Asteroide do tamanho de 2 Pirâmides do Egito vai passar perto da Terra em 6 de setembro de 2020

asteroide 2010 FR - tamanho de piramide do egito

O gigante asteroide (465824) 2010 FR promete uma grande aproximação com nosso planeta. Mas há risco de colisão?

Aqui em nosso site sempre acompanhamos qualquer asteroide que faz sua máxima aproximação com a Terra. E é um tanto raro que esses objetos sejam maiores do que 10 ou 20 metros. Mas agora as coisas são bem diferentes: temos a caminho um asteroide que, caso colidisse com nosso planeta, poderia causar estragos épicos!


Com um tamanho estimado em 170 metros de diâmetro, ele é um recordista. Pra termos uma ideia isso dá quase 2 Pirâmides de Gizé! Vale lembrar que essa pirâmide é a maior de todas, também conhecida como "Grande Pirâmide do Egito".

Mal podemos imaginar o que aconteceria se ele realmente colidisse com nosso planeta, mas segundo os cálculos de especialistas, não existe perigo de colisão, e o gigante asteroide deve passar a uma distância segura, de cerca de 0.05 UA (Unidade Astronômica).


Uma UA equivale a distância média entre a Terra e o Sol, cerca de 150 milhões de quilômetros. Então o gigante passará a mais de 7 milhões de quilômetros de distância. Algo que nos dá bastante margem de segurança para afirmar que ele não deve ser um risco. 

Vale lembrar que a Lua está a cerca 400 mil quilômetros da Terra, o que significa que o asteroide  (465824) 2010FR vai passar 17 vezes a distância da Lua.

Descoberto em 18 de março de 2010 pelo Observatório Catalina Sky Survey, no Arizona, EUA, esse grandalhão é um visitante bem regular de nossas cercanias, fazendo aproximações regulares entre 2 e 5 anos, aproximadamente.

asteroide 2010 FR em sua máxima aproximação com a Terra
Gráfico mostra posição do asteroide 2010 FR no momento de sua máxima aproximação com a Terra,
em 06 de Setembro de 2020.
Créditos: NASA / SBDB / JPL

Sim, o asteroide 2010FR parece ser bem "apegado" ao nosso planeta, e isso não deve mudar tão logo, pelo menos até o ano de 2197. Pelo menos foi até essa data que os cientistas já calcularam suas máximas aproximações, e até lá devemos estar seguros! 

Sua última máxima aproximação foi em 15 de marco de 2016, e depois do dia 6 de setembro de 2020 ele ainda deve fazer novas aproximações, em 21 de março de 2022, 30 de julho de 2025, 11 de setembro de 2026 e seguir com tais aproximações regulares indefinidamente. Mas só em 12 de março de 2110 ele deve passar mais próximo do que agora, chegando a 0.018 UA (pouco menos de 3 milhões de quilômetros).

E caso você esteja se perguntando se será possível observar o gigante asteroide (465824) 2010 FR a olho nu, bem... saiba que não! Só grandes telescópios ou observatórios poderão vê-lo e acompanhar sua máxima aproximação.

Embora ele seja mesmo gigantesco, para os padrões do Universo ele é só um pedregulho, e como vai passar cerca de 17 vezes mais distante que nossa própria Lua, aí fica difícil... 

E antes de ficar triste, lembre-se: embora seja apenas um pedregulho no Universo, para nosso planeta ele poderia ser um perigo enorme. Então ele passar assim bem longe é uma boa notícia, não é mesmo?!



Imagens: (capa-NASA/divulgação) / NASA / SBDB / JPL / divulgação
02/09/2020



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Wonder If i can see it from here.

    https://aab-edu.net/

    ResponderExcluir
  2. Putzgrila, o trem é dos grandes mesmo! É maior até do que o tamanho estimado para o bólido que originou o evento Tunguska! Eu que não queria estar na reta de uma pedra, digo, um aerolito desses.

    Essa história de pirâmide de Egito com certeza deve ter animado nosso amigo Cabeça de Passarinho, mais conhecido como Thoth3126. O cara é fissurado em pirâmides! Certeza que ele vai inventar alguma história mirabolante lá no site dele.

    ResponderExcluir