Buracos de Minhoca enfim descobertos? 'Bolhas Fantasmas' intrigam cientistas

buraco de minhoca encontrado

Seriam essas bolhas os famosos "Buracos de Minhoca"?...

Em Setembro de 2019 começaram a ser estudas algumas formações bem estranhas, que não se encaixavam com nada que conhecíamos até então.


Eram como "bolhas fantasmas" de emissões de rádio que ficavam no Espaço parecidas com círculos de fumaça. Ninguém nunca tinha visto esse tipo de coisa até então.

Os cientistas chamaram esse fenômeno de 'ORCs' (Odd Radio Circles - Estranhos Círculos de Rádio), e depois disso foram descobertas outras bolhas desse tipo, uma mais esquisita do que a outra.


"No início suspeitamos que seria apenas um artefato de imagem, talvez gerado por erro de software. Mas logo descobrimos que eles eram reais, usando outros radiotelescópios. Nós ainda não temos ideia de quão grandes eles são ou o quão distantes eles estão. Eles poderiam ser objetos na nossa Galáxia, talvez há alguns anos-luz de distância, ou podem estar muito longe no Universo, cerca de milhões de anos-luz", disse Ray Norris, um dos envolvidos nos primeiros estudos.  

Claro que muitos cientistas do mundo todo correram pra tentar descobrir o que eram essas "Bolhas Fantasmas", e parece que eles encontraram algumas pistas, embora o mistério esteja longe do fim. 

bolha fantasma ORC1
Bolha Fantasma ORC1 em tons verdes/azuis.
No centro há uma galáxia, e os astrônomos não sabem se ela faz parte do objeto ou se é apenas uma coincidência.
Créditos: Bärbel Koribalski / Dark Energy Survey

"Quando olhamos imagens feitas com telescópios óticos da região dessas ORCs, não vemos nada. Os anéis de transmissões de rádio são provavelmente causados por nuvens de elétrons, mas por que não vemos nada em comprimentos de luz visível? Nós não sabemos, mas ter um quebra-cabeças desse é o sonho de todo astrônomo." 

Segundo os cientistas, pelo menos nós sabemos o que essas "Bolhas Fantasmas" NÃO SÃO:
  • Não são remanescentes de Supernovas. Não existem muitas delas e as que existem estão muito distantes de qualquer estrela
  • Não são emissões de rádio de fundo de estrelas em formação, já que não há sinais de galáxias que pudessem hospedá-las
  • Não são aglomerados de emissões de rádio-galáxias causadas por Buracos Negros, pois essas ORCs são muito circulares, ao contrário do que vemos em rádio-galáxias
  • Não são os "Anéis de Einstein", nos quais ondas de rádio de galáxias distantes são dobradas pelas forças gravitacionais até formarem um círculo. Essas "Bolhas" são muito simétricas e não existem aglomerados em seu interior

Diante desse enorme mistério alguns cientistas sugeriram que essas ORCs poderiam ser "Gargantas" de Buracos de Minhoca no Espaço-Tempo. Mas claro que ainda não existe nenhuma comprovação disso.


"É um momento empolgante pra nós. Muito da pesquisa astronômica é sobre refinar conhecimento sobre o Universo, ou testar teorias. Raramente nós temos a chance de encontrar um novo tipo de objeto que nunca ninguém viu antes e tentarmos descobrir o que ele é."


Imagens: (capa-Dark Energy Survey) / Bärbel Koribalski / Dark Energy Survey / divulgação
16/12/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

10 comentários:

  1. Interessante! Mas, um buraco de minhoca, caso exista, emitiria ondas de rádio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, mas se la tocasse a música "Uma minhoquinha faz ginastiquinha, duas minhoquinas..." precisaria tem sinal de FM.

      Excluir
  2. Alguns das ciências-ainda-a-avançar, já estão contestando a existência de BURACOS NEGROS e BURAQUINHOS DE MINHOCAS, dizendo que o que existe mesmo, são NOVELOS e NOVELINHOS CÓSMICOS!

    Eu que não pertenço ao grupo de retardados-científicos, digo:

    BURACOS NEGROS e BURACOS DE MINHOCAS, apenas existiam e ainda existem, nos micros-cérebros dos das ciências-ainda-a-avançar.

    Digo também:

    NOVELOS CÓSMICOS existem, apenas nos carretéis... Desses ACHISTAS!

    Agora quem realmente sabe, o mestre de todos os mestres, das verdadeiras CIÊNCIAS AVANÇADAS desse subdesenvolvido 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR "MACRO ÁTOMO" (PIMITIVAMENTE E INDEVIDAMENTE CHAMADO DE NOSSO SISTEMA SOLAR), que chamam tolamente de TERRA já que TERRA apenas é uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA:

    EXPLICA.

    Como o que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, um MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO é:

    Em seu DESCOMUNAL MACRO FORMATO, igual ao micro-corpo-humano-feminino, que um micro-corpo-energético-atômico também é, formado por 7 OCTILHÕES de micros-modelos-energéticos-atômicos-termonucleares, que chamam não erradamente de átomos...

    E não o que afirmavam ridiculamente e de forma chutada, que o mesmo tinha MACRO FORMATO de uma GRANDE MESA... Outro idiotamente MACRO FORMATO DE UM SACO COM TUDO DENTRO... MAS QUE ERA INFINITO... Rs Rs. Como pudesse existir um MACRO SACO COM TUDO DENTRO, e ser INFINITO EM SUA FORMA?

    Esse ACHISTA merecia ganhar, o NOBEL DA JUMENTAÇÃO.

    Na verdade tem mesmo MACRO FORMATO porém não INFINITO em dimensões... Ao micro-corpo-humano-feminino, oscilando desde os 13 anos até a velhice... Por isso expansões e contrações...

    Em se tratando do MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO... A partir de 13 BILHÕES DE ESPAÇOS-TEMPOS-I... Que nós chamamos de anos.

    Sendo assim, o que o rei do BURACO STEPHEN HAWKING, chamava improcedentemente de BURACOS NEGROS e BURACOS DE MINHOCAS, e todos das vaidosas comunidades científicas-ainda-a-avançar, o endeusavam... Dando-lhe o titulo de REI DO BURACO NEGRO:

    Não passam de MACROS e MICROS CANAIS ENERGÉTICOS... Quem compõem todo SISTEMA CIRCULATÓRIO ENERGÉTICO, do MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO!

    BURACO cambada, tem fundo!

    SISTEMA CIRCULATÓRIO... NÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu cérebro (se é que tem um) é um DESCOMUNAL MICRO FORMATO, desigual do micro-corpo-humano-feminino, que um micro-corpo-energético-atômico.

      Excluir
    2. Luiz Antônio; teu micro cérebro, também não conseguiu processar o acima processado?

      Excluir
    3. Se este mundo que habitamos é "equivocadamente" chamada de Terra e deveria ser chamada de qualquer outra coisa como pode átomo (que vem do grego, a - não, tomo, divisão) ser uma nomenclatura apropriada? Se esses a quem você se refere como "achistas" já o dividiram? Você - no tempo de uma existência humana, teve acesso a conhecimento de qualidade superior ao desenvolvido pelo resto da humanidade ao longo de milhares de anos? Não perca tempo tentando confrontar o equivocado conhecimento estabelecido! Não existe nada melhor do que uma boa evidência.

      Usando seu modelo da mecânica universal superior preveja N eventos (manchas solares ou ejeções de massa coronal) no presente recém iniciado ciclo solar ou indique a localização do planeta hipotético que se oculta além de Netuno. Não se esqueça de equacionar tudo de modo a permitir que a sua lógica seja analisável de modo a permitir a ciência crescer para além de "achismos".

      Excluir
  3. O maior rei da vaidade é o Sr. Assurancetourix, mais conhecido como CHATOTORIX...na verdade o maior bobo da corte aqui deste site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo(a); Se menina acima de 18?

      Poderíamos fazer algumas bobagens.

      Sendo menino, deixo pro Zé Hospício, que gosta de ser comandado por comandantes.

      Acabei de deixar um recadinho pra ele, no post anterior.

      Chato não! Bombom-de-alho, com andiroba e copaíba.

      Tu só comentastes isso, porque não entendestes nada, do que comentei arriba.

      Excluir
  4. Mermão, fico pensando, quando um ET com inteligência avançada tentar fazer o primeiro contato com os terráqueos, se der o azar de pegar pela frente esse doido varrido de pedra de asteroide coletadas dos confins do universo, é capaz de se matar por tamanha frustração......

    ResponderExcluir
  5. Dudu da Lua, isso só ocorreria se ele encontrasse primeiro Dudu Da Lua irmão do Tonho, em companhia da maquiavélica Raquel.

    ResponderExcluir