 de abril, está fazendo sua máxima aproximação com a Terra


O asteroide intitulado 2020 GH2, que tem entre 13 e 70 metros de diâmetro, está fazendo hoje (15 de abril) sua máxima aproximação com a Terra.


O perigeu (momento da máxima aproximação) estava previsto para às 12:47 UTC - 09h47 pelo horário de Brasília). No ápice dessa máxima aproximação, o asteroide 2020 GH2 passará mais próximo do que a Lua, a cerca de 359.000 km da Terra - o equivalente a 0.9x a distância da Lua.

Durante sua máxima aproximação, o asteroide 2020 GH2 estará viajando a cerca de 9 km/s - isso é cerca de nove vezes a velocidade da bala de um rifle.


Confira o vídeo que postamos em nosso canal no YouTube, mostrando a órbita desse asteroide recém descoberto e informações adicionais.



Vale lembrar que no dia 29 de abril, um asteroide de quase 4 km estará fazendo sua máxima aproximação com a Terra. Você pode ter mais informações sobre o asteroide 1998 OR2 aqui no site ou direto em nosso canal no YouTube.

Bons céus e excelentes observações a todos!

Imagens: (capa-NASA) / divulgação
15/04/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. RICHARD através do CANAL e site GM, sempre informando-nos e alertando-nos. Valeu.

    ResponderExcluir