Água e Sal estão causando Deslizamentos de Terra em Marte, sugere novo estudo

agua derretida causando deslizamentos em Marte

Testes em laboratório revelam como os deslizamentos marcianos podem estar acontecendo através do derretimento de gelo de água

Em algumas encostas marcianas, nos meses mais quentes, aparecem listras escuras, conhecidas como RSL (Recurring Slope Lineae ou Linhas de Inclinação Recorrentes na tradução livre). Inicialmente, essas linhas foram consideradas um exemplo raro de água salgada em Marte.


Posteriormente, os cientistas perceberam que o tal fluxo de água salgada, na verdade, se comportava como areia. Agora, uma nova pesquisa mostra que pode ser os dois!

Conforme relatado na revista Science Advances, o novo estudo sugere que o sal e o gelo derretido podem afetar o terreno, produzindo os deslizamentos que detectamos. Em vez de água corrente, a equipe acredita que as interações em pequena escala entre gelo de água, sais de cloro e sulfatos produzem lama quando a temperatura aumenta durante o verão marciano. Essa lama salgada pode instigar o colapso e a agitação do solo, levando a um fluxo superficial de poeira e areia. Em outras palavras, um deslizamento de terra.


"Estou animado com a perspectiva de água líquida em Marte em ambientes próximos à superfície onde gelo e sais são misturados com o solo", disse a autora principal e cientista do Instituto SETI, Dra. Janice Bishop, em um comunicado. "Isso pode revolucionar nossa perspectiva sobre a química ativa logo abaixo da superfície de Marte".

Desenvolvimento dos deslizamentos (estruturas RSL) na cratera Palikir em Marte - HiRISE
Desenvolvimento dos deslizamentos (estruturas RSL) na cratera Palikir em Marte pela
câmera HiRISE, acoplada ao orbitador Mars Reconnaissance.
Créditos: MRO / HiRISE

Nos últimos cinco anos, os pesquisadores tentaram entender como esses deslizamentos marcianos poderiam acontecer aqui na Terra. O cenário mais provável é que essas listras sejam exclusivas do ambiente marciano. Ainda assim, aqui na Terra, algo parecido acontece nos Vales Secos de McMurdo na Antártica, no Mar Morto em Israel e no Salar de Pajonales (planícies salgadas) no Deserto do Atacama, no Chile.


Nesses ambientes secos e ricos em sal, um pouco de água subterrânea pode causar perturbações na superfície e deslizamentos de terra. A equipe levou essas observações adiante, criando um solo marciano em laboratório. Esta mistura foi congelada e então descongelada lentamente. A equipe relatou a formação de gelo derretido a -50°C, seguido pelo derretimento gradual do gelo de -40°C a -20°C.

"A espectroscopia infravermelha revelou que finas camadas de água líquida estavam se formando ao longo das superfícies dos grãos enquanto o solo salgado derretia sob temperaturas abaixo de zero, como acontece em Marte", disse Merve Yeşilbaş, pós-doutorado da NASA e integrante do Insituto SETIU de pesquisa.


Essa descoberta é realmente intrigante, mas ainda assim, novas evidências serão necessárias para confirmar que esse é realmente o mecanismo por trás desse misterioso fenômeno de Marte.


Imagens: (capa-MRO) / MRO / HiRISE
05/02/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Vou ligar pros primos de Deimos e Fobos pra saber dessa história que Marte num é planeta....

    ResponderExcluir
  2. Dudu da Lua; Nosso PLANETA é que não é TERRA, porque TERRA é apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são.

    ResponderExcluir
  3. Ô criatura, Terra foi um nome que deram ao nosso planeta - podia ser qualquer outra coisa, mas foi o que veio na cabeça de quem criou isso (por sinal quem diabos deu esse nome?) - e num tem nada a ver com essas UECs que tu fica falando aí. Eita baiano véi coisado e cheio de esquisitice da peste......

    ResponderExcluir