O Sistema Solar tem forma de 'Croissant Murcho' segundo informações da NASA

sistema solar tem formato de croissant murcho

Nosso Sistema Solar aparentemente tem um formato bem diferente do que poderíamos imaginar...

Quando pensamos no Espaço, logo lembramos daquelas figuras didáticas, com formas circulares, onde tudo parece bem simétrico e "redondo". Mas aparentemente na vida real as coisas são bem diferentes...


Antes se pensava que nosso Sistema e sua Heliosfera teria o formato de um cometa, com cauda e tudo, quando visto de grande distância.

Mas de acordo com um recente comunicado, a NASA afirma que nosso Sistema Solar parece ser mais parecido com um "Croissant Murcho"!

sistema solar com forma de croissant murcho
Modelo atualizado mostra que a heliosfera (em amarelo) tem formato de croissant murcho.
Créditos: Opher et al.

Para chegar a essa conclusão surpreendente, cientistas analisaram dados das sondas Voyager 1 e 2, da missão Cassini e até da New Horizons.

Vale lembrar que as missões Voyager, lancadas a mais de 40 anos atrás, já estão além da heliopausa (os limites da influência do Sol), e são os objetos mais distantes que a humanidade já conseguiu lançar.


Esse formato exótico seria consequência de forças complexas de dentro e de fora da heliosfera, principalmente das interações entre partículas ionizadas e diferentes temperaturas que contrastam e interagem com os íons.

"Se você tem líquidos quentes e frios, e os coloca no Espaço, eles não irão se misturar, eles se comportarão mais separadamente. O que nós fizemos foi separar esses dois componentes do vento solar e modelar a forma 3D resultante da heliosfera. Já que os íons dominam a termodinâmica, tudo é muito esférico. Mas como eles deixam o sistema muito rapidamente além do choque final, toda a heliosfera murcha." Explicou o pesquisador da NASA e professor de astronomia Merav Opher, da Universidade de Boston.


É importante destacar que nossa heliosfera nos protege da radiação cósmica, permitindo que a vida seja possível em nosso Sistema Solar. Quanto mais aprendemos sobre ela, mais podemos compreender sobre a possibilidade de vida em outros planetas e sistemas, e sobre nosso próprio quintal cósmico.


Imagens: (capa-Opher et al.) / Opher et al. / divulgação
16/11/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

8 comentários:

  1. Que coisa mais horrorosa!

    ResponderExcluir
  2. AveMaria, parece um filhote de Dragão visto no bucho da Dragoa

    ResponderExcluir
  3. Estava almoçando e vi essa imagem, embrulhou até o estômago. Acho que nunca mais vou querer ver isso ou um croissant novamente.

    ResponderExcluir
  4. Foi o que minha esposa disse sobre meu Y&3!2§ na lua de mel bodas-de-bronze

    ResponderExcluir
  5. Foi o que minha esposa disse sobre meu Y&3!2§ na lua de mel bodas-de-bronze

    ResponderExcluir
  6. O Universo é lindamente estranho! Sempre! Medir o Universo com a régua dos nossos anseios é só mais uma forma de antropocentrismo!

    ResponderExcluir