China Libera as Primeiras Imagens e Vídeo da Chegada de Zhurong em Marte

china libera primeiras imagens e vídeo de Zhurong em Marte

Duas fotos, sendo uma colorida e outra em preto e branco mostram o rover chinês Zhurong na superfície marciana

A China divulgou as primeiras fotos tiradas por seu rover Zhurong, que pousou em Marte na noite de sexta-feira (14 de maio) como parte da missão Tianwen-1.


A Agência Espacial da China (CNSA), que comanda a missão, divulgou duas fotos de Marte tiradas pelo rover: uma em cores e outra em preto e branco. Ambas as imagens mostram partes do rover e seu módulo de pouso em um cenário de Utopia Planitia, a extensa planície norte que Zhurong irá explorar durante sua missão.

Foto colorida de Zhurong em Marte
Primeira foto colorida liberada pela Agência Espacial da China mostra Zhurong na superfície de Marte pela primeira vez.
Créditos: CNSA

A imagem colorida mostra uma visão da parte traseira do Zhurong de uma câmera de navegação acima do convés principal do rover. Painéis solares são visíveis, assim como algumas rochas superficiais.

Foto em preto e branco liberada pela China mostra o rover Zhurong na superfície de Marte
Foto em preto e branco liberada pela China mostra o rover Zhurong na superfície de Marte.
Créditos: CNSA

A imagem em preto e branco é de uma câmera de prevenção de obstáculos, que fica na dianteira do rover. Essa câmera tem uma lente grande angular que também revelou uma visão do horizonte de Marte à distância, bem como a esteira por onde o rover irá descer e dois instrumentos de radar.

Além das fotos da superfície marciana, a CNSA também divulgou dois vídeos curtos do orbitador e da cápsula de pouso do rover Zhurong se separando durante a manobra de descida do dia 14 de maio. Ambos os vídeos vêm de câmeras no orbitador e mostram a cápsula se afastando.



O pouso bem-sucedido da China em Marte tornou o país a segunda nação a realizar um pouso suave em Marte e colocar um rover de exploração, juntando-se aos Estados Unidos. A chegada de Zhurong eleva a contagem do rovers ativos em Marte para três: Curiosity, Perseverance (dos EUA) e agora Zhurong da China.

O pouso ocorre como parte da missão Tianwen-1 da China, que também foi o primeiro orbitador marciano bem sucedido.

O rover Zhurong de seis rodas e 240 quilogramas carrega seis instrumentos que o rover usará para estudar geologia e clima na região de Utopia Planitia. O rover deve operar por pelo menos três meses.

O próximo marco de Zhurong está previsto para ocorrer na sexta-feira ou no sábado (21 ou 22 de maio), quando o rover descerá pela esteira vista na imagem em preto e branco a fim de iniciar sua exploração na superfície de Marte.



Imagens: (capa-CNSA) / CNSA / divulgação
19/05/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

18 comentários:

  1. Que coisa! Até a China está pousando robôs em Marte?

    ResponderExcluir
  2. Igualzinho aos americanos.

    ResponderExcluir
  3. O rover Zhurong pousou em Utopia Planitia? É isso? Onde pousou a Viking-2? Será que o Zhuhong vai fazer uma visitinha à veterana? Seria um feito histórico! Ou será que vai ser aquela história de um não fotografar o outro? Violação de privacidade? Agora, um pouco mais perto, fico curioso com o por quê dos chineses não terem enviado o Yutu para perto de onde uma das missões Apollo pousaram. Distância? Poderiam ter pousado a Chang'e perto e enviado o Coelho-de-Jade (Yutu) dar uma espiada básica. Mas não! Essas coisas me deixam com pulgas de mil camelos atrás da orelha.

    ResponderExcluir
  4. A ESO ainda não conseguiu pousar um rover em Marte. Devem ter colocado tecnologia Peugeot nas naves...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Carrinho chines? Vai quebrar a rodinha... tecnologia da ASIA motors. Ou Huawei? Eu adorei teu nik pe de ganso. Quanta imaginaçao.

      Excluir
  5. Por que será que estas duas fotos e videos de meia tigela não me convencem?

    ResponderExcluir
  6. Os celulares mais xexelentos do mercado têm uma câmera com uma resolução considerável. Não entendo o porquê de não colocarem câmeras melhores nestas sondas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, pessoal, essa sonda é totalmente Made in China, com os componentes comprados em lojinhas da 25 de Março trazidos por muambeiros diretamente do Paraguai! É de se esperar que a qualidade seja duvidosa.
      Além disso, fontes ligadas ao presidente Xi Jinping afirmam que entre os principais objetivos da missão estão: encontrar novas iguarias em potencial no ambiente marciano, para somar às aranhas, morcegos, escorpiões, baratas, cachorros, cavalos-marinhos etc; e estabelecer um novo mercado de eletrônicos para instalar o Baidu sem permissão. Será um sucesso!
      Como disse um sábio chinês, discípulo do grande mestre Confúcio: 我相信您會嘗試將其翻譯,只是了解到這毫無意義。

      Excluir
    2. A china tem muitos chineses e no Brasil tem poucos chineses e muitas chinas... se o bozosil colocar um robo em Marte ele se desligara nas datas de feriado: carnaval/fev, quaresma, chopus chisti, 01/05, 21/04, domingos, finados, natal, ano novo, petencostes, ou seja com a maior parte do ano desligado, o robo brazuca em marte sera o mais eficiente no quesito missao hibernaçao.

      Excluir
  7. Estas fotos e estes videos dignos de jogar no contentor de lixo mais proximo,só provam que não estiveram em Marte!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Baidu instalado com sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então a missão do Zhuhong é instalar o Baidu no Perseverance e em outros rovers que achar no caminho?

      Excluir
    2. Isso, e de brinde leva HAO123 e 123rede.

      Excluir
    3. Que roubada!
      Depois disso, o Perseverance vai receber o seguinte comando da NASA:

      sudo fdisk -l
      sudo shred -n 2 -z -v /dev/sdb

      Ou um format c: /X

      Excluir
    4. sudo rm -Rf / --no-preserve-root

      Excluir
    5. kkkkkkk.
      Faça isso no dia em que for demitido. Serás lembrado por muito tempo!

      Excluir
  10. Nossa! Os caras aqui já estão querendo destruir sistemas em produção.

    ResponderExcluir