Tudo que vai, volta?! Meteorito de Marte que veio parar na Terra vai voltar pro Planeta Vermelho em missão da NASA

meteorito vai voltar pra Marte
700 mil anos atrás uma rocha espacial colidiu em Marte e um meteorito veio parar na Terra... e agora esse detrito espacial vai voltar pra Marte pelas mãos da NASA... 

Provavelmente você conhece a chamada "Lei do Retorno", onde tudo "tem a volta". 


Sim, esse é um conceito muito comum nas religiões em geral, mas que também tem embasamento científico na terceira lei de Newton, conhecida como lei da ação e reação, que diz: "Se um corpo A exerce uma força em um corpo B, o corpo B simultaneamente exerce uma força de mesma magnitude no corpo A— ambas as forças possuindo mesma direção, contudo sentidos contrários".

De fato essa Lei de Newton (ou Lei do retorno, como queiram) parece ser tão certeira, que até o Planeta Marte não deve escapar de seu alcance...

Imagine um meteorito marciano que veio parar aqui na Terra depois que uma grande colisão em que pedaços do planeta Marte foram lançados para o Espaço. E agora imagine que esse meteorito vai voltar pra Marte!

meteorito marciano Sayh al Uhamiyr 008
Meteorito Sayh al Uhamiyr 008.
Créditos: NASA

Essa será a primeira vez na história em que um detrito espacial será devolvido ao seu lugar de origem, e tudo faz parte da missão 'Mars 2020', que enviará o rover 'Perseverance', no dia 30 de julho.


O meteorito 'Sayh al Uhamiyr 008' ou 'SaU 008' foi recuperado em Oman em 1999 e deve ser enviado com o rover como uma forma de calibrar o instrumento 'SHERLOC' (Scanning Habitable Environments with Raman and Luminescence for Organics and Chemicals - Escaneamento de Ambientes Habitáveis com Raman e luminescencia para orgânicos e químicos).

A ideia é que o instrumento Sherloc possa trabalhar com mais precisão após ser calibrado com uma rocha marciana assim que chegar com o rover Perseverance ao Planeta Vermelho.

ilustração artística da sonda Perseverance
Ilustração artística da sonda Perseverance na superfície de Marte.
Créditos: NASA

"Todos os anos nós providenciamos centenas de amostras de meteoritos a cientistas ao redor do mundo para estudos. Mas essa é nova pra gente: vamos mandar uma de nossas amostras aproximadamente 100 milhões de quilômetros de distância, de volta pra casa, para aprofundar nosso conhecimento de Marte." Disse a Prof. Caroline Smith, que faz parte da Missão Mars 2020.

"Alguns dos meteoritos marcianos que temos são muito frágeis. Já esse meteorito é duro como uma bota velha. Além disso, estudar essa amostra no curso da missão nos ajudará a compreender as interações químicas entre a superfície de Marte e sua atmosfera". Completou a Dra. Smith. 

Dentre outras funções, a sonda Perseverance procurará por sinais de vida em Marte. 


A cratera Jezero foi escolhida como local de pouso, já que acredita-se que ela ofereceu as melhores chances de vida no passado recente do planeta Vermelho.

Além disso a sonda também deve conduzir outros experimentos para descobrir se é possível gerar oxigênio do dióxido de carbono de Marte, o que será decisivo para futuras missões de colonização do Planeta Vermelho.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
29/07/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

19 comentários:

  1. O pessoal da NASA, que mesmo dispondo de muito dinheiro apenas dispõem de consideráveis tecnologias, de sondagens não tripuladas:

    Já torraram trilhões de dólares, mesmo assim, por nada saberem sobre apenas uma das maravilhosas ciências avançadas que é a MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, farão com que toda humanidade chegue ao final da 3° ERA PREDOMINANTE DA UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA, base predominância elementar de seus corpos ÁGUA...

    Sem de facto conhecer nossos irmãos que habitam o 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR = INDEVIDAMENTE SISTEMA SOLAR, que como os antigos legionários romanos, os da NASA também chamam primitivamente e indevidamente, de MARTE DEUS DA GUERRA.

    Mesmo já tendo detectado pontos incomuns de OXIGÊNIO no 4° ELEMENTO ORBITAL para eles indevidamente MARTE DEUS DA GUERRA, atestando muito tempo depois o que eu já havia DESCOBERTO, AFIRMADO e PROVADO no meu blogger... Que diferentemente de nós SERES ELEMENTARES, habitantes do 3° ELEMENTO ORBITAL que também chamam erradamente de TERRA porque TERRA é apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO ÁGUA AR e EC também são, e não PLANETA... Nós que orbitamos a 3° ÓRBITA e vivemos também em 3° DIMENSÃO... Não sendo por acaso que possuímos PREDOMINÂNCIAS CORPÓREAS, 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA... ÁGUA H²O, composto por 2 ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO + 1 de OXIGÊNIO, 2+1 também igual a 3...

    Nossos irmãos que habitam o 4° ELEMENTO ORBITAL chamado por aqui indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA, por orbitarem a 4° ÓRBITA, 4° DIMENSÃO, e possuírem seus corpos diferentemente de nós, compostos PREDOMINANTEMENTE E ELEMENTARMENTE pela 4° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA AR + OXIGÊNIO...

    Nunca foram e se continuarem como tolos desconsiderando o que tenho ensinado, nunca e jamais serão vistos fotografados ou filmados por sondas da NASA, nem daqui há 2.000 mil anos futuros, se espaço-tempo-i: houvesse...

    Nem eles, nem os animais existentes por lá, muito mais inteligentes, que o pessoal da NASA, ROSCOSMOS e OUTRAS.

    Estruturas e avançadíssimas construções... Também impossível de vê-las, com essas tecnologias primitivas e ridículas, do nosso subdesenvolvido PLANETA.

    É lamentável, porque todos daqui, se beneficiariam em muito com os avançadíssimos conhecimentos tecnológicos que eles possuem... Deixariam de chamar tolamente MICROS E MACROS CANAIS ENERGÉTICOS erradamente de BURACOS DE MINHOCAS e BURACOS NEGROS, e ao invés de utilizarem essas LATAS VELHAS que chamam de NAVES-PROPULSADAS-A-EXPLOSÃO... Utilizariam MICROS E MACROS CANAIS ENERGÉTICOS como ELEVADORES CÓSMICOS... E fariam até mesmo: viagens interdimensionais.

    Decerto assim também deixariam de serem tolos... De viverem ridiculamente em média só 70 anos... E como eles, viveriam milênios... De serem DESENERGIZADOS facilmente por vírus mortais... De serem corroídos por diversos tipos de cânceres provocados por RADIAÇÕES TERMONUCLEARES... De serem infelizes... Ambiciosos: e extremamente caóticos.

    É lamentável, que eu que fiz e venho fazendo as MAIORES DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE TODOS OS TEMPOS, disponibilizando-as gratuitamente para todos os povos no meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS... Ainda encontre um tolo ararinha ao invés de JAGUAR... QI de ameba, que diz improcedentemente, que não sei de nada.

    Aguardem só mais um pouco, e pouquíssimos saberão, quem era o verdeiro MÚLTIPLO CIENTISTA, e quem de facto sabia das coisas: se eu, ou esses ACHISTAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zonifácio, o Sr ainda insiste naquela sua teoria maluca de que os pecadores são teleportados pra Vênus e os bons são teleportados pra Marte?
      Aqui no hospício tem um colega nosso, o Zé Minhoca, que tem umas ideias parecidas com as do Sr. Ele acha, por exemplo, que ele é perseguido por reptilianos que moram no interior da Terra, que é oca. E que existe uma cidade no centro da Terra, longe das ameaças dos lagartos intraterrenos, onde o supremo conselho da Terra dirige o futuro do planeta.
      Eu falei pra ele que não tem nenhum reptiliano morando dentro da Terra não. O único ser que vive dentro da Terra é o tatu, e comer tatu é bom, pena que dá dor nas costas. Mas ele não quer saber, ele diz que já viu os tais reptilianos e ponto.
      Vocês dois podiam fazer uma parceria, certeza que ia dar uma baita história bizarra.

      Excluir
  2. Zé Hospício, como o Sr. não é QI de ameba, explico-lhe:

    No caso de DESENERGIZAÇÃO DO MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS, processo que chamam popularmente de MORTE, não:

    Agora os COMBOS ENERGÉTICOS DE EV = ENERGIAS VITAIS que contém 3 energias, EM = ENERGIA MOTRIZ, EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA e ED.D = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO... COMBOS ENERGÉTICOS DE EV = ENERGIAS VITAIS que chamam primitivamente de ESPÍRITOS, que moviam os corpos-imagens-energéticas-atômicas-projetadas de ADOLF HITLER, JOSEF MENGELE, HIMMLER e outros demônios, humanos/desumanos:

    Decerto por merecimento, estão movendo outros corpos agora, não mais no 3° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR = INDEVIDAMENTE SISTEMA SOLAR que chamam erradamente de TERRA uma vez que TERRA apenas é uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são e não PLANETA...

    E sim de forma decaída que chamam demoníaca, movendo outros corpos-imagens-energéticas-atômicas-projetadas, no 2° ELEMENTO ORBITAL que como os antigos greco-romanos, os das religiões-ainda-a-desestagnar e ciências-ainda-a-avançar chamam indevidamente e enganosamente de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA... QUENTE COMO A ZORRA... LAMACENTO E BORBULHANTE... FEDORENTO A ENXOFRE... SUBMUNDO se comparado ao nosso que já não é lá essas coisas... UM VERDADEIRO INFERNO!

    O senhor que é minerin, outro dia disse meio dodin, que gostaria de fazer um churrasquin de leitãozin pururucadin, por lá, não foi mesmo?

    Sendo baiano, vizinho dos mineirins baianos cansadins, apreciador da deliciosa culinária mineira, dispenso seu convite, para esse baquete infernal!

    Se tu acessares meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, comprovarás que neste 3° RESET MACRO CÓSMICO ENERGÉTICO ATÔMICO que brevemente ocorrerá em todo MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO que religiosos-ainda-a-desestagnar e cientistas-ainda-a-avançar chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL... 3° RESET, que como o 2° registrado primitivamente e equivocadamente como DILÚVIO que não foi dado pelo tolo homem: Muitos daqui desse 3° ELEMENTO ORBITAL, decairão para lá também.

    Eu pretendo ser ELEVADO, como foi o genialíssimo SEM no 2°.

    Por isso que procriei:

    JUDEU BURRO NEM NASCE, VIRA ABORTO INVOLUNTÁRIO...

    Quanto ao que chamam de reptilianos, na verdade como também os que dizem que foram abduzidos por um grande LOUVA-DEUS, outros por GREYS na verdade INSETÓIDES de outros PLANETAS... Animais muito mais inteligentes e evoluídos que o pessoal da NASA ROSCOSMOS e OUTRAS, tanto é que visitam nosso PLANETA utilizando modernas NAVES NÃO PROPULSADAS A EXPLOSÃO... E sim por navegação e energia eletromagnética: de facto existem.

    Imagine um DRAGÃO DE COMODO como os que temos por aqui, muto mais inteligente que o Anônimo QI de ameba...

    Imaginou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde consta muto, gentileza considerar muito.

      Excluir
    2. Seu Bé Zonifácio,quando acabar a pandemia a gente faz um churrasco de reptiliano e frita uns greys como tira gosto, aí a gente chama o Sr e o Seu Cabeça de Beija Flor, vulgo Thoth3126. A gente convida o Comandante Ashtar tb, ele tá frequentando os Alcóolicos Anônimos agora.
      Mas agora não, só depois da pandemia. Tem que respeitar o isolamento social karay!
      O Sr podia aproveitar e ficar por aqui no hospício mesmo, aqui tem bastante coisa pra fazer incríveis descobertas de mudar o nome do que já tem nome. Por exemplo, TECIDO ALGODÔNICO MANGOULTRACOMPRIDO AMARRÁVEL REVERSO, erradamente chamado de CAMISA-DE-FORÇA.

      Excluir
    3. "TECIDO ALGODÔNICO MANGOULTRACOMPRIDO AMARRÁVEL REVERSO, erradamente chamado de CAMISA-DE-FORÇA."
      ����������������������

      Excluir
    4. Chorei de rir aqui

      Excluir
    5. O riso nesse momento de tristeza e pandemia, não tem preço.

      Esse Zé Hospício, é doidin, doidin.

      O único certo desse GALERIA DO METEORITO sou eu, também genialíssimo, e bonito.

      Minha lindíssima esposa diz:

      Quem tem marido feio, é coruja.

      Excluir
  3. Pergunta dirigida apenas aos que possuem QI, acima de 200:

    Devo deixar de comentar aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De novo perguntando isso? Se quer atenção, amarra uma melancia no pescoço.

      Excluir
    2. Só um anjo decaído. diria algo assim.

      Excluir
    3. Leitor antigo do Blog2 de agosto de 2020 às 01:39

      Em resposta á Jose Bonifácio, digo que não. Seus comentários de fato sempre acrescentam as matérias aqui publicadas, é sempre bom conhecer diferentes ângulos.

      Excluir
  4. Leitor antigo do blog; É por isso que gosto do conceituado site GALERIA DO METEORITO. Porque além de pertencer a um cara genialíssimo e imparcial como o RICHARD, também é lido e comentado, por pessoas genialíssimas como você.

    E sendo assim, tenho aprendido muito também.

    ResponderExcluir
  5. Sr Boni, no oitavo parágrafo, na última linha o sr cometeu um grave erro de chamar O 3o Elemento Orbital de planeta........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão do Tonho? Preferência pela Raquel ou Rutinha?

      Em se tratando do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que como os antigos, os das ciências-ainda-a-avançar, costumam erradamente também chamar, de SISTEMA SOLAR:

      Nosso PLANETA-H3 e não TERRA porque TERRA é apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA:

      É mesmo o 3° ELEMENTO ORBITAL Eduardo da Lua que também não é Lua, e sim o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO, que ESTABILIZA a ROTAÇÃO e CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA.

      Repasse isso também, para JULIETA.

      Excluir
  6. kkkkkkkk
    Quem tem marido feio é coruja....
    Olha, quem vê esses comentários, não acredita que estamos num dos melhores sites de astronomia do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já era o melhor site de astronomia do país, com a minha chegada, tornou-se o melhor do PLANETA!

      Excluir