Alinhamento Sol - Terra - Marte acontece hoje 13 de Outubro de 2020

alinhamento sol terra e Marte - oposição de Marte

Entenda como e quando acontece a oposição de Marte, e participe também da nossa live especial


A chamada "oposição" acontece com Marte a partir de nossa perspectiva da Terra a cada 778 dias, ou 2 anos, 1 mês e 18 dias. Pense que a Terra e Marte são como dois carros de corrida em pistas circulares. No centro dessas pistas fica o Sol, e como a Terra está mais próxima dele, ela viaja mais rápido, completando uma volta completa a cada 365 dias. Marte está mais longe do Sol e leva mais tempo, 687 dias. Ou seja, quando a Terra completa 1 volta ao redor o Sol, Marte ainda está quase que no meio do seu percurso.


Por conta dessa configuração entre Terra-Marte, o Planeta Vermelho fica visualmente maior para nós observadores, principalmente se tivermos um bom telescópio à nossa disposição.


Entenda a Oposição

No dia da oposição (13 de outubro de 2020), Sol, Terra e Marte formarão uma linha reta entre eles, porém, a máxima aproximação do Planeta Vermelho com a Terra já aconteceu há alguns dias. Mas como isso é possível?

Bom, alguns planetas, como Vênus e Terra, seguem caminhos ao redor do Sol que são círculos quase que perfeitos. Outros planetas, como Mercúrio e Marte, seguem órbitas mais elípticas, chamadas órbitas excêntricas. Por conta da excentricidade da órbita de Marte, o dia em que ele está mais próximo da Terra pode ser diferente do dia de sua oposição.

Alinhamento Sol - Terra - Marte - Solar System Scope
Alinhamento Sol - Terra - Marte - que acontece hoje, 13 de Outubro de 2020.
Créditos: Solar System Scope

Por conta disso, temos oposições de Marte chamadas de 'fávoráveis' e de 'desfavoráveis'. Quando a Terra alcança Marte quando ele está próximo do periélio (ponto mais próximo do Sol), como fez em agosto de 2003, temos uma oposição favorável. Mas quando a Terra passa por Marte quando ele está perto de afélio (ponto mais longe do Sol), como fez em março de 2012, temos uma oposição muito desfavorável.

Mas quanta diferença isso faz? Em março de 2012 , Marte ficou a cerca de 100,9 milhões de quilômetros da Terra. Mas em agosto de 2003, ele ficou apenas 55,8 milhões de km de distância da Terra.


Observe com Telescópio

De um ponto de vista prático, Marte aparece como um objeto muito pequeno na maioria dos telescópios amadores. As imagens detalhadas que você vê online são quase sempre feitas pela combinação de centenas de quadros individuais por um processo chamado de empilhamento, o que minimiza o "ruído" causado pela turbulência da atmosfera da Terra.

Para ver detalhes do Planeta Vermelho através de um telescópio, você vai precisar de muita paciência, e devemos esperar os raros momentos quando a atmosfera da Terra se estabiliza, permitindo que os pequenos detalhes de sua superfície sejam revelados. Os observadores mais pacientes, no entanto, conseguem observar com mais clareza a calota polar de Marte e os traços de suas diferenças sutis de terreno. Se você deseja então se aventurar na astrofotografia, multiplique sua paciencia por três... mas o prêmio final, com certeza vai valer muito a pena.

Participe da live onde falaremos sobre a oposição de Marte e mais alguns assuntos super interessantes do mundo astronômico!

A transmissão ao vivo acontece hoje, 13 de outubro, a partir das 22h00 pelo horário de Brasília, em nosso canal no YouTube (também disponível logo abaixo).


Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho e receba as notificações de vídeos novos.

Bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-Solar System Scope) / Solar System Scope / divulgação
13/10/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário