Veja como observar o asteroide 1998 OR2 em 29 de abril

como observar o asteroide 1998 OR2
O asteroide de quilômetros de diâmetro que está prestes a fazer sua máxima aproximação com a Terra poderá ser visto através de telescópio


No dia 29 de abril, um asteroide que pode ter mais de 4 quilômetros de diâmetro estará fazendo sua máxima aproximação com a Terra. Neste momento, ele pode ser observado através de telescópio (mínimo de 114 mm de abertura) devido ao seu tamanho que podemos dizer ser assustador.


Mas calma! Apesar de ser uma rocha espacial gigantesca, um dos maiores Asteroides Potencialmente Perigosos (PHA) já conhecidos e estar fazendo sua máxima aproximação com a Terra, o objeto 1998 OR2 não passará a menos de 16 vezes a distância da Lua. Muitos portais sugerem que este asteroide pode colidir com a Terra, mas podemos ficar tranquilos sobre isso - não há chance de colisão com o nosso planeta.


Ele pode colidir com o nosso planeta no futuro?

Descoberto em julho de 1998 pelo Observatório Haleakala, no Havaí, o asteroide 1998 OR2 já tem sua órbita bastante conhecida, ou seja, os astrônomos sabem muito bem por onde ele vai passar nos próximos 100 anos. De todas as máximas aproximações que acorrerão até lá, a maior de todas será no dia 16 de abril de 2079, quando (ainda assim) passará a 4,6 x a distância da Lua.


Se você quiser e puder observar o asteroide 1998 OR2 nos céus, confira nosso vídeo onde explicamos como fazê-lo, e a forma correta de encontrá-lo no Stellarium:


Lembrando que teremos transmissão ao vivo em nosso canal no dia 29 de abril - momento da máxima aproximação do asteroide com a Terra. Faremos a tentativa de rastreá-lo através de telescópio - tudo ao vivo!




Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações e não perder nenhum vídeo novo.


Imagens: (capa-Observatório do Arecibo) / NASA / Observatório do Arecibo / NSF / divulgação
27/04/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

9 comentários:

  1. Que pena que não tenho um telescópio 114 mm! Saberia me dizer GM, quando será sua próxima passagem em que possa ser observado daqui (máxima aprox. com a Terra)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. será no dia 16 de abril de 2079, quando (ainda assim) passará a 4,6 x a distância da Lua

      Excluir
  2. Desde segunda-feira dia 27 de abril está passando algumas luzes no céu o que seria

    ResponderExcluir
  3. Pentágono reconheceu os vídeos de Ovni hoje, merece uma matéria aí galeria

    ResponderExcluir
  4. não consegui localizar nem com número 52768 :/

    ResponderExcluir