AO VIVO: A Chegada da Sonda Perseverance em Marte

ao vivo pouso da sonda Perseverance em Marte

Acompanhe ao vivo o grande momento da chegada da sonda Perseverance em Marte!


Hoje, 18 de fevereiro de 2021, o mais novo rover da NASA, o Perseverance, pousará na superfície do Planeta Vermelho após uma descida perigosa que pode por em risco toda a missão. Serão "7 Minutos de Terror" para que o pouso seja feito de forma segura.



AO VIVO - Pouso da Perseverance em Marte

E claro, teremos uma transmissão ao vivo para acompanhar a ação em tempo real, com imagens cedidas pela NASA, diretamente da sala de controle da missão e também enviadas pela própria sonda.

A cobertura ao vivo terá início em 18 de Fevereiro às 16h00 pelo horário de Brasília (19:00 UTC), e será feita em nosso canal no YouTube, mas também estará disponível logo abaixo:



Aproveite e se inscreva em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações e não perder nenhum vídeo novo.

O pouso deve acontecer na Cratera Jezero, e a sonda buscará por sinais de vida microbiana, já que a cratera de 45 km já foi um lago no passado remoto - um ambiente propício para a vida. Se tudo ocorrer conforme o planejado, Perseverance será a primeira sonda de Marte a coletar amostras e retornar à Terra.



Uma longa jornada e uma série de manobras para chegar em Marte

O rover partiu para Marte em um foguete Atlas V 541 da United Launch Alliance em 30 de julho de 2020, com uma jornada de 471 milhões de km pela frente. Viajando a 2,5 km por segundo, Perseverance terá que desacelerar rapidamente quando atingir a atmosfera marciana. Cerca de 10 minutos antes de atingir a atmosfera, o rover lançará seus tanques de combustível e painéis solares e sensores usados ​​durante sua viagem, um pacote conhecido como estágio de cruzeiro. Em seguida, os propulsores especiais diminuirão a rotação da espaçonave e a alinharão para a entrada planetária. Com apenas 5 minutos restantes de espaço, o rover se livrará de um peso de 70 kg para aliviar sua carga.

passo a passo do pouso da missão Perseverance em Marte
Passo a passo do pouso da sonda Perseverance em Marte.
Créditos: NASA / JPL

Em seguida, vêm os 7 minutos finais e cruciais - os chamados "7 Minutos de Terror". Conforme a sonda atinge a atmosfera, o atrito fará com que a nave aqueça drasticamente. Ela também vai desacelerar rapidamente, usando propulsores para guiá-lo por qualquer turbulência que possa encontrar. Com apenas cerca de 3 minutos para o fim, a sonda entrará na fase que a NASA está chamando de "Endireite e voe para a direita". A espaçonave terá que se equilibrar e fazer uma manobra em um ângulo apropriado para o pouso.


Neste ponto, a sonda Perseverance estará 11 km acima da superfície marciana, viajando a 1.512 km/h. Seu pára-quedas, de 21,5 metros de diâmetro será aberto reduzindo então a velocidade da nave para 320 km/h.

Após 20 segundos, o rover já começa seu trabalho, se livrando de seus escudos térmicos e expondo suas câmeras e sensores. Os dados começarão a ser coletados, embora a sonda esteja ainda a uma altitude de 9,6 km. Um sistema de navegação automático será ligado, permitindo que o rover se dirija para pontos de pouso seguros no terreno abaixo.

Ilustração artística do pouso da Perseverance em Marte
Ilustração artística do pouso da Perseverance em Marte.
Créditos: NASA

A pouco mais de 2 km do solo, o rover se desprenderá de seu paraquedas e voará livremente até o pouso. Se tudo correr bem, a sonda Perseverance deve diminuir a velocidade para 2,7 km/h antes de pousar.


A missão Perseverance

A missão Perseverance em Marte durará pelo menos um ano marciano, ou 687 dias terrestres. Os rovers em Marte podem ultrapassar facilmente a vida útil planejada. O rover Curiosity da NASA, lançado em 2011, foi originalmente planejado para uma missão de dois anos, mas ainda está vagando pelo Planeta Vermelho mais de oito anos terrestres após o pouso, e o rover Spirit esteve ativo por seis anos, apesar de uma duração planejada de missão de apenas 92 dias terrestres.


O rover Perseverance está equipado com câmeras e ferramentas avançadas capazes de analisar a composição de uma rocha com base no tipo de raios-X que ela emite após ser submetida a um fluxo de raios-X de alta energia. Ele tem um radar de penetração no solo para fazer imagens da subsuperfície do planeta e uma broca para coletar amostras abaixo da superfície.

Detalhes de câmeras e equipamentos do rover Perseverance
Detalhes de câmeras e equipamentos do rover Perseverance.
Créditos: NASA

O rover também testará se os humanos poderiam sobreviver em Marte, transformando o dióxido de carbono do planeta em oxigênio com um experimento chamado "Experimento de Utilização de Oxigênio em Marte In-Situ".

Em última análise, o objetivo da missão Perseverance é procurar vidas antigas ou bioassinaturas deixadas nas rochas de Marte. O rover do tamanho de um carro faz parte da missão Marte 2020, que tem o objetivo de, eventualmente, enviar exploradores humanos ao Planeta Vermelho.


Imagens: (capa-ilustração/NASA) / NASA / JPL / divulgação
18/02/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Para que não seja apenas mais uma sondagem não tripulada... Espero que agora a NASA, esteja utilizando as câmeras corretas e também métodos corretos, para que possa ver fotografar ou até mesmo filmar os SERES ELEMENTARES H4 que habitam o 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H4 (INDEVIDAMENTE DEUS MARTE), que diferentemente de nós SERES ELEMENTARES H3 que habitamos o 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H3 (ERRADAMENTE TERRA) já que TERRA sempre foi e será apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO ÁGUA AR e EC também são e não PLANETA... Não possuem PREDOMINÂNCIAS corpóreas inferiores 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA...

    E sim PREDOMINÂNCIAS corpóreas superiores, 4° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA AR (+OXIGÊNIO).

    Por isso nunca vistos fotografados ou filmados por sondas da NASA...
    Por isso também para muitos, quase que totalmente invisíveis...
    Imunes a DESCOMUNAL RADIAÇÃO TERMONUCLEAR que incide por lá...
    Imunes a todos os tipos de cânceres bactérias e vírus que nos matam...
    E não vivem em média apenas só 70 como nós, e sim MILÊNIOS!

    Se não conseguirem dessa vez, se quiserem, na próxima sondagem se espaço-tempo-i houver... Posso ensiná-los.

    É muito fácil, basta saber alguns segredinhos... Da MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA.

    Sondam... Sondam... E quem sabe das coisas, é quem utilizando sua EI.D RECEPTORA E TRANSMISSORA REMOTA EM ALTA FREQUÊNCIA:

    Aprende gratuitamente o que ninguém sabe, em NÍVEL SUPERIOR...

    E também compartilha com todos os povos, gratuitamente.

    ResponderExcluir