Grande Asteroide estranho perto de Vênus pode mudar o que sabemos sobre asteroides próximos

asteroide 2020 AV2

Essa rocha espacial não se encaixa nas regras que conhecemos e pode mudar os parâmetros sobre asteroides próximos da Terra...

Um gigante asteroide de 2 km bem próximo da órbita de Vênus pode mudar muita coisa sobre essas rochas espaciais. Trata-se do asteroide 2020 AV2, cujo afélio (momento quando está mais distante do Sol) é de apenas 0.65 UA (Unidade Astronômica).


Como podemos ver, esse "vizinho" de Vênus está realmente muito perto de nossa estrela, mas qual seria o problema, e por que ele é "estranho" afinal?...

Bem, o problema e a estranheza é a seguinte: de acordo com nossos modelos de formação do Sistema Solar, não deveria existir um asteroide tão grande e tão próximo do Sol, pelo menos nada maior do que 1 km!


Isso significa que o asteroide 2020 AV2 deveria ser um visitante passageiro, mas esse não é o caso, já que ele está em uma órbita bem estável, que não deve mudar dentro de muito tempo, o que o caracterizaria como uma rocha proveniente do nosso próprio sistema. 

Asteroide 2020 AV2
Imagens do asteroide Asteroide 2020 AV2.
Créditos: Wing-Huen Ip

Mas vale ressaltar mais uma vez: em nosso sistema solar interior não deveria haver nenhum asteroide com mais de 1 km.

Outra pista: dados observacionais do telescópio Keck indicam que o asteroide 2020 AV2 é composto basicamente por silicato do tipo S, material que é muito comum até os limites da órbita de Júpiter, o que revela que ele não é proveniente do cinturão externo.


Segundo os autores do estudo liderado pelo Dr. Wing-Huen Ip, professor de astronomia da Universidade Central de Taiwan, ele pode fazer parte de rochas formadas na região de Mercúrio, onde "grandes asteroides poderiam ter se formado e sobrevivido em escalas de tempo da idade do Sistema Solar”, explicaram os autores do estudo.


Vale lembrar que o estudo sobre esse asteroide ainda aguarda revisão no 'arxiv.org' para ser publicado, e portanto confirmado. Então ainda não é possível "bater o martelo" sobre a origem desse gigante vizinho de Vênus.



Imagens: (capa-ilustração) / Wing-Huen Ip /divulgação
18/09/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário