Foto de Marte mostra água congelada nas dunas de areia

agua congelada em dunas de areia em marte

Imagem de cratera marciana indica que existe gelo mesmo em locais improváveis

A NASA divulgou essa semana uma foto reveladora de como a água de Marte pode estar em locais improváveis.


Mais exatamente nas geladas dunas de areia marcianas que se localizam dentro de uma cratera com cerca de 5 quilômetros de diâmetro. 

A imagem foi registrada em fevereiro de 2021 pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que escaneia o Planeta Vermelho em busca principalmente de água.

Uma das principais missões da Mars Reconnaissance Orbiter é justamente descobrir evidências de água no solo marciano, ainda que em um passado remoto.


Para fazer essa nova imagem, o satélite que está cerca 315 km acima da superfície marciana usou a potente câmera de alta resolução HiRISE

A foto mostra detalhes do terreno de Marte que se parecem com barrancos formados depois que o gelo derrete após cada mudança de estação.

Dunas de areia marcianas repletas de gelo
Dunas de areia marcianas repletas de gelo.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / Universidade do Arizona

Os cientistas já sabiam da existência de dois tipos de gelo em Marte: 
  1. o gelo carbônico, que cobre uma calota do polo norte marciano; 
  2. a água congelada, que ocupa 1,2 milhões de quilômetros cúbicos (o equivalente a duas vezes o volume do Mar Negro, na Europa).

Mas indo um pouco além, a nova imagem mostra que a água também está derretendo e formando ravinas, como vemos na foto recém-divulgada.

"Várias das encostas de dunas mais íngremes, apontando na direção do vento, apresentam sulcos estreitos que sugerem o início da formação de ravinas", disse a NASA em um comunicado. 


Além disso, as dunas de Marte apresentam, ainda de acordo com a agência espacial norte americana, uma série de padrões poligonais de tons escuros que podem ser o resultado de um processo de geada sazonal.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / Universidade do Arizona
08/04/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário