Estrela de onde saiu o 'Sinal Wow' pode ter sido finalmente descoberta!

descoberta origem do sinal wow

Desde 1977 o Sinal Wow intriga o mundo. Agora parece que descobrimos de onde ele veio!


Desde 15 de agosto de 1977, quando o Big Ear Radio Telescope detectou um sinal forte vindo do espaço, com duração de 72 segundos, a comunidade científica enfrenta um mistério.


O sinal era tão poderoso e incomum que Jerry Ehman, o astrônomo que analisou a detecção, anotou no papel onde os dados foram impressos a palavra "Wow!", (Uau! em português). 
E desde então esse evento acabou ficando conhecido como 'WoW! Signal', ou 'Sinal Wow!'.

Foi de fato algo tão sem precedentes, que o diretor do observatório, John Kraus, usou exatamente esse termo ao escrever sobre o assunto para Carl Sagan, na época.

Vale ressaltar que, embora pesquisadores tenham tentado incansavelmente encontrar outro sinal desse tipo, nunca mais algo assim foi detectado até os dias de hoje, o que torna tudo ainda mais enigmático. 

Por isso tudo alguns pesquisadores acreditaram (e muitos ainda acreditam) que esse poderia ser um sinal vindo de uma civilização alienígena tecnologicamente evoluída, mas são muitos os mistérios.

Antigo Observatório Big Ear em Ohio EUA
Antigo Observatório Big Ear em Ohio, nos EUA.
Créditos: divulgação

O maior deles provavelmente é que ninguém até os dias atuais conseguiu encontrar a fonte dessa emissão, mesmo depois de 30 anos de pesquisa e investigação, nada, nenhuma pista sequer!... Até agora!

Alberto Caballero é um astrônomo amador que resolveu usar dados de um mapa espacial 3D para refazer a busca pela estrela misteriosa que gerou o 'Sinal Wow', e ao que parece, ele pode ter resolvido o mistério!

O mapa em questão foi produzido com os dados do Gaia, um observatório espacial da ESA (Agência Espacial Europeia) que analisa a composição, formação e evolução de nossa galáxia em um mapa tridimensional.


A ideia é criar o mapa galáctico mais detalhado já feito, permitindo pesquisas sobre a estrutura e movimentos que ocorrem na galáxia. 

O Gaia já investigou mais de 1,3 bilhão de estrelas, o que permitiu, dentre muitas outras coisas, também descobrir e rastrear asteroides.

E foi justamente esse mapa que o astrônomo amador Alberto Caballero decidiu usar para tentar encontrar a misteriosa fonte do 'Sinal Wow'. E ele parece ter encontrado!

Depois de procurar por estrelas parecidas com o Sol na região do céu de onde o sinal teria vindo, Caballero encontrou apenas uma solitária candidata: a estrela 2MASS 19281982-2640123, localizada na constelação de Sagitário, a uma distância de 1.800 anos-luz.


Essa estrela não era conhecida antes dos dados revelados pelo Gaia e por isso Kraus e outros astrônomos nunca encontraram nada semelhante ao Sol por ali no passado.

Coincidência ou não, essa estrela é idêntica ao nosso Sol, com a mesma temperatura, raio e luminosidade, o que em tese permitiria a possibilidade de haver vida por lá.

Estrela do Sinal Wow - PanSTARRS
Estrela de onde possivelmente saiu o Sinal Wow
Créditos: PanSTARRS / divulgação

Claro que a descoberta é muito recente, e por isso mais estudos são necessários antes de podermos confirmar que o 'Sinal Wow' veio mesmo de lá.

Na realidade parece haver cerca de 66 outras estrelas naquela região, mas como o mapa ainda não está completo, ainda não é possível dar uma resposta definitiva.


Mas afinal por que procurar estrelas semelhantes ao Sol? A resposta é simples: a Terra é o único planeta que comprovadamente abriga vida, então se desconfiamos de um sinal que pode ter sido enviado por alguma forma de vida inteligente, seria natural começar a procurar em locais que se parecem com a Terra. 

E mesmo se o tal sinal tiver sido consequência de qualquer outro tipo de fenômeno cósmico, a pesquisa de Caballero ainda será útil por revelar novas estrelas encontrada pelo Gaia que não constavam em catálogos anteriores.

De qualquer forma agora temos ao menos uma boa pista de onde pode ter vindo o misterioso 'Sinal Wow', e novas pesquisas poderão nos trazer dados ainda mais empolgantes.



Imagens: (capa-divulgação) / PanSTARRS / divulgação
23/11/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

9 comentários:

  1. Os cientistas deveriam acrescentar a esta resposta: -"A Terra é o único planeta que comprovadamente abriga vida"-, uma outra afirmação: -"Como a conhecemos"-, não acham?

    ResponderExcluir
  2. De qualquer forma, muito interessante a matéria, já temos uma pista por onde começarmos a eterna busca.

    ResponderExcluir
  3. O sinal WOW não era por causa de dois cometas que os astrônomos não tinham descoberto ainda naquela época? Os cometas eram P/2008 Y2 (Gibbs) e 266/P Christensen.

    ResponderExcluir
  4. "A temperatura média do gás em todo o Universo aumentou mais de dez vezes nos últimos dez bilhões de anos, atingindo atualmente 1999726,85 graus Celsius, segundo aponta novo estudo".

    "As nossas novas medições fornecem uma confirmação direta do trabalho de Jim Peebles, que expôs a teoria de como a estrutura de larga escala se forma no Universo", afirmou Yi-Kuan Chiang, autor principal do artigo e pesquisador do Centro de Cosmologia e Física Astropartículas da Universidade de Ohio, EUA".

    COMENTAMOS E ALERTAMOS PELA ÚLTIMA VEZ:

    ALERTA AOS GOVERNANTES NAÇÕES E POVOS.

    Eu que cientificamente venho acertando todas, acertei mais uma, quando no meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, há muito espaço-tempo-i, DESCOBRI, AFIRMEI e PROVEI, que já vivíamos não só um AQUECIMENTO GLOBAL, e sim também, UM AQUECIMENTO MACROCÓSMICO!

    Tenho alertado o mundo que se diz científico, que nos encontramos bem próximos e deveríamos nos preparar adequadamente, para a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA, que será responsável pelo realinhamento total das órbitas planetárias, que mudará tudo para todos os SERES ELEMENTARES, inclusive para todos nós SERES ELEMENTARES H3 que habitamos o 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL, e ainda possuímos nossos corpos, compostos também pela 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA.

    Ou seja:

    Ao contrário do que sempre disseram, não será NIBIRU que chamam também de SEGUNDO SOL, que realinhará as órbitas dos PLANETAS, e sim a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA bem próxima de ocorrer, que numa forma porém MACRO, é o mesmo processo que fazem elementos atômicos mudarem de órbita, dentro do micro modelo energético atômico termonuclear "átomo"... Se considerarmos que o nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente e indevidamente de SISTEMA SOLAR, incontestavelmente, um MACRO ÁTOMO é.

    Não foi eu quem disse que o nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR ( PRIMITIVAMENTE E INDEVIDAMENTE NOSSO SISTEMA SOLAR ), um MACRO ÁTOMO era. Foram os genialíssimos NIELS BOHR, e NIKOLA TESLA. Eu apenas CONFIRMEI AFIRMEI e PROVEI.

    No micro modelo energético atômico termonuclear "átomo", micros desprojeções e reprojeções elementares orbitais atômicas, ocorrem em micros-espaços-tempos-i.

    Já no MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente e indevidamente de nosso SISTEMA SOLAR, em MACROS-ESPAÇOS-TEMPOS-I... Em MILHÕES e MILHÕES de anos.

    A 2° ocorrida numa época muito antiga de quase total desconhecimento científico e total desconhecimento do átomo, por ter sido precedida por fortes chuvas e grandes inundações, foi registrada equivocadamente, como DILÚVIO!

    Caso não haja preparação adequada para essa 3° que brevemente ocorrerá, bilhões de elementos que habitam o nosso PLANETA, inevitavelmente: vão se ferrar.

    Quem avisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sr. "Anônimo", finalmente aprendeu a resolver o captcha?

      Excluir
    2. Unknown; Não perco mais meu precioso tempo e inteligência, jogando pérolas aos porcos.

      Analfabetos das CIÊNCIAS AVANÇADAS, sobre o que DESCOBRI ARIRMEI e PROVEI, mesmo daqui há 2.000 anos se espaço-tempo-i houvesse, não entenderiam nada.

      Tem um papagaio tecladista aí que se identifica como Anônimo, copiando comentários anteriores que fiz, e postando em publicações do conceituado GM.

      Não sei se é o mesmo Anônimo QI de ameba que comenta aqui, que é um tolo, que deveria preocupar-se com seríssimas e brevíssimas ocorrências ainda no finalzinho de 2020, e no mais tardar 2021.

      Mas ninguém deve se preocupar, pois o pessoal das ciências-ainda-a-avançar, previamente, tudo vai notificar.

      Excluir
    3. Pérola aos porcos não, porque pérola é o nome que os das ciências atrasadas tolamente dão à MICROESFERA OCEANOGÊNICA OSTRAPRODUZIDA. Sem falar que diferente desses puros achistas eu afirmei e provei que porco nada mais é que o SUÍNO NARIZDETOMADOLÓGICO TOUCINHOPRODUTOR.
      Mas em breve vai acontecer a GRANDE VIRADA CULTURAL DE SÃO PAULO quando os bons vão ser teletransportados pra Vênus e os maus vão morar no Acre junto com os velicirraptores. Quem avisa...QI de ameba é! Não é a toa que os marcianos visitam o meu perfil no Twitter pra aprender sobre as últimas descobertas na área do Tubaronismo, que recebi automaticamente depois que um tijolo caiu na minha cabeça e eu passei a ter um QI dez vezes maior que o do Visconde de Sabugosa.
      Ô Anônimo, volta aqui, Anônimo! Olha eu falando abobrinha Anônimo! Fala que você é meu fã, vai Anônimo!

      Excluir
    4. Kkkkkkkk quanta criatividade. Pensei que esse senhor ja havia desistido do site. Fiquei fora por bastante tempo (estive desprojetado quanticamente na projeção da terceira dimensão blablabla) vou voltar mais vezes... Cada vez mais fica engraçado.

      Anônimo F.

      Excluir