Chang'e 5 decola da Lua com as preciosas amostras lunares

chang'e 5 com amostras da Lua

Mas calma! Ela "ainda" não está vindo em direção à Terra


A sonda da missão Chang'e 5 decolou. Após seu pouso com sucesso na superfície da Lua, e a coleta de amostras lunares, a missão chinesa decolou da região de Oceanus Procellarum às 15h10 (UTC) desse dia 03 de Dezembro. Se tudo ocorrer com sucesso, a sonda chegará em breve com as primeiras amostras lunares desde 1976!


Mas calma! Ela "ainda" não está vindo em direção à Terra. Primeiro, ela deve se encontrar com o orbitador da Chang'e 5, transferir as preciosas amostras e só então, tomar sua trajetória em direção à Terra.


O docking - transferência da carga para a cápsula de reentrada junto ao orbitador - será feito de forma automatizada, já que a comunicação Terra / Lua sofre um atraso de pouco mais de 2 segundos por conta da distância da Lua.

Ilustração artística da sonda Chang'e 5 na superfície da Lua - CNSA - CLEP
Ilustração artística da sonda Chang'e 5 na superfície da Lua.
Créditos: CNSA / CLEP

Essa manobra de transferência da carga preciosa deve acontecer no sábado, 05 de novembro, e deve durar cerca de 3h30.


Se tudo der certo, o retorno levará cerca de 112 horas (pouco mais de 4 dias), com um pouso em Siziwang Banner, na Mongolia Interior, que fica no norte da China.

Por conta da velocidade em que a cápsula se encontrará (muito maior do que a velocidade de cápsulas que fazem reentrada a partir de órbitas baixas), a cápsula chinesa deverá fazer uma manobra para ricochetear na atmosfera da Terra, e assim, perder velocidade. Só então é que a reentrada será feita.

Dedos cruzados!



Imagens: (capa-CNSA) / CNSA / CLEP / divulgação
03/12/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Essa manobra de transferência da carga preciosa deve acontecer no sábado, 05 de novembro, e deve durar cerca de 3h30.
    Arruma ai... É DEZEMBRO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela deve ter entrado num buraco de minhoca e voltou um mês no passado.

      Excluir
  2. A China é o futuro, pessoal.
    Lembrem-se: a pandemia veio para ficar, portanto fiquem em casa e só saiam se foram para algum lugar.

    ResponderExcluir