Módulo russo PIRS acaba de fazer sua reentrada na atmosfera

módulo russo acaba de fazer reentrada na atmosfera da terra - caiu no oceano pacífico

Após quatro horas de sua desacoplagem, o módulo russo caiu em algum lugar do Pacífico

Após 20 anos em operação na Estação Espacial Internacional, o módulo russo PIRS de 3,8 toneladas acaba de fazer sua reentrada na atmosfera da Terra.


O local de queda, de acordo com o Grupo de Controle Operacional (RSC Energia, parte da Roscosmos), ocorreu no Oceano Pacífico, à 3.600 km de Wellington, Nova Zelândia, e 5.800 km de Santiago, Chile.

A desacoplagem aconteceu hoje, 26 de julho de 2021 às 10:53 UTC. Às 14:01 UTC, a nave Progress MS-16, que estava junto com o módulo PIRS, ligou seus propulsores pela última vez para frear e tirar o módulo de órbita.


Quatro horas após a desacoplagem, às 14:51 UTC, a Agência Espacial Russa, Roscosmos, informou através das redes sociais que a queda foi confirmada no Oceano Pacífico.

Desde 2001, o módulo PIRS funcionou como acesso às naves Soyuz e Progress, para colocar astronautas na Estação Espacial Internacional bem como para entrega de cargas. O módulo PIRS também funcionava como laboratório espacial e saída para caminhadas espaciais.

Agora, o módulo PIRS será substituído pelo novo módulo russo lançado em 21 de julho de 2021. O módulo Nauka (que significa ciência em russo), está programado para acoplar à ISS em 29 de julho. Esse novo laboratório é mais espaçoso, atualizado, e está levando ainda o braço robótico europeu que deve auxiliar na parte russa da Estação Espacial Internacional.


Imagens: (capa-divulgação) / Roscosmos / divulgação
26/07/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário