Novo estudo diz mais uma vez que 'Oumuamua pode mesmo ser uma nave alienígena

oumuamua nave alienigena - avi loeb

O primeiro objeto interestelar já confirmado continua rodeado de mistérios


Descoberto em 2017, o objeto interestelar 'Oumuamua, posteriormente intitulado 1I/ 'Oumuamua ganha, mais uma vez, as manchetes de jornais científicos. Com sua trajetória hiperbólica (extremamente alongada), e aceleração variável, 'Oumuamua já foi considerado asteroide, cometa, planetoide arremessado de outro sistema, mas a teoria da nave alienígena, proposta por Avi Loeb, astrofísico da Universidade de Harvard, continua sendo a mais polêmica.


E agora, um novo estudo publicado na revista The Astrophysical Journal Letters, liderado novamente por Avi Loeb, reafirma: "Oumuamua era mesmo uma nave alienígena". Loeb discorda ainda do estudo anterior, que dizia que 'Oumuamua poderia ser um iceberg interestelar.

De acordo com os cientistas que lideraram o estudo, a aceleração pelo hidrogênio molecular (proposta no estudo anterior) não seria possível, já que, de acordo com Loeb, "isso não funciona na realidade". De acordo com ele, um iceberg de hidrogênio molecular não sobreviveria ao meio interestelar, pois mesmo a radiação baixa de estrelas distantes já seria suficiente para derreter o objeto.


A ideia da vela solar, utilizada inclusive na missão LightSail 2, pode explicar perfeitamente a aceleração bizarra observada em 'Oumuamua.

Talvez nunca saberemos de fato o que era 'Oumuamua, uma vez que este objeto interestelar já foi embora, e provavelmente nunca mais irá voltar nas cercanias do Sistema Solar. Mas uma coisa é certa: este assunto está longe de sair de cena, pois além de se tratar do primeiro objeto interestelar confirmado em nosso próprio Sistema, a ideia de naves alienígenas fazendo viagens pela Galáxia é realmente empolgante.



Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
25/08/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. De tanto os ACHISTAS acharem, uma hora acharão...

    ResponderExcluir
  2. O problema é que não fizeram muito esforço para ver do que se tratava, e agora ele convenientemente foi embora.

    ResponderExcluir
  3. Karay esse Oumuamua tá rendendo umas histórias bem loucas! Mesmo que seja, por assim dizer, "apenas" um pedaço de rocha, já é muito empolgante imaginar que um pequeno pedaço de um outro sistema estelar nos visitou.
    Pessoalmente, creio que essa seja mesmo a natureza do Oumuamua - um pequena rocha interestelar que nos visitou. É claro que a ideia de uma nave alienígena é muuuuito mais interessante, mas parece ser também a menos provável. Talvez, nunca saberemos com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Um dia seremos visitados, mas eu vou me refugiar no lado oculto da Lua

    ResponderExcluir