7 Curiosidades sobre a missão Demo-2 que vão te deixar de boca aberta

curiosidades missão demo-2
Uma superlista que você não pode perder sobre o icônico lançamento da missão Demo-2


A histórica missão espacial que lançou astronautas a partir do solo americano (o que não era feito há quase 10 anos) também abriu caminho para uma Nova Era Espacial, onde civis poderão fazer vôo espacial sem depender de agências espaciais - com empresas privadas, como a SpaceX.


Quem acompanhou o lançamento em nossa transmissão ao vivo percebeu algumas coisas que ficaram sem resposta, como aquele curioso dinossauro que ganhou um assento para ir ao espaço. Mas além disso, outras coisas aconteceram e acabaram passando despercebidas.

Nessa superlista, você vai encontrar fatos e curiosidades incríveis sobre a histórica missão Demo-2. Confira!


Café da manhã curioso

As pessoas quiseram saber o que os astronautas Bob e Doug comeram no café da manhã antes da viagem espacial - "bife e ovos", respondeu Doug no Twitter. Curiosamente, este também foi o café da manhã de Alan Shepard antes do primeiro vôo espacial dos EUA em 05 de maio de 1961.





A placa do Tesla
placa tesla missão astronautas demo-2

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley foram até a plataforma de lançamento 39A a bordo do veículo da Tesla modelo X. Mas o que poucos notaram foi a placa dos carros: ISSBND - uma abreviação de "ISS Bound", ou na tradução em português, algo como "Rumo à Estação Espacial Internacional".


Garota de Ipanema

No trajeto para a plataforma de lançamento, o repertório musical dos astronautas foram:
-Back in Black (AC/DC)
-Garota de Ipanema (Tom Jobim)
-Hino Nacional Norte-Americano

Nos EUA, Garota de Ipanema é conhecida como uma música calma, para relaxar, ou "música de elevador".





Autógrafo na parede
autografo astronautas

Antes de entrar na cápsula, quando os astronautas ainda estavam na "sala branca" (ganhou este nome simplesmente pelo motivo de ser branca), os astronautas Bob e Doug escreveram algo na parede com marcadores. Não se sabe exatamente o que foi escrito. A Sala Branca é o último local onde os astronautas pisam em terra antes de entrar na cápsula e "ir pro espaço" (literalmente).


Dinossauro espacial
mascote dinossauro missão espacial astronauta

Se você acompanhou a transmissão ao vivo do lançamento da missão Demo-2, não há como não ter notado a presença do fofinho dinossauro roxo. Ele chamou a atenção de muita gente, que se questionou sobre o motivo do astronauta Bob ter levado consigo aquele dino pro espaço. Mas segundo ele, a resposta é simples: foi uma ideia de seu filho para indicar a Gravidade Zero (quando começasse a flutuar), além de, claro, ser um mascote de "boa sorte"...


Melhores amigos
astronautas que são amigos

Os astronautas Bob e Doug, além de terem ido lado-a-lado para o espaço, eles também andam lado-a-lado em suas vidas pessoais. "Ter a sorte de voar com seu melhor amigo... acho que muitas pessoas gostariam disso", disse Hurley em tom de comemoração.



Família espacial
astronautas

A esposa de Hurley, Karen Nyberg, já foi para o espaço duas vezes, com ônibus espacial e também com a Soyuz.




A esposa de Behken, Megan McArthur, voou na última missão para manutenção do Telescópio Espacial Hubble, em 2009. Inclusive, por ainda ser uma astronauta ativa, Megan é uma forte candidata para ser a primeira mulher a pisar na Lua em 2024.

astronautas

Bob, Doug, Megan e Karen se conhecem tão bem, e são tão amigos, que já confessaram perceberem o que cada um quer dizer apenas olhando para a expressão do olhar. "




Imagens: (capa-NASA/divulgação) / NASA / divulgação
05/06/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário