NASA encontra pedaços do asteroide Vesta em Bennu - como foram parar lá?

pedaços do asteroide vesta em bennu

A novela do Asteroide Bennu acaba de ganhar mais um capítulo: teria ele esbarrado no asteroide Vesta um dia?

Bennu é um asteroide bem grande, medindo cerca de 490 metros de diâmetro (tamanho de cinco campos de futebol).


Por sua ínfima chance de atingir a Terra (cerca de uma em 2,7 mil) entre os anos de 2175 e 2196, ele também ficou conhecido como "Asteroide do Fim do Mundo".

E também por isso, acabou se tornando "famoso", ganhando uma missão pra chamar de sua: a 'OSIRIS-REx', que o estuda bem de perto desde o início de 2018. E isso dá a Bennu também um outro recorde: ele é o menor objeto já orbitado por uma espaçonave.


A OSIRIS-REx está programada para chegar de volta à Terra com o material coletado da superfície de Bennu em 2023.

Nesse meio tempo a sonda investigou os melhores locais pra aterrisagem tirando muitas fotos. E as imagens permitiram ainda outra descoberta: Bennu está coberto de material que seria proveniente do Gigante Vesta.

Pedaços do asteroide Vesta encontrado em Bennu
Pedaços do asteroide Vesta encontrado em Bennu.
Créditos: NASA / University of Arizona

"Encontramos seis rochas com tamanhos de cinco a quatorze pés - cerca de 1,5 a 4,3 metros - espalhadas pelo hemisfério sul de Bennu e perto do equador. Essas pedras são muito mais brilhantes do que o resto de Bennu e combinam com o material de Vesta", afirmou Daniella DellaGiustina, cientista líder em processamento de imagens do Osiris-Rex

Mas como esse material foi parar em Bennu? Uma hipótese é que Bennu tenha se originado de um asteroide "vestoide", ou seja: um fragmento de Vesta.

Outra possibilidade seria que as pedras vieram do asteroide mãe de Bennu, mas isso é pouco provável.


"Um impacto necessário para derreter material suficiente e criar grandes rochas de piroxênio seria tão significativo que teria destruído o corpo mãe de Bennu. Então, a equipe descartou esses cenário e, em vez disso, considerou outros asteroides ricos em piroxênio que poderiam ter implantado este material em Bennu ou em sua 'mãe' ", afirma um comunicado da NASA.

Outras teorias alegam que Bennu poderia ter se originado em outra parte do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, que abriga pelo menos dois tipos de asteroides carbonáceos que poderiam compor a rocha original da qual Bennu se originou.


Ainda assim o mistério permanece. E afinal, por que só pedaços de Vesta foram encontrados? Para os pesquisadores, esses vestoides provavelmente vieram das bacias de impacto de Veneneia e Rheasilvia (as maiores crateras de Vesta), que foram criadas a cerca de 2 bilhões de anos.

Por enquanto a melhor aposta é aguardar as amostras que serão trazidas pela OSIRIS-REx. Com certeza elas nos darão, no mínimo, pistas valiosas sobre esse enigma.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / University of Arizona
13/11/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. ALERTA! Acabaram de noticiar:

    "A temperatura média do gás em todo o Universo aumentou mais de dez vezes nos últimos dez bilhões de anos, atingindo atualmente 1999726,85 graus Celsius, segundo aponta novo estudo".

    "As nossas novas medições fornecem uma confirmação direta do trabalho de Jim Peebles, que expôs a teoria de como a estrutura de larga escala se forma no Universo", afirmou Yi-Kuan Chiang, autor principal do artigo e pesquisador do Centro de Cosmologia e Física Astropartículas da Universidade de Ohio, EUA".

    COMENTAMOS E ALERTAMOS PELA ÚLTIMA VEZ:

    ALERTA AOS GOVERNANTES NAÇÕES E POVOS.

    Eu que cientificamente venho acertando todas, acertei mais uma, quando no meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, há muito espaço-tempo-i, DESCOBRI, AFIRMEI e PROVEI, que já vivíamos não só um AQUECIMENTO GLOBAL, e sim também, UM AQUECIMENTO MACROCÓSMICO!

    Tenho alertado o mundo que se diz científico, que nos encontramos bem próximos e deveríamos nos preparar adequadamente, para a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA, que será responsável pelo realinhamento total das órbitas planetárias, que mudará tudo para todos os SERES ELEMENTARES, inclusive para todos nós SERES ELEMENTARES H3 que habitamos o 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL, e ainda possuímos nossos corpos, compostos também pela 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA.

    Ou seja:

    Ao contrário do que sempre disseram, não será NIBIRU que chamam também de SEGUNDO SOL, que realinhará as órbitas dos PLANETAS, e sim a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA bem próxima de ocorrer, que numa forma porém MACRO, é o mesmo processo que fazem elementos atômicos mudarem de órbita, dentro do micro modelo energético atômico termonuclear "átomo"... Se considerarmos que o nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente e indevidamente de SISTEMA SOLAR, incontestavelmente, um MACRO ÁTOMO é.

    Não foi eu quem disse que o nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR ( PRIMITIVAMENTE E INDEVIDAMENTE NOSSO SISTEMA SOLAR ), um MACRO ÁTOMO era. Foram os genialíssimos NIELS BOHR, e NIKOLA TESLA. Eu apenas CONFIRMEI AFIRMEI e PROVEI.

    No micro modelo energético atômico termonuclear "átomo", micros desprojeções e reprojeções elementares orbitais atômicas, ocorrem em micros-espaços-tempos-i.

    Já no MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente e indevidamente de nosso SISTEMA SOLAR, em MACROS-ESPAÇOS-TEMPOS-I... Em MILHÕES e MILHÕES de anos.

    A 2° ocorrida numa época muito antiga de quase total desconhecimento científico e total desconhecimento do átomo, por ter sido precedida por fortes chuvas e grandes inundações, foi registrada equivocadamente, como DILÚVIO!

    Caso não haja preparação adequada para essa 3° que brevemente ocorrerá, bilhões de elementos que habitam o nosso PLANETA, inevitavelmente: vão se ferrar.

    Quem avisa?

    ResponderExcluir
  2. Não teria Bennu passado em uma esteira de detritos do asteroide Vesta?

    ResponderExcluir