NASA quer construir telescópio gigante no Lado Oculto da Lua

telescopio no lado oculto da lua
Um rádio-observatório dentro de uma cratera lunar, e sem a interferência que temos aqui na Terra, seria incrível!


Imagine observar o espaço sem a interferência das nuvens?! É exatamente isso que um programa da NASA está planejando com a criação de um observatório no Lado Oculto da Lua. Sem a interferência que temos aqui na Terra, teremos uma visão deslumbrante e privilegiada das estrelas, nebulosas e com isso, quem sabe encontrar respostas para alguns segredos sobre a formação do Universo.


Saptarshi Bandyopadhyay, tecnólogo em robótica do Laboratório em Propulsão a Jato da NASA (JPL), propôs a instalação de um rádio-telescópio com um quilômetro de diâmetro no Lado Oculto da Lua. Sem a interferência da nossa atmosfera, das ondas de rádio e da ionosfera, poderemos observar o cosmos de forma mais nítida, num comprimento de onda que nossos olhos não enxergam.

Já existem rádio-telescópios aqui na Terra, como o FAST, o maior rádio-telescópio do mundo com um diâmetro de 500 metros. Mas todos eles trabalham com interferências, que na Lua não existiriam.

telescopio no lado oculto da lua
Ilustração artística mostra como poderia ser feito o rádio-telescópio no Lado Oculto da Lua.
Créditos: Saptarshi Bandyopadhyay

"O Telescópio de Rádio da Cratera Lunar (LCRT) poderia permitir enormes descobertas científicas no campo da cosmologia, observando o universo primitivo que ainda não foi explorado pelos seres humanos até o momento", disse Bandyopadhyay.

A montagem desse telescópio seria feita por jipes-robóticos no Lado Oculto da Lua - após encontrar uma cratera com pelo menos 1 km de diâmetro, malhas de arame seriam esticadas e um receptor no centro daria o restante do trabalho.

Além da Lua não ter atmosfera, o que facilita muito a nossa observação, a falta de umidade seria um grande fator que contribuiria para uma boa manutenção das peças.



Imagens: (capa-ilustração/NASA/Mark Dowman/Doug McLeod) / Saptarshi Bandyopadhyay / divulgação
13/04/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

27 comentários:

  1. Se não montarem pessoalmente esse TELESCÓPIO GIGANTE, ficará difícil explicar...

    A ROSCOSMOS já disse que montará uma BASE FIXA no ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, que primitivamente também chamam lunaticamente de LUA, mas só que automaticamente através de robôs, e operação a distância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me responde uma coisa: no dia-a-dia você usa esses termos malucos que você inventa? Tipo, "Hoje é um dia bom pra pesca, já que é noite de estabilizador energético atômico que estabiliza a rotação e os ciclos das marés do nosso planeta cheio" ou "que elemento atômico energético dissipador térmico quente!".
      Ou você no cotidiano fala Lua e Sol igual uma pessoa normal?

      Excluir
  2. Rafael; Como sei que tu não és uma pessoa burra, e podes ser um Rafael Elevado e não decaído:

    Respondo-te:

    Até o dia 10.3.2015, eu vivia enganado como todos, religiosamente e cientificamente falando.

    Como todos, chamava erradamente o MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO, de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL...

    O MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, de SISTEMA SOLAR...

    O DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, de SOL...

    O ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, de LUA...

    E A ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, que tudo LOGICAMENTE E REALMENTE criou e projetou, enganosamente de D'US ou DEUS, já que D'US ou DEUS, apenas do inexistente e mitológico ZEUS, vem.

    Hoje imutavelmente para mim, o que chamam por religiões ou ciências, primitivamente e enganosamente de LUA:

    É o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, que interfere também nos dias bons para o plantio, como também para a pesca.

    Acabei de lançar um desafio para Astro Intruso e também para o covarde Anônimo, no post anterior a este.

    Dê uma olhada, e aguarde para ver se são machos para responder, o que lhes indaguei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, desde o dia que você bateu a cabeça e ficou desse jeito você não chama mais a Lua de Lua, o Sol de Sol e etc? E nunca te aconselharam a ir num psiquiatra tratar isso aí? Fico imaginando a luta que deve ser quando puxam conversa com você...

      "- Estou pensando em ir andar a cavalo"
      "- Cavalo não, cavalo é o nome que os atrasados cientificamente dão ao quadrúpede galopador enferradurado equídeo"

      "- E aí, vamos tomar uma cerveja?"
      "- Cerveja não porque cerveja nunca foi, cerveja é o nome erradamente dado à bebida cevadógena fermentada não destilada ao lúpulo"

      "- Puxa meu carro quebrou, tive que deixar no mecân..."
      "- Não, não. Não foi seu carro que quebrou. O que quebrou foi o seu veículo quatrorrodento gasolinófilo de autotração".

      Se mudar o nomes das coisas é ser cientista ou, como você diz, "genialíssimo", então que organiza um dicionário deveria receber o prêmio Nobel.

      Excluir
  3. Como tu comprovastes ser Rafael decaído, responde também o que foi indagado, no post anterior.

    Como vocês se acham: não serão tomados como inocentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Responder o quê? Você só colou um texto sem pé nem cabeça lá que não fala absolutamente nada com nada! Quer que responda o que?

      Excluir
  4. Outro ARREGÃO decaído.

    Deve ser outro analfabeto, que desconhece os CINTURÕES DE VAN ALLEN e só conhece CINTURÕES DE COURO CRU, para acreditar que o pessoal da NASA que montaram alguns módulos da ISS pessoalmente, porque a mesma orbita nosso PLANETA, abaixo e com a proteção dos CINTURÕES DE VAN ALLEN... Conseguirá montar esse TELESCÓPIO GIGANTE no ESTABILIZADOR, que chamam primitivamente de LUA.

    E por que os russos, vão montar a BASE deles a distância, e utilizando robôs?

    Faz-me rir.

    É por isso que digo e repito:

    Onde aprendi, por estar há milhões de anos-luz de vocês, e até mesmo do pessoal da NASA e ROSCOSMOS, vocês não chegam nem perto.

    E decerto é por isso, que sobre MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA, MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, QUÂNTICA AVANÇADA, e MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO, são analfabetos: e vão todos se lascar!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Mais que chato igual carrapato: "Bombom de alho, com andiroba e copaíba". Intragável!

      Excluir
    2. Você ainda não viu nada, precisarão criar uma nova palavra nos dicionários apenas para designar o quão chato é esse cara.

      Excluir
  6. Gente: Uma coisa é certa quanto o calor do Sol: O Jose Bonifácio tem uma irmã LINDA, GOSTOSA, sensual e que dá em cima da equipe deste site. Dado o Bonifácio como uma pessoa retardada e sem condições de assumir uma cidadania de postura decente e corretamente argumentista, então eles deixam que o cara fale trilhões de baboseira nível zoeira mais de 8000. Claro, a mana é uma deusa de parar o trânsito na Avenida Anchieta ou na Régis Bittencourt. E ela, com certeza, namora um dos caras deste site. OU já teriam excluído os comentarios totalmente sem noção dele. Para mim, a lógica é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Fora do Ar, eu sou seu fã! Quando eu tiver alta do hospício quer ser igual a você!

      Excluir
  7. Só não sou tão feio, quanto o Corcunda De Notre Dame.

    Mas apenas fisicamente, sou mais feio que filho de coruja.

    Irmãs tenho 4. Sendo uma Pedagoga e Teóloga, outra Nutróloga, outra graduada em Assistência Social, e outra dona de casa.

    Casadas e bem casadas.

    Tenho um cunhado, que mesmo iniciante, é lutador de MMA.

    Vais encarar Fora Do Ar?

    Todas simpáticas.

    ResponderExcluir
  8. Sobre essa DESGRAÇA desse CORONAVÍRUS, vejam no vídeo abaixo, o que o conceituado jornalismo da conceituada JOVEM PAN, está afirmando.

    https://www.youtube.com/watch?v=BEdfyUKMd_o



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Boni, com relação à sua pergunta, eu não concordo com nada daquilo exceto o fato de ser católico, porém esse assunto eu não quero discutir aqui.
      Sim, meu nome é Henrique Rodrigues, mas sou mais conhecido como Rico Rodriguez, atualmente detenho o recorde mundial de braço esquerdo mais forte do mundo e já escalei o K2 duas vezes no inverno, a última vez consegui em 15 minutos, sem uso de agasalho, sem suprimentos e utilizando apenas meu gancho e meu para-quedas. Meu traje planador deixei para lavar lá em Médici.
      Meu trabalho até agora tem sido remover ditadores de países que ninguém aqui é capaz de achar no mapa, além disso nenhum desses países terá casos de COVID-19. Assim que acabei minha missão em Solis vim para o Brasil por causa da ameaça de uma nova ditadura militar, infelizmente descobri que não vai ter nada disso. Como eu já estou aqui, e não quero perder a viagem, minha missão é remover você desse site.

      Excluir
  9. Remover-me deste site, porque não tem capacidade alguma científica para enfrentar-me?

    Ou por que se acha indevidamente e impossivelmente, ser o genialíssimo RICHARD DALÍ?

    Ou tu te achas loucamente, QUEM tudo criou?

    Mesmo que tu sejas Satanás ou Cramunhão, exceto de QUEM me criou, tenho medo não.

    Todos que se levantam contra mim, perdem...

    Responde a pergunta Arregão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capacidade científica para te enfrentar todo mundo aqui tem, inclusive eu, contudo você é covarde para aceitar que precisa estudar ciências de verdade ensinadas no ensino fundamental, então fica inventando um monte de abobrinhas sobre "ciências avançadas".
      Você não é genialíssimo, é bem o contrário disso.
      Responder qual pergunta? Aquele lixo onde você disse que os pecadores vão ser teletransportados para o planeta Vênus? Eu já disse que não acredito em nada daquilo.

      Excluir
  10. No 1° questionamento, onde consta porque, gentileza considerar por que.

    ResponderExcluir
  11. Olha aí pessoal. Astro Intruso, posteriormente por ele mesmo Henrique Rodrigues, depois por ele também Rico Rodriguez... Que acima disse "Meu trabalho até agora tem sido remover ditadores de países que ninguém aqui é capaz de achar no mapa, além disso nenhum desses países terá casos de COVID-19. Assim que acabei minha missão em Solis vim para o Brasil por causa da ameaça de uma nova ditadura militar, infelizmente descobri que não vai ter nada disso. Como eu já estou aqui, e não quero perder a viagem, minha missão é remover você desse site":

    Desde quando comecei a comentar aqui, que ele todo ressentido, tipo aquele fã do John, já dizia:

    Tu és um insignificante... Um analfabeto... Lunático... Que ninguém dá importância alguma...

    Agora acima ele diz que dedica a vida dele a derrubar ditadores, autoafirmando-se um democrático nato, mas se contradiz dizendo em tom de ameaças: "Como eu já estou aqui, e não quero perder a viagem, minha missão é remover você desse site".

    Ou seja:

    O cara vai dedicar toda vida dele, para impedir, que eu comente aqui.

    Eu não dimensionava, o quanto sou importante para ele.

    A única importância que me dou, é a de saber que encontro-me dentro de um propósito, de QUEM verdadeiramente: apenas tudo de bom criou.

    Como eu não entendo de política, considerando-me apenas um moderado:

    Perguntas para o derrubador mundial de ditadores:

    Quais os ditadores que tu já derrubastes pelo mundo?

    De direita ou de esquerda?

    No caso do Brasil, os governantes não são eleitos, pela maioria dos votos dos eleitores?

    Tu és dono do GALERIA DO METEORITO?

    Dizendo eu corretamente que o que tu chamas de LUA, é o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA:

    Lunaticamente dando indícios de psicopatia aguada a ser confirmada por um psiquiatra que tu sempre recomendastes para mim, tu me fazes ameaças?

    Vou pedir que uma amiga-irmã-advogada, analise o que tu dissestes, sobre o ponto de vista jurídico.

    Também a um outro advogado internacional que reside na EUROPA, se isso caracteriza ou não, violação de direito democrático.

    Afastar-me daqui, em nada mudaria, porque CIENTIFICAMENTE E AVANÇADAMENTE, apenas eu: certo estou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é sobre um jogo eletrônico, meu caro. É Just Cause.

      Excluir
    2. O Astro Intruso estava tirando uma com sua cara Bonifácio. Está vendo como você não consegue distinguir o básico em um texto e ainda assim se julga "avançado"?

      Excluir
  12. Anônimo; Já bem próximo dos meus 60 anos, não conheço nenhum jogo de Vídeo-Game, e só quem conhece isso é meu filho, de 24 anos. Na minha juventude, os interesses eram outros. Reunir amigos, ir acampar na ilha de Itaparica, barraca nas costas, violão numa das mãos, segurando outro. Digo pro meu filho e ele ri muito: cheirar, apenas o cangote de uma linda morena.

    Ele até reclamou comigo dizendo:

    Não sei por que o senhor perde tempo com esses caras, que jamais terão capacidade científica, para compreender o que o senhor diz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. José Bonifácio, eu disse aquilo de remover ditadores na zoeira do momento, não achei que você fosse acreditar que eu já removi ditadores de verdade.
      Você queria fazer um trato comigo, eu paro a zoeira e você para também, topa?

      Excluir
    2. Astro Intruso; Se zoeira foi da tua parte, da minha parte cientificamente e energeticamente falando, sempre foi muito sério.

      Agora reconheço e humildemente peço desculpas, porque inúmeras vezes, exagerei indevidamente em minhas reações, e até mesmo em ofensas e xingamentos.

      Mas como eu sempre disse, nenhum atômico, é 100% perfeito.

      De minha parte, sem ressentimento, de todos vocês.

      E digo mais, todos vocês contribuíram muito com vossas perceptíveis inteligências, para que eu, aprendesse um pouco mais.

      Quero aproveitar também para agradecer ao RICHARD, pela forma sempre imparcial, atenciosa e respeitosa, que neste conceituado site GALERIA DO METEORITO, fui tratado.

      Fiquem na paz, nesse momento que todos nós, necessitamos tanto.

      Excluir
  13. Já que você é um tão grande "cientista", "genialíssimo" como você diz, o único ser humano do mundo que conhece a verdade, o que raios você está fazendo na seção de comentários de um simples site de notícias sobre Astronomia? Se você é tão "genialíssimo" assim, porque não está lecionando em uma grande Universidade ou publicando em periódicos rigorosos ou trabalhando para um grande instituto de pesquisa?
    Será que não é porque isso é só fruto da sua imaginação?

    ResponderExcluir
  14. Anônimo; Já te falei milhões de vezes, que inexiste em nosso PLANETA, Universidades de ensino, de MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS.

    Se tu quiseres montar uma, dou-te gratuitamente todas as DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS procriadas por mim, para que tu possas formar a importantíssima grade de ensino... E ainda tornar-me-ei colaborador científico, da mesma.

    Revista que publique DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS também...

    Ou Instituto de Pesquisa.

    Se tu tiveres cacife e topares, é só tratarmos com advogado de tua parte e da minha, discutirmos condições invioláveis, e firmarmos contrato.

    Mas fiques sabendo desde já, que tu irás encontrar resistências vaidosas de todas as comunidades religiosas-ainda-a-desestagnar, e científicas-ainda-a-avançar.

    Fora isso, resistências raivosas e furiosas, de todos os proprietários de Universidades mundiais e tradicionais... Também de todas as Agências Aeroespaciais do mundo todo, porque jamais aceitarão que tu proves através de verdades incontestáveis, que mesmo dominando consideráveis tecnologias, eles mentem sobre muitas coisas, até mesmo para os cidadãos, de seus respectivos países.

    Entendeu agora?

    ResponderExcluir