Último elemento fundamental para a vida foi finalmente encontrado em cometa

elemento fundamental para a vida encontrado em cometa

Cientistas acreditam que os cometas tenham semeado a vida na Terra, mas faltava esse ingrediente na "receita". Agora não falta mais!

Já há bastante tempo a ciência desconfia que os cometas tenham semeado a vida na Terra.  Sim, eles têm quase todos os ingredientes pra isso, mas faltava um que nunca tinha sido encontrado antes, o que fazia com que as coisas não encaixassem como deveriam...


A sigla 'CHONPS' é o que os cientistas consideram a "receita da vida", ou seja: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Enxofre.

O primeiros 4 elementos são encontrado até mesmo em asteroides, já os cometas tinham 5 deles, mas faltava o Fósforo... Até agora!

Mosaico de quatro imagens obtidas pela câmera de navegação (NAVCAM) da sonda espacial Rosetta em 19 de Setembro de 2014, a uma distância de 28,6 km do núcleo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko
Mosaico de quatro imagens obtidas pela câmera de navegação (NAVCAM) da sonda espacial Rosetta em 19 de Setembro de 2014, a uma distância de 28,6 km do núcleo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
Créditos: ESA / Rosetta / NAVCAM

Um estudo gerenciado pela Universidade de Turku, na Finlândia, descobriu que os instrumentos da sonda Rosetta conseguiram sim coletar alguns íons de fósforo e flúor junto com a poeira da coma do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.


A descoberta faz agora com que as teorias de que a vida tenha  sido semeada por cometas ganhem mais força, já que não falta mais nenhum ingrediente na receita!


Claro que ainda precisaremos de novas pesquisas para confirmar o fósforo em outros cometas, mas pelo menos agora a conta parece fechar.


Imagens: (capa-ESA) / ESA / Rosetta / NAVCAM / divulgação
30/11/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

22 comentários:

  1. Era só o que faltava. Eu consigo farinha de fósforo, torrando ossos e triturando. Mas há outros meios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no hospício a gente rala os fósforos da cozinha pra isso. Pão feito com farinha de fósforo é uma delícia, pena que a maioria pega fogo quando a gente assa.

      Excluir
  2. Esse quadrado escrito "sair", cliquei sem querer, pensando em "publicar" e me deu um trabalhão pra voltar. Seria bom desativá-lo. Pra que serve, afinal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve para deslogar a sua Conta Google.

      Excluir
  3. Como em comentário no link abaixo informado, concernente matéria por este conceituado GM publicada:

    https://www.galeriadometeorito.com/2020/11/estrela-de-onde-saiu-o-sinal-wow-pode.html

    Quebrando mais uma um acordo que fiz entre Anônimo F, fui citado indevidamente pelo mesmo, mais uma vez:

    Volta aqui o JAGUAR, para perguntar aos que também são, mas se veem, e veem os demais brasileiros, apenas como ararinhas e sabiás.

    Zé Hospício, Astro Intruso, Anônimo F, Anônimo L, e demais:

    O que vocês acharam da mais recente confirmação científica efetuada por um grupo de cientistas italianos, que o que sempre chamaram como os antigos faraós primitivamente e indevidamente de DEUS SOL, seja um DESCOMUNAL REATOR TERMONUCLEAR, que pelo processo de fissão-nuclear, transforma HIDROGÊNIO em HÉLIO?

    E ainda que tal confirmação científica, tratava-se da PRIMEIRA VEZ.

    Digo confirmação científica, porque se vocês acessarem o link abaixo deste mesmo conceituado site GALERIA DO METEORITO:

    https://www.galeriadometeorito.com/2020/08/nao-vamos-pra-marte-raios-cosmicos.html

    Descobrirão nesse e outros comentários muito mais antigos efetuados aqui mesmo no GM, quem foi que na verdade foi PIONEIRO, nessa DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA.

    Quanto a esta também importante matéria:

    COMENTO LOGO ABAIXO:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que insistir em comentar isso aqui?
      A respeito do Sol, nosso amigo Sol, é fusão nuclear e não fissão nuclear. Já sei disso desde a Espaçonave Terra na TV Escola no antenão em cima de casa.

      Excluir
    2. Astro Intruso; O grupo de cientistas italianos, já mudaram o nome do seu DEUS SOL, erradamente mais uma vez, para REATOR TERMONUCLEAR. DESCOMUNAL REATOR TERMONUCLEAR, que pelo processo de fissão-nuclear, transforma HIDROGÊNIO em HELIO. Erradamente, porque sendo o que eles chamam errado de UNIVERSO MATERIAL, um MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO não interligado por primitivos sistemas de fios e sim através de pulsos eletromagnéticos energizadores emitidos: seu DEUS SOL, não é só um DESCOMUNAL REATOR TERMONUCLEAR, e sim um DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, já que também distribui ENERGIA TÉRMICA EM FORMA DE PULSOS ELETROMAGNÉTIOS, para os PLANETAS em sua ÓRBITA. REATOR TERMONUCLEAR, é o que fica em seu NÚCLEO. Eu perguntaria para esse grupo de cientistas-italianos-ainda-a-avançar: Uma USINA ATÔMICA TERMONUCLEAR, vocês chamariam apenas de REATOR TERMONUCLEAR? Esse pessoal das ciências-ainda-a-avançar, só chegam atrasados em relação a mim que sou das CIÊNCIAS AVANÇADAS, de forma incompleta... E ainda se arvoram, de terem sido os primeiros.

      Excluir
    3. É a segunda vez que estou te dizendo que é fusão nuclear, tem diferença.

      Excluir
  4. A SOPA PRIMORDIAL NÃO TOMAM MAIS? TAVA MUITO QUENTE, TAVA?

    Como os das ciências-ainda-a-avançar, só muito tempo depois, estão confirmando o que DESCOBRI AFIRMEI e PROVEI:

    O MESTRE DOS MESTRES, 1° GUARDIÃO DO VERDADEIRO CONHECIMENTO, explica:

    Considerando que para até mesmo os das ciências-ainda-a-avançar, a 2° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 2º GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, PROCESSO FISIOQUÍCO TRANSMUTATIVO ocorrido numa época muito antiga de quase total desconhecimento científico e total desconhecimento do átomo... Registrado por vários povos semíticos mayas e outros equivocadamente como DILÚVIO de facto ocorreu:

    Considerando que quando se fala em vida em nosso PLANETA, o que mais importa é a nossa, já que estamos no topo:

    Considerando também que existem apenas 2 GRUPOS SANGUÍNEOS HUMANOS, (FLUXOS ENERGÉTICOS ALIMENTADORES CORPÓREOS)... Predominantes em nosso PLANETA...

    15% da população FATOR RH NEGATIVO... E 85% da população FATOR RH POSITIVO. Digo PREDOMINANTES, e podem conferir.

    Uma parte corresponde aos ELEVADOS do 2° MACRO ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE VÊNUS) para o 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE TERRA)... E a outra parte, corresponde aos DECAÍDOS do 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE MARTE), também para o 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL (INDEVIDAMENTE TERRA).

    Deixando bem claro, que nada tem a ver com seres mitológicos criados pela imaginação humana apenas para justificar seus próprios erros... Que chamam de ANJOS DECAÍDOS, ou demônios.

    Deixando bem claro também que nesse 3° MACRO RESET ENERGÉTICO ATÔMICO que não será dado pelo tolo homem, que brevemente ocorrerá em todo MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL:

    O importante é ré elevar-se: ou elevar-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sopa primordial foi a primeira sopa cozida nos primeiros vulcões do planeta quando a crosta se solidificou, a sopa tinha um sabor terrível. Como ainda não existia vida não tinha ninguém para comê-la e ela ficava muitas vezes estragando por bilhões de anos. Durante este período surgiram os primeiros micro-organismos através da criação espontânea e depois deles surgiu a vida como a conhecemos.
      No século XX, a sopa primordial só pode ser desenvolvida através do uso de recipientes de vidro panelas de alumínio, foi muito importante o desenvolvimento do forno de microondas, no caso das panelas de alumínio o experimento gerava muitas faíscas os cientistas logo perceberam que seria melhor usar só o vidro mesmo, mas aí já tinha surgido a vida por causa dos relâmpagos e incêndios nos laboratórios.
      Na União Soviética a borsch primordial tinha uma quantidade de 5mg de sal a menos do que seria letal para um ser humano, como isso seria ruim para o povo os primeiros cientistas que também eram cozinheiros acharam melhor reduzir o sal e adicionar mais ingredientes comestivos, só assim poderia sustentar a vida.

      Excluir
  5. o Richard como tu deixa essa festa de besteiras no comentários?

    ResponderExcluir
  6. Alguém está a usar o fósforo pra fumar umas ervas vencidas e vem aqui postar um caminhão de baboseiras. É bom tomar GAGA, ou seja GARDENAL NA VEIA e se internar. Zé Hospício, arruma vaga aí pro cara, meu.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um médico chamado Dudu da Lua? Não seria melhor que fosse Tonho?

      Excluir
  7. Seu Bé Zonifácio, que o Sol funde hidrogênio em hélio não é novidade nenhuma. Se sabe disso há quase 100 anos!
    Tudo começou ainda no século 19, quando Wollaston e Fraunhoffer descobriram (através de experimentos, não com uma voz falando na cabeça deles) que o hidrogênio é o principal elemento presente no Sol; em 1928 Arthur Eddington demonstrou o modelo hidrogênio-hélio e mais tarde Hans Bethe determinou como esse processo ocorre.
    Por isso que o pessoal desconfia que o Sr não consegue interpretar o que lê. Na certa o Sr leu só o título de alguma notícia, achou que bastava e nem se deu ao trabalho de ler do que realmente se tratava.

    ResponderExcluir
  8. Zé Hospício; O grupo de cientistas italianos, publicaram semana passada na mais importante revista científica desse PLANETA, que eles teriam sido os primeiros, a descobrirem que seu DEUS SOL porque o senhor além de ser primitivo ao extremo, é também desinformado: possui um REATOR TERMONUCLEAR, que transforma HIDROGÊNIO em HÉLIO. Sinto muito, mais eles mesmo que ainda erradamente, acabaram de renomear seu DEUS SOL, como REATOR TERMONUCLEAR. A comunidade científica não contestou. Se não contestou, aceitou. O senhor que também mudou seu nome para Zé Hospício, vai reclamar que eles mudam os nomes das coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Bonifácio, essa informação de que o Sol realiza a fusão nuclear do hidrogênio em hélio já é das antigas e tem mais, se você continuar estudando sobre isso descobrirá que em outras estrelas ocorrem fusões nucleares de materiais muito mais pesados que o hidrogênio.
      Outra coisa, esqueça esse negócio de Deus Sol, isso é muito antiquado ao se falar de ciência.

      Excluir
    2. Seu Bé Zonifácio, essa "mais importantante revista científica do planeta" seria o site de NOTÍCIAS sensacionalista Sputnik Brasil?
      Eu sei que na sua cabeça o Sputnik Brasil é um site cientifico, e não um site de notícias, então eu fiz uma pequena pesquisa. Não deu outra: dia 26/11/2020 o Sputnik Brasil publicou, em sua seção sobre Ciência e Tecnologia, a notícia com o título "Produção de partículas 'fantasmagóricas' de neutrino no Sol é confirmada pela 1ª vez". O conteúdo? O anúncio da publicação de um estudo na Nature (essa sim revista científica, não site de notícias) da detecção, por cientistas italianos, de neutrinos produzidos no Sol. Coisa nova? Não. Isso já era previsto teoricamente, mas os neutrinos, que são muito fugazes, não tinham sido detectados até hoje. Só isso. O achado em questão é a detecção dessas partículas emitidas durante a fusão de hidrogênio em hélio, e não o processo de fusão em si; isso já era conhecido.
      Pelo visto o Sr realmente não consegue interpretar o que lê. Viu uma notícia envolvendo cientistas italianos, neutrinos e fusão de hidrogênio e entendeu tudo errado achando que tinha feito uma grande coisa.

      Excluir
    3. Fui ver e é verdade mesmo kkkkkkkkk O Bonifácio se orgulha de passar vergonha kkkk

      Excluir
  9. Todos furiosos, só porque o grupo de cientistas italianos denominaram na Nature, o que eles chamam como os antigos faraós no tempo dos bufas de DEUS SOL... Ainda não acertadamente, mas muito mais próximo do que eu sempre disse: de REATOR TERMONUCLEAR. Astro Intruso, quer me convencer que o 1° MACRO ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR (PRIMITIVAMENTE E INDEVIDAMENTE CHAMADO DE NOSSO SISTEMA SOLAR), primitivamente e indevidamente também, pode ser DEUS MERCÚRIO... O 2° MACRO ELEMENTO ORBITAL, DEUSA VÊNUS... O 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL, DEUS MARTE... Mas não DEUS SOL. Vocês são retrógados cientificamente. Decerto terão uma sincope, quando a dita comunidade científica divulgar lista, mudando nomes de GALÁXIAS... CONSTELAÇÕES... E não mais chamar também MACROS CANAIS ENERGÉTICOS erradamente de BURACOS NEGROS. Para Zé Hospício que se diz mineiro baiano cansado, que um TREM bateu na cabeça dele, fazendo-o esquecer que ele mudou até mesmo seu próprio nome, e como ele mesmo diz, vive num hospício, tendo como melhor amigo o comandante estelar... Diz o filho de mainha: Não demorará muito, para só chamarem o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, primitivamente de LUA: TONHOS E RUTINHAS. Mas tudo isso é normal, considerando que quando se é ignorante a respeito do novo, reluta-se. Vocês nada entendem de MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS. O grupo de cientistas italianos, estão muito mais próximos desse necessário entendimento, que vocês.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal do GDM: Cedam, por favor, oportunidades para os academicos universitários, futuros psiquiatras, procederem um tratamento home-office como uma forma de estágio para os comentaristas do site. ELES IRÃO ADORAR! Irão pedir, ao menos, para reduzir o consumo de alimentos ricos em fósforo e assim minimizar os sintomas de comentários sem-noção. Véi... na boa.... daonde sai isso??? É cada uma sem pé nem cabeça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Botar lenha na fogueira é uma excelente forma de reduzir a necessidade do consumo de alimentos ricos em fósforo.

      Excluir
  11. Daria pra chamar isso de "brainstorming"?

    ResponderExcluir