Lua Negra - a verdade sobre esse fenômeno

O que é a Lua Negra

Qual a diferença de uma Lua Nova comum e uma Lua Negra? E quando acontece uma Lua Negra?

Muito se fala por aí da 'Lua Negra', mas afinal o que é isso? Ela interfere nas observações do céu?...


De tempos em tempos a internet parece se empolgar com alguma coisa "diferente". Pode ser um fenômeno raro como a Lua Azul, ou algum asteroide que ganha destaque por qualquer razão e vira motivo de preocupação infundada.

E a mais nova mania é falar da 'Lua Negra'! Sim, já falamos aqui da Lua Azul, que ganhou destaque algum tempo atrás, da Lua de Sangue, que sempre vira assunto em época de eclipses e agora surge um "novo" tipo de Lua que confunde muita gente...


Mas afinal, o que é a Lua Negra?

Bem, existe alguma confusão nessa história, e dependendo do tipo de conceito, a Lua Negra pode acontecer nas seguintes situações:

  1. A 2ª Lua Nova em um mesmo mês;
  2. A 3ª Lua Nova em uma estação com 4 Luas Novas (o que acontece a cada 33 meses);
  3. Quando temos 2 Luas Cheias (também chamadas de 'Luas Azuis') em Janeiro ou Março, não acontece Lua Cheia em Fevereiro (O que aconteceu em 2018, e ocorre a cada 19 anos, sendo a próxima em 2037). Nesse caso a Lua "apagada" (Lua Nova) em Fevereiro também é conhecida em algumas partes do mundo como 'Lua Negra',
  4. Quando não acontece Lua Nova em Fevereiro ( o que como no caso acima, também ocorre a cada 19 anos), temos duas Luas Novas em Janeiro e duas em Março - a próxima desse tipo acontecerá em 2033, sendo que a última ocorreu em 2014. 

Como podemos perceber, o conceito de Lua Negra pode ser muito confuso, e tem significados diferentes em diversas culturas e religiões.


Na prática vale a regra da Lua Azul (que é a segunda Lua Cheia em um mesmo mês), mas em algumas circunstâncias especiais as coisas podem ser interpretadas de maneira diferente, por exemplo: normalmente temos 3 Luas novas no período de inverno, e isso é normal. Mas quando acontece a quarta Lua nova na mesma estação (neste caso, inverno), a terceira Lua Nova (e não a quarta) também é conhecida como Lua Negra (este evento só ocorre a cada 33 meses).


A Lua Negra tem aparência diferente?

Lua Negra - Lua Nova

Se você estava esperando por algum tipo de fenômeno diferente, que pudesse mudar a aparência da Lua... bem, infelizmente pra você isso não acontece. A Lua não fica diferente, nem maior, nem mais escura, nem nada. Trata-se apenas de mais uma fase de Lua Nova mesmo - a Lua que não vemos, inclusive.

De acordo com aquele conceito mais amplo, a única Lua Negra de 2020 aconteceu no dia 18 de agosto, por volta das 23:40. As próximas devem ocorrer em 30 de Abril de 2022 (em algumas partes do mundo por conta do fuso horário), e depois em 19 de maio de 2023!


Já a próxima Lua Negra de Fevereiro, de acordo com aquele conceito que descrevemos acima com ciclos de 19 anos, deve acorrer só em 2037.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
19/08/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário