Não: Um Meteorito NÃO caiu no vulcão da Indonésia

meteoro no vulcão na Indonésia

A linda imagem ganhou destaque nas grandes mídias, mas qual é a verdade por trás dela?

O fotógrafo Gunarto Song, da Indonésia, conseguiu um feito incrível: ele clicou um meteoro bem acima do vulcão Mount Merapi. A imagem rapidamente ganhou destaque nas mídias.


A imagem foi feita no dia 27 de maio de 2021 às 23h07 (horário local), e chamou a atenção fazendo parecer que a montanha brincava com um "Sabre de Luz" dos filmes de Guerra nas Estrelas, ou então, que um meteoro estava entrando na boca do vulcão. Alguns sugeriram a semelhança com um disparo de laser para o céu.

De fato, podemos ir longe com semelhanças e surrealismos que essa imagem pode representar. O problema é que em vários portais e mídias sociais, a matéria foi dada como se um meteoro tivesse realmente entrado na boca do vulcão.

Meteoro no vulcão mais ativo da Indonésia - Monte Merapi
Meteoro no vulcão mais ativo da Indonésia, o Monte Merapi.
Créditos: Gunarto Song

É importante deixar claro: o meteoro não entrou no vulcão, e obviamente não houve queda de meteorito dentro do vulcão. Se houvesse qualquer evento ligado diretamente ao vulcão Mount Merapi, o clarão seria absurdamente maior, e teria estourado a imagem com um borrão branco - não veríamos seu traçado bem definido de cor verde.


Claro que o clique do fotógrafo Gunarto Song é extremamente raro, e isso não tira o mérito de sua arte.


Quando publicou a imagem em seu Instagram, o fotógrafo escreveu: "Um meteoro caiu no pico do Monte Merapi?". Logo percebeu-se que se tratava de um ponto de vista, onde o meteoro riscou o céu atrás do Mount Merapi. Se o fotógrafo estivesse em um ponto diferente de observação, e fotografasse o pico do vulcão, o meteoro apareceria ao lado, e não logo acima dele.


Fazia parte de uma chuva de meteoros?

Há uma chance de alguma chuva de meteoros ser a responsável por esse bólido.

O fato é que ele pode ser fruto da Chuva de Meteoros Eta Aquáridas, que acontece entre 21 de abril e 12 de maio, porém, nada foi confirmado. Outra chuva de meteoros também está em andamento: a chuva de meteoros Ariétidas, que acontece entre o fim de maio e fim de junho, porém, essa última, tem seu radiante visível apenas durante o dia.

Meteoro sobre o vulcão da Indonésia, Monte Merapi
Meteoro sobre o vulcão da Indonésia, Monte Merapi.
Créditos: Gunarto Song

Outra alternativa, ainda mais plausível, seria de um meteoro esporádico - não ligado a nenhuma das maiores chuvas de meteoros.

De qualquer forma a imagem do lindo meteoro sobre o vulcão mais ativo da Indonésia correu o mundo e só podemos comemorar que o fotógrafo estivesse no local certo, no momento certo, e tenha conseguido essa rara imagem!




Imagens: (capa-Gunarto Song) / Gunarto Song / divulgação
08/06/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Não foi lá na Indonésia também que um pessoal fez chá de meteorito uns tempos atrás? Menos mal que esse aí não caiu no vulcão, senão teríamos uma poção inédita: chá de meteorito curtido no magma à moda indonésia. Imagina o efeito que um trem desse não deve fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma hecatombe enterológica, eu presumo.

      Excluir