Tudo sobre a Chuva de Meteoros Líridas 2020

liridas 2020
Com a Lua Nova, a chuva de meteoro Liridas 2020 promete ser uma das melhores do ano


Todos os anos entre os dias 16 e 25 de abril, acontece a chuva de meteoros Líridas (ou Lirídeas). Mas é nos dias 21 e 22 de abril que ocorre seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada.


Todos os anos, quando a Terra passa pelo rastro de detritos deixado pelo cometa Thatcher C/1861 G1, acontece essa chuva de meteoros. Os detritos deixados pelo cometa penetram em nossa atmosfera e criam as belíssimas "estrelas cadentes" - nome popular para os meteoros.


Observe do quintal da casa

De preferência, busque uma região o mais livre de poluição luminosa possível, ou seja, longe de cidades grandes ou luzes artificias que atrapalham nossa observação.

O radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Liridas encontra-se ao lado da constelação de Lira - daí o nome da chuva.

Radiante da chuva de meteoros liridas 2020
Radiante da chuva de meteoros Liridas 2020.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Antes do amanhecer, por volta das 04h00 da madrugada, essa região do céu estará a norte. Encontre a estrela Vega - a mais brilhante da região - pois é de lá que os meteoros devem surgir.


Vale lembrar que você não precisa olhar exatamente para o radiante da chuva para conseguir observar seus meteoros, já que eles riscarão rumo a várias direções do firmamento, mas claro, sempre se originando da região do radiante.


A chuva de meteoros Líridas poderá ser vista de todo o Brasil?

Sim. Porém, quanto mais ao norte do Brasil você estiver, melhor será sua observação da chuva Liridas.

Como exemplo, um observador do Rio de Janeiro tem a chance de observar mais meteoros do que um observador do Rio Grande do Sul. Por outro lado, um observador do Ceará tem mais chances de ver uma quantidade maior de meteoros do que aquele situado no Rio de Janeiro.




Se você se encontra em outro país do hemisfério sul, vale a mesma regra: quanto mais próximo do equador, melhor será sua observação. Observadores do hemisfério norte são privilegiados nessa chuva de meteoros.

Liridas - chuva de meteoros
Chuva de meteoros Liridas registrada pela NASA.
Créditos: NASA / MSFC

Os meteoros riscam uma grande extensão do céu em instantes, portanto nenhum equipamento é necessário. Telescópios, binóculos ou monóculos irão apenas atrapalhar a observação dos meteoros. O melhor é SEMPRE visto a olho nu. Essa regra vale para qualquer chuva de meteoros.


Quantos meteoros serão vistos no céu?

A chuva de meteoros Líridas costuma produzir cerca de 15 meteoros por hora durante seu pico, podendo chegar a cerca de 20 meteoros por hora. Em alguns anos, a chuva Liridas chega a produzir cerca de 100 meteoros por hora.


Evite iluminação artificial que ofusque sua visão, como postes de luz. Celular, fogueiras e outras fontes de iluminação também ofuscam sua visão, e isso faz com que você consiga observar apenas os meteoros mais brilhantes, perdendo aqueles mais tênues.




A Lua na fase Nova vai ajudar muito na observação do pico da chuva Líridas 2020. Por não estar presente nos céus, seu brilho não irá ofuscar nossa visão, e com isso, teremos um céu mais escuro, com mais estrelas, e portanto, com mais meteoros.


Transmissão ao vivo - Líridas 2020

Como de costume, teremos uma live em nosso canal no YouTube. Vamos acompanhar o pico da chuva de meteoros Liridas 2020 com imagens em tempo real feitas a partir da nossa câmera de monitoramento de meteoros, e enquanto isso, fazer aquele bate papo com todos os internautas, com sugestões e dicas de observação.

A live terá início na noite dessa terça-feira, 21 de abril, e também estará disponível logo abaixo.

Aproveite e clique em DEFINIR LEMBRETE para você ser notificado e não perder essa transmissão ao vivo!



Não se esqueça de se inscrever em nosso canal!


Curiosidades sobre a chuva de meteoros Liridas

Você sabia que na verdade, ela deveria se chamar "Herculidas", e não "Líridas"? Seu radiante fica na constelação de Hércules. Essa chuva foi nomeada e identificada no século 19, quando a UAI (União Astronômica Internacional) ainda não havia adotado "oficialmente" a configuração das constelações atuais, que ocorreu somente em 1922.


Outra: Uma das razões que faz a chuva de meteoros Líridas ser uma das mais famosas é o fato dela nos surpreender de tempos em tempos, criando grandes "outbursts" - um grande aumento abrupto na quantidade de meteoros. Com isso, temos a possibilidade de observar uma taxa maior do que a esperada. Além disso, a cada 60 anos aproximadamente, ela dá um verdadeiro show, como relatado na Grécia em 1922, no Japão em 1945 e nas Américas em 1982. Em 1803, a chuva de meteoros Liridas produziu cerca de 700 meteoros por hora, o que também aconteceu em 687 a.C.




A chuva de meteoro Líridas é uma das mais antigas chuvas de meteoros relatadas em documentos antigos, sendo que alguns datam cerca de 2.700 anos atrás.

Confúcio -  pintor Wu Daozi entre  685-758
Pintura de Confúcio pelo pintor Wu Daozi entre  685-758.
Créditos: Wikimedia Commons
A China antiga já observava a chuva Líridas em 687 a.C., e a descrevia como algo que "caía como chuva". A data desses documentos antigos coincidem com o Período das Primaveras e Outonos, entre 771 e 476 a.C, que é associado ao renomado pensador chinês Confúcio, conhecido popularmente pelo seu ditado: "Não faças aos outros o que não queres que façam a ti". Teria o grande professor e filósofo Confúcio observado a histórica chuva de meteoros Líridas? Considerando os céus limpos daquela época, é provável que não apenas Confúcio como toda sociedade antiga tenha a observado...


Onde está o cometa Thatcher?

O cometa Thatcher (C/1861 G1) é o responsável pela criação da esteira de detritos que resultou na anual chuva de meteoros Liridas, que ocorre sempre na mesma época do ano.

Mas por conta de sua órbita de 415 anos (período que o cometa Thatcher leva para completar uma volta ao redor do Sol), não temos nenhuma fotografia desse incrível cometa.

A última vez que Thatcher passou pelo Sistema Solar interior foi em 1861, e naquela época, os equipamentos fotográficos ainda não haviam sido espalhados pelo mundo, e mesmo que já fossem comuns e usuais pela maioria das pessoas, a tecnologia da época era bastante precária se comparada com a atual - seria quase impossível fotografar o céu noturno com uma qualidade satisfatória.




Mas há esperança! A próxima vez que o cometa Thatcher passar por aqui, nós iremos fotografá-lo incansavelmente. A parte triste dessa história é que a nossa geração não estará mais aqui na Terra.. e nem a próxima.. nem a próxima... já que o cometa Thatcher só passará por aqui novamente em 2276...



Imagens: (capa-NASA) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / NASA / MSFC / Wikimedia Commons / divulgação
20/04/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

55 comentários:

  1. Para muitos pode ser: Com a Lua Nova, a chuva de meteoro Liridas 2020 promete ser uma das melhores do ano.

    Para mim, Com o ESTABILIZADOR NOVO, a chuva de meteoro Liridas 2020 promete ser uma das melhores do ano.

    Valeu RICHARD DALÍ NOVO.

    ResponderExcluir
  2. Será que RICHARD ri, quando o chamo de DALÍ?

    Responde pro povo, RICHARD DALÍ NOVO.

    Se tu inclinares teu bigodinho para cima, teu CANAL GM DE BOM CONTEÚDO, explode!

    ResponderExcluir
  3. Tadinho do maluco fanfarrão, só quer atenção!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo; Opinião de Q.I de ameba, nada conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já fez teste de QI pra saber se o seu também não é de ameba, Bonifácio? Ou o "download" que você recebeu quando bateu a cabeça já te passou o resultado?

      Excluir
  5. Anônimo; Dentre todos de religiões e ciências de todos os tempos, fui o único escolhido pela ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, com mente capaz de ser mais potencializada, para compreender e explicar, seu MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, parece que não adiantou não. O máximo que você consegue é mudar o nome do que já tem nome, delirar e entender errado conceitos básicos, além de ter um ego do tamanho de Júpiter.

      Excluir
    2. O nome correto é estabilizador heterico.Estabilizador nem lua os ousol.

      Excluir
  6. Anônimo; Dentre todos de religiões e ciências de todos os tempos, fui o único escolhido pela ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, com mente capaz de ser mais potencializada, para compreender e explicar, seu MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO.

    Antes do dia 10.3.2015, como todos que compõem minha família, eu acredito que já possuía inteligência que comparada a de ALBERT EINSTEIN, ao quadrado.

    160 X 160 = 25.600.

    Mas a partir de alguns segundos da manhã desse mesmo dia, acredito que passei a possuir a inteligência que se comparada a de ALBERT EINSTEIN, mais que o cubo.

    Sendo assim, pelas normas e padrões que normalmente utilizam para essas medidas, fica impossível medir, meu QI precisamente.

    Mas uma coisa é certa:

    No que concerne a conhecimentos dos MACROCOSMOS, se juntarem todos os conhecimentos do pessoal da NASA, ROSCOSMOS e OUTRAS, não chegam nem a 0,1%: dos meus.

    Até hoje nenhum deles, sequer foram capazes de compreender, os mais simples fenômenos da QUÂNTICA.

    QUÂNTICA AVANÇADA: impossível!

    ResponderExcluir
  7. Rafael prezado amigo, muito cuidado, para que não te tornes decaído.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque? O que pode acontecer? Eu serei teletransportado pra Vênus? Ou posso teceber uma pancada na cabeça e ficar igual a você, mudando o nome das coisas e se achando um gênio por fazer isso?

      Excluir
  8. Gente, boa noite. Alguém sabe qual o melhor horário para ver a Líridas aqui no estado de SP?

    ResponderExcluir
  9. Rafael; Ser DESPROJETADO como IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA no 3° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que tu analfabeto das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, chamas primitivamente e erradamente de TERRA e SISTEMA SOLAR... E ser RE-PROJETADO como IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA no 2° ELEMENTO ORBITAL que tu chamas indevidamente de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA, quente... Lamacento e borbulhante, VERDADEIRO INFERNO:

    Depende de tua única e exclusiva vontade.

    Sendo assim, tu serias um Rafael decaído.

    É isso que tu queres?

    ResponderExcluir
  10. Mas seu Bé Zonifácio, se for assim eu sou gênio também! Eu também consigo mudar o nome das coisas, e melhor do que o Sr! Dúvida? Então olha aí! Vou pegar um texto bem tosco pra mostrar:

    "Comer tatu é bom
    Que pena que dá dor nas costas
    Por que o bicho é baixinho
    E é por isso que eu prefiro as cabritas
    As cabritas tem seios
    Que alimentam os seus descendentes"

    Agora, mudando os nomes:

    "Praticar atos libidinosos com um espécime dos cingulados dasipodídeos é deveras mui prazeroso. Infelizmente, tal prática acarreta em severas crises de lombalgia. Isso se deve à pequena estatura do animal. Por tal motivo, fica justificada minha preferência pela fêmea dos mamíferos caprídeos. Estas possuem avantajadas glândulas mamárias, que se prestam à amamentação de sua prole."

    Viu só como qualquer um consegue fazer isso? E nem por isso eu fico me vangloriando dizendo que sou um gênio, que fui escolhido pra receber o dom de mudar o nome das coisas e etc. E olha que eu tô no hospício, hein!

    ResponderExcluir
  11. Assim como existe apenas um Zé Hospício em todo MACRO CORPO UM ENERGÉTICO ATÔMICO, TERRA não pode ser UNIDADE ELEMENTAR, e ao mesmo tempo PLANETA.

    Onde ficam os PLANETAS FOGO, ÁGUA, AR e EC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode seu Bé Zonifácio! Pega um dicionário qualquer, abra no verbete "Terra" e o Sr vai ver que essa palavra tem várias acepções. Uma única palavra pode sem nenhum problema ter vários significados.
      Não fala isso não senão o pessoal vai pensar que nem o ensino fundamental o Sr completou. Aí fica difícil querer se chamar de cientista.
      Mas não esquece de avisar quando vai sair a nave pra Vênus, eu já tô com as malas prontas!

      Excluir
  12. Zé Hospício; fazer essa opção de querer retornar a 2° ÓRBITA, onde orbita o 2° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que tu chamas enganosamente de DEUSA VÊNUS, só sendo muito louco.

    Tu verás as deusas que tem por lá:

    Só barangas lamacentas e fedorentas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já viu algum habitante de Vênus? Ou é só mais um delírio que você acha que é real?

      Excluir
    2. Anônimo 23 de abril de 2020 11:13; Assim ordenam-se as UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS: 1° FOGO, 2° TERRA, 3° ÁGUA, 4° AR e 5° EC.

      Como nós que habitamos o 3° ELEMENTO ORBITAL, e temos nossos corpos compostos predominantemente e elementarmente por ÁGUA:

      Os que habitam o 2° ELEMENTO ORBITAL que tu chamas indevidamente de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA, possuem seus corpos compostos predominantemente e elementarmente, por TERRA.

      Como a temperatura por lá chega fácil a 500 Graus, e a umidade também é alta e vaporizante:

      Logo as fêmeas de lá, são OGRAS LAMACENTAS E FEDORENTAS A ENXOFRE, e não lindas e cheirosas como as nossas.

      Pelo menos minha mulher, assim é.

      Excluir
  13. Mas gente, a terra não é plana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois se a terra fosse plana,n seria aquecimento global e sim a chapa está esquentando

      Excluir
    2. Você esta sendo encoerente, entenda se a terra fosse redonda, como explica eu estar no hemisfério sul do planeta, e simplesmente não cair em direção ao espaço?

      Excluir
  14. Esse argumento é completamente inválido,pois só fato de você dizer q está no hemisfério sul está afirmando q o nosso planeta tem um formato esférico, agora gostaria q me explicasse,se a terra fosse plana, pq nunca chagamos na ponta do planeta?

    ResponderExcluir
  15. Quirido(a), se a terra fosse plana, se chamaria de REDONDETA e não PLANeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso é muito óbvio, claramente foi um crente em terra plana q escolheu esse nome

      Excluir
    2. Ora, como ousa troçar de algo tão sério? Provavelmente deve ter faltado às aulas de geografia, pra dizer uma calamidade dessas. Deve ser mais um que aceita tudo i que ouve, em vez de pesquisar e procurar saber as coisas pra aprender a argumentar comigo.

      Excluir
  16. Anônimo; Eu fui o único que corretamente disse no meu blogger, o que é TERRA, e qual o verdadeiro formato da mesma.

    ResponderExcluir
  17. Acredito q a sua escola deve ser bem diferente da minha,e o planeta tmb. preferia ser analfabeta para n ler tais absurdos, mas no dia q vc me provar q o planeta Terra é plano, irei junto ao senhor (a) até a ponta do planeta e te jogarei de lá com a força mais poderosa do mundo, a força do ódio

    ResponderExcluir
  18. Anônimo; Eu nunca disse que nosso PLANETA é plano.

    ResponderExcluir
  19. Essa chuva de meteoros, é por causa do alinhamento e de alfa centaury.Nome errado pois seu nome verdadeiro é fixador etérico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é aprendiz do José Bonifácio?

      Excluir
  20. Astro Intruso; Por muito do que sei, ser de importância inestimável, e muito que não posso revelar publicamente: só tenho um discípulo.

    Robson de Barros, não conheço.

    Tudo que digo, inequivocamente e incontestavelmente provo.

    Como por exemplo o abaixo, que acabei de postar, na apresentação do meu blogger:

    PREPAREM-SE TODOS, pois a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E RE-PROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, 3° PROCESSO FISIOQUÍMICO TRANSMUTATIVO NECESSÁRIO, estimado por mim para ocorrer num prazo máximo até 2045...

    Devido a ambição desmedida e muitas mortes ocorridas, entrou em processo de aceleração.

    A 2° anterior a essa 3°, ocorreu há milhões de anos, numa época muito antiga de quase total desconhecimento científico e total desconhecimento do ÁTOMO; e foi registrada equivocadamente por diversas civilizações sendo a mais conhecida a HEBREIA: simplesmente como DILÚVIO.

    Só que essa 3° ao invés de ser precedida por QUARENTENA de FORTES CHUVAS E INUNDAÇÕES, será por FORTES VENTOS.

    Os que foram e são mais caóticos sem verdadeiros arrependimentos, de forma decaída serão DESPROJETADOS como IMAGEM ATÔMICA na 3° ÓRBITA do nosso SISTEMA SOLAR e RE-PROJETADOS na 2°, onde orbita o 2° ELEMENTO, quente, lamacento, borbulhante e fedorento, VERDADEIRO INFERNO, enganosamente chamado de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA.

    Já os atômicos que foram e são menos caóticos, serão elevados, e estarão na MARAVILHOSA ERA MESSIÂNICA, 4° ÓRBITA, 4° ERA, 4° ATO: E 4° DIMENSÃO.

    LÓGICA INCONTESTÁVEL E PROVA DO ACIMA DESCOBERTO E AFIRMADO:

    Em decorrência da 2° ocorrida, e como DILÚVIO confundida... Apenas 2 GRUPOS SANGUÍNEOS DOMINANTES, habitam nosso PLANETA.

    POSITIVO 75%, e NEGATIVO 15%.

    Como o número de SERES ELEMENTARES decaídos em quaisquer MACRO DESPROJEÇÃO E RE-PROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, é sempre maior que o de Elevados:

    Os 75% que habitam nosso PLANETA, decaíram da 4° ÓRBITA para a 3°... E os 15% Elevaram-se da 2° para a 3°.

    O mais importante que tudo, é que nessa 3° MACRO DESPROJEÇÃO E RE-PROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR bem próxima a ocorrer, independentemente de pertencer ao grupo dos 75% ou 15% vivendo na 3° ÓRBITA, busque-se elevar-se para a 4° ÓRBITA, 4° ERA, 4° ATO: e 4° DIMENSÃO.

    E em hipótese alguma, a não ser que idiota seja como Hitler e outros foram, pelo caos conscientemente provocado, decair-se para a 2° ÓRBITA: VERDADEIRO INFERNO!

    Como burro tu nãos és Astro Intruso, tu já deves ter entendido.

    Vou chocar o mundo, com as minhas 3° ÚLTIMAS DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, no meu blogger, ainda a serem postadas.

    Exceto os tolos, que desprezam a sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A 2° anterior a essa 3°, ocorreu há milhões de anos, numa época muito antiga (...) e foi registrada equivocadamente por diversas civilizações sendo a mais conhecida a HEBREIA: simplesmente como DILÚVIO."

      Então quer dizer que há MILHÕES de anos atrás já existiam hebreus? Você está cada dia mais louco.

      Excluir
    2. Onde consta 75% gentileza considerar 85%.

      Excluir
  21. Quanta loucura!!! Cadê o moderador deste site, adeus galeria do meteorito, esse beato salu quântico transmorfo acabou com a área de comentários, até breve...espero!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo; Não discuta com o mestre do conhecimento, pois os que isso fazem, comportam-se como jumentos.

    AULINHA DO MESTRE:

    HEBREUS "O POVO DO OUTRO LADO" assim chamados, simplesmente porque o honradíssimo AVRAHAM, comprou, pagou e exigiu recibo, REGIÃO DE HEBROM... Diferentemente do que muitos incultos dizem indevidamente, ter o mesmo se apossado.

    Homem mais honrado que AVRAHAM = ABRAÃO, nunca houve, não há, nem nunca haverá.

    HEBREUS, anteriormente SEMÉRIOS descendentes de SEM e não SUMÉRIOS, como outros ignorantes transliteram erradamente tábuas cuneiformes SEMÉRIAS e não SUMÉRIAS...

    Posteriormente JUDEUS para beneficiarem-se das maravilhosas bençãos concedidas por YACOV = JACÓ = ISRAEL, a um dos seus 12 filhos varões, JUDÁ...

    Até mesmo seu representante denominado e citado como MOISÉS, corretamente não apegavam-se a detalhes de espaço-tempo, porque já sabiam corretamente há milhares de anos antes até mesmo do próprio ALBERT EINSTEIN, que sendo o o homem, apenas uma IMAGEM PROJETADA:

    ESPAÇO-TEMPO, irrelevante ILUSÃO ERA.

    No REAL ETERNO, espaço-tempo: inexiste!

    Espaço-tempo existe apenas, na IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA, do REAL.

    Mas isso é QUÂNTICA AVANÇADA, muito peru com farofa, para tua cabeça.

    Como esses ensinamentos, são valorosíssimos:

    Faz uma doação de UM MILHÃO DE REAIS, 200 MIL para AACD, 200 MIL para o CRIANÇA ESPERANÇA, 200 MIL para OBRAS SOCIAIS DE IRMÃ DULCE, 200 MIL para MANSÃO DO CAMINHO e 200 MIL para
    INSTITUTO CHICO XAVIER.

    Eles necessitam muito mais, que eu e tu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está confundindo sumérios com semitas. Semitas não eram só os hebreus.
      Há incoerências bíblicas aqui também.
      Sugiro uma leitura sobre as antigas civilizações mesopotâmicas

      Excluir
    2. ONI, AVRAHAM, descendente direto de SEM, era da SEMÉRIA região de SEM, e não da SUMÉRIA, como foi transliterada erroneamente, as TÁBUAS SEMÉRIAS.

      Abaixo minha 8° DESCOBERTA CIENTIFICA AVANÇADA, no meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS postada.

      8° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA E OUTRAS.

      CORREÇÃO DE EQUÍVOCO HISTÓRICO.

      Além de CENTENAS DE DESCOBERTAS CIENTÍFICAS E ENERGÉTICAS que venho fazendo e publicando neste maravilhoso site, ontem, fiz uma GRANDIOSA DESCOBERTA de interesse mundial, que gostaria de compartilhar, com todos vocês.

      Existe uma grande diferença entre TEORIA CIENTÍFICA, e DESCOBERTA CIENTÍFICA.

      DESCOBERTA CIENTÍFICA na minha opinião, tem sempre que vir acompanhada de PROVAS INEQUÍVOCAS: E INCONTESTÁVEIS.

      Porque como digo, CIÊNCIA é CIÊNCIA: e não pode ser ACHISMO!

      Quando teoricamente afirmei, que ocorreu um erro de interpretação e transliteração, já que nunca foi SUMÉRIOS e sim SEMÉRIOS, porque de SEM filho mais velho de NOÉ, descendiam:

      Mesmo explicando:

      Esses pequenos erros de transliteração ocorrem, quando povos estrangeiros descobrem sítios-arqueológicos, ou de forma proposital para matar a língua nativa como fizeram os genialíssimos portugueses, quando chegaram ao BRASIL.

      Exemplo:

      Em tupi-guarani:

      PARÁ é RIO: IG é ÁGUA: AÇU é GRANDE.

      Portanto o nome correto de um dos maiores rios da BAHIA seria PARÁ-IG-AÇU, significando RIO DE ÁGUA GRANDE, e não PARAGUAÇU: como transliteraram os portugueses.

      Eu não passei 16 anos de minha vida na FLORESTA AMAZÔNICA, pra ficar ouvindo baboseiras de pseudos intelectuais baianos, que afirmam erradamente que ITA-PUÃ:

      Significa PEDRA QUE RONCA:

      E outro: PONTA DE PEDRA.

      O correto por BONI DA BAHIA, é:

      ITA=PEDRA: PUÃ=REDONDA.

      A prova maior disso, é que IRÁ-PUÃ irmão de IRÁ-CE-MA, significa MEL REDONDO.

      IRÁ = MEL, PUÃ = REDONDO, na forma masculinizada.

      Não de minha parte, mas da parte de outros:

      Pairava alguma duvida, quanto ao meu saber consciente sobre os antigos SEMÉRIOS, e não SUMÉRIOS.

      Como de costume, tudo que digo provo!


      Excluir
    3. E como você explica o fato da língua suméria sequer pertencer à família semítica? Se essa sua hipótese de misturar hebreus (um povo semita) com sumérios é absurda.
      Larga de preguiça e de altivez e vá estudar um pouco antes de falar sobre o que não domina!

      Excluir
    4. Anônimo; Assista o vídeo aula abaixo desse genialíssimo professor e mestre brasileiro André Pierre.

      Só que como todos os professores, ele segue normas acadêmicas, e cita SUMÉRIOS e não SEMÉRIOS, mesmo dizendo corretamente que ABRAÃO: descende de SEM.

      https://www.youtube.com/watch?v=evzbeAZD4g4

      Aprenda com os mestres.

      Excluir
    5. Agora outro vídeo, desse arqueólogo genialíssimo brasileiro, mostrando o mapa da antiga SEMÉRIA, e veja que UR, faz parte do mesmo.

      https://www.youtube.com/watch?v=A_qpzo4doaI

      Como todos os acadêmicos, ele cita também SUMÉRIA e não SEMÉRIA, como eu corretamente descobri que é.

      Que saiu de UR?

      Ou tu não sabes disso também?

      Antes de 8 anos, eu já sabia dessas coisas.

      Excluir
    6. Eu não iria saber nada, sobre o povo que descendo?

      Minha avó JUSTINIANA PEREIRA e meu avô JOSÉ da foto abaixo primo carnal dela, descendiam de DOM NUNO ÁLVARES PEREIRA, de linhagem nobre judaica portuguesa.

      Só pra tu teres uma ideia, apenas quem tem DOM em PORTUGAL, tem título de nobreza.

      O genialíssimo DOM NUNO ÁLVARES PEREIRA, foi fundador da CASA DOS BRAGANÇA.

      Foi até canonizado pelo PAPA.

      https://multiplacienciaenergetica.blogspot.com/2016/07/foto-antiga-do-meu-avo-jose-bispo-santos.html

      Mal sabem vocês que SALOMÃO, já enviava navios fenícios para buscar OURO em PINDORAMA/BRASIL, para a construção do 1° TEMPLO...

      SALOMÃO, foi o cara!

      Meu avô da foto acima, foi o cara mais genial que conheci.

      Aprendi muito com ele.

      Sabem de nada inocentes!

      Excluir
    7. Você faz uma mistureba incrível, confunde conceitos básicos, interpreta errado informações simples e ainda se autodeclara "genialíssimo" - que parece ser o único adjetivo que você conhece.

      Pra começar, sim, Ur ficava na Mesopotâmia e foi parte da Suméria. Entretanto você precisa entender que é consenso entre os historiadores que, diferente dos seus vizinhos, os sumérios não eram semitas. A língua suméria é classificada como isolada,não pertencendo a nenhuma família linguística conhecida. Já o povo sumério provavelmente é originário da Anatólia na atual Turquia, de forma que é provável que eram caucasianos. Ou seja: nada a ver com semitas.

      Como você referência que Abraão, patriarca do povo hebreu, veio de Ur, lamento dizer, mas não há nenhuma prova arqueológica que Abraão realmente existiu. O personagem é uma lenda incorporando a mudança do nomadismo pro sedentarismo. Tanto que o nome "hebreu" vem de "hapiru", palavra acadiana que indicava nômades que perambulavam pelo deserto.

      Sobre fenícios visitarem o Brasil em busca de ouro kkkkkkkk Nem preciso dizer que isso é falso, uma teoria da conspiração. Não há evidência arqueológica alguma quanto a isso. A suposta inscrição na Pedra da Gávea? Não passa de pareidolia, causada por erosão.

      Mas não sei porque perco o tempo, já reparei que você é cabeça dura demais e tem um ego maior que o sistema solar. Então tudo bem. Continue vivendo no seu mundo paralelo onde você é o maior cientista do mundo (sem ter diploma nenhum) e o único que conhece a verdade absoluta - mesmo sem ter noção do que fala.

      Excluir
    8. Do pouco que tu dizes ser informado, mal informado tu és.

      Excluir
  23. João Bastos; Sabedorias, jamais serão compreendidas pelos tolos.

    Aos tolos como tu, as tolices.

    ResponderExcluir
  24. Os que possuem QI acima de 200, não contestam nem ofendem mais, o MESTRE DO CONHECIMENTO.

    Entendeu Astro Intruso?

    Eu sempre disse, que burro tu não eras.

    Saudades do Anônimo L, e Piloto Button.

    Inteligentíssimos também.

    ResponderExcluir
  25. Resumo do delírio:

    - Os hebreus surgiram há milhões de anos (talvez conviveram com os dinossauros e com a Dercy Gonçalves);
    - os hebreus eram anteriormente chamados de sumérios (que loucura! Esse aí deve ter matado muuuuuitas aulas de História);
    - Abraão comprou a Terra Prometida em suaves prestações;
    - os hebreus não tinham calendário! ("corretamente não apegavam-se a detalhes de espaço-tempo, porque já sabiam corretamente (...) ESPAÇO-TEMPO, irrelevante ILUSÃO ERA");
    - deve-se doar 1 mi de reais (ma oi, hihi Lombardi!) divididos entre organizações beneficentes.

    A coisa só piora.

    ResponderExcluir
  26. Tu não consegues entender nada, tu tens alguma deficiência de entendimento ou QI de ameba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será? Ou será que o problema é com um certo sujeito que por preguiça de estudar resolveu criar um mundo paralelo onde ele pode delirar à vontade que é o maior cientista de todos tempos, mesmo não entendendo lhufas do que fala?

      Excluir
  27. Genialidades, apenas os gênios entendem. Quando genialidades não é, até os jumentos, conseguem entender.

    ResponderExcluir