Titã está se afastando de Saturno mais rápido que o esperado

Titã está se afastando de Saturno
Todas as luas costumam ser "rebeldes", mas Titã está se afastando muito mais rápido...


Os satélites naturais costumam ter órbitas que fazem com que eles entrem em rota de afastamento ou de colisão com seus planetas hospedeiros, se afastando ou se distanciando alguns centímetros todo ano.


Nossa Lua por exemplo se afasta cerca de 3.8 centímetros por ano - um número considerado dentro da média pra maioria dos satélites que conhecemos.




Mas voltando ao assunto, falemos de Titã! Esse grande satélite de Saturno, que inclusive deve ser alvo de muitas expedições no futuro, está se afastando a uma velocidade muito superior a da maioria das outras luas.

Isso é o que afirma um estudo conduzido pela Dra Valery Lainey, do Observatório de Paris, que chegou a conclusão que Titã se afasta de Saturno cerca de 11 centímetros por ano, uma média muito maior que a da maioria dos satélites.

Compare: 3.8 centímetros de afastamento da nossa Lua contra 11 centímetros de Titã... é muita coisa!

Titã e Saturno - Cassini

"Este resultado revela uma importante peça nova do quebra-cabeças da altamente debatida questão da idade do sistema de Saturno e de como suas luas se formaram."disse a Dra Lainey.

Titã esta localizada a 1.2 milhões de quilômetros de Saturno, sendo parte de um enorme conjunto de 82 satélites. Os cientistas estavam convencidos que luas mais distantes se afastavam mais devagar, mas não é isso o que eles constataram em Titã...




Esse afastamento maior já era previsto em um estudo anterior feito pelo Dr Jim Fuller.

Todas as informações são baseadas em dados de observações da missão Cassini, que passou 13 anos estudando o sistema de Saturno.

"Usando duas bases de dados completamente diferentes, nós obtivemos resultados que estão completamente de acordo, e também de acordo com a teoria de Jim Fuller, que predisse uma migração muito mais rápida de Titã", disse o co-autor do estudo Dr Paolo Tortora, da Universidade de Bologna.




A missão Cassini foi um projeto cooperativo entre NASA, ESA e a Agência Espacial Italiana, sendo encerrada em 2017, quando a sonda foi destruída colidindo com Saturno.


Imagens: (capa-NASA) / Cassini / NASA / JPL-Caltech / ESA
12/06/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

10 comentários:

  1. Deve ser porque a genial RITA LEE, disse que iria roubar os anéis. Vão-se os anéis, vão-se também os ESTABILIZADORES ENERGÉTICOS ATÔMICOS, que chamam primitivamente de LUAS.

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar oq Rita Lee tem a ver com isso?!? E em segundo, sério? Só porque chamam os satélites naturais de luas e na sua teoria maluca eles se chamam outra coisa significa que essas pessoas estão erradas? Isso é como falar para um inglês que ele está errado em falar "forest" e não floresta? E em terceiro, José Bonifácio é seu nome ou você só usa o nome de uma das pessoas envolvidas na independência do Brasil porque não que que saibam seu nome de verdade? Sério, se for nome falso porque você está usando o nome do José Bonifácio?

    ResponderExcluir
  3. Sagitttarius irmão de Peixes; Eu sou o único nesse PLANETA, a chamar corretamente de ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, e não primitivamente e erradamente de LUA.

    Sendo assim, minha teoria jamais foi maluca, e sim corretíssima! E equilibradíssima!

    Não sou também lunático, pois lunático é que chama o nosso ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO, de LUA.

    Ou seriam TONHOS DA LUA, os que chamam o nosso ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO, de LUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em primeiro lugar, ainda não me respondeu oq Rita Lee tem a ver com isso, e em segundo só falar que é o único do planeta que descobriu isso não comprova nada, e antes que você fale qualquer coisa sobre seu blog e as provas lá elas não são válidas pra mim pois você apenas pois coisas que são grandes coincidências juntas como se fossem fatos, se você quer provar pra mim e provavelmente a comunidade cientifica que você está certo, mostre cálculos! Cálculos que provem que você está certo!

      Excluir
    2. Cálculos fazemos apenas nas relevâncias que teoricamente falamos,não temos certezas de cálculos precisos,são apenas cálculos é adivinhar a onde o raio vai cair, quando falamos em distância ainda mais milhoes de km que se encontram esses abjetos não temos cálculos precisos apenas suposições que adquirimos através da máquina, se fosse assim bastaria olhar para uma luz longínqua e deduzia a distância sem precisar de qualquer material ou ferramenta .

      Excluir
  4. Meu tio era BONIFÁCIO, meu pai é BONIFÁCIO SOBRINHO, eu sou JOSÉ BONIFÁCIO, em homenagem ao meu genialíssimo avô JOSÉ. BONIFÁCIO, é um nome que está presente em minha família desde o DESCOBRIMENTO DO BRASIL, e COLONIZAÇÃO. Tanto no meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, quanto no MÚLTIPLA CIÊNCIA ENERGÉTICA onde postamos o REVELANDO OCULTOS: postei cópia de minha RG.

    ResponderExcluir
  5. Sagitttarius irmão de Peixes; Rita Lee compôs: "Por você vou roubar os anéis de Saturno..." Só brinquei com o texto. Quanto aos cálculos, para efetuar centenas de DESCOBERTAS CIENTIFICAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS que fiz e constam no meu blogger, utilizei MATEMÁTICA REAL QUÂNTICA INVERSA, que apenas eu no 3º ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam erradamente de TERRA, conheço.

    Os das ciências-ainda-a-avançar, não conhecem a MATEMÁTICA REAL QUÂNTICA INVERSA, que é a que verdadeiramente importa.

    No UM ÚNICO REAL ENERGÉTICO PERFEITO NÃO ATÔMICO, diferentemente de sua IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA, por ser eterno, espaço-tempo inexiste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa matemática aí ta em que parte do seu blogger? Quero ver pra saber se vc está certo ou errado

      Excluir
  6. Sagittarius Irmão De Peixes; Tu consegues ver o UM ÚNICO REAL ENERGÉTICO PERFEITO INFINITO NÃO ATÔMICO que chamam erradamente de MUNDO ESPIRITUAL, ou apenas sua IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL que paralelamente fica ao mesmo?

    ResponderExcluir