Voe com Juno de Ganimedes a Júpiter em uma animação de tirar o fôlego

sobrevoo da sonda juno em ganimedes e júpiter

Juno faz o sobrevoo mais próximo com a maior lua do Sistema Solar, e registra imagens de tirar o fôlego, inclusive de Júpiter!

No mês passado, a sonda Juno da NASA fez as imagens mais próximas da lua de Júpiter Ganimedes em duas décadas. Artistas visuais juntaram essas imagens incríveis da sonda Juno e criaram uma incrível animação 3D que permite voar sobre a maior lua do sistema solar antes de encontrar o maior planeta do sistema solar: Júpiter.


As animações de computador foram criadas usando imagens reais feitas pela JunoCam que depois foram digitalizadas. Os animadores Koji Kuramura e Mike Stetson criaram o sobrevôo de ponta a ponta.


Em 7 de junho, Juno estava a apenas 1.038 quilômetros da superfície de Ganimedes, fazendo imagens detalhadas da lua. Então, 14 horas e 50 minutos depois, Juno cruzou os 1,18 milhão de quilômetros que separam a Ganimedes de Júpiter. Em seguida, a sonda monitorou o planeta apenas 3.400 km acima de suas nuvens.

Toda essa viagem planetária fenomenal foi condensada em apenas 3 minutos e 30 segundos de vídeo, que nos permitem sentir como se estivéssemos por lá.


"A animação mostra como a exploração do espaço profundo pode ser bonita", disse Scott Bolton, principal investigador de Juno do Southwest Research Institute em San Antonio, em um comunicado. 

"A animação é uma forma de as pessoas imaginarem explorar nosso sistema solar em primeira mão, vendo como seria orbitar Júpiter e voar além de uma de suas luas geladas.", completou Bolton. 

O sobrevôo de Ganimedes não foi apenas uma importante missão de observação, mas também uma tarefa crucial para a própria navegação da espaçonave. 


Sendo a maior lua do sistema solar, Ganimedes exerce bastante atração gravitacional e a equipe a usou para mudar a órbita de Juno. A espaçonave que antes girava em torno de Júpiter a cada 53 dias agora faz essa orbita em apenas 43 dias.

O próximo sobrevôo de Juno no planeta está programado para 21 de julho. Atualmente, a espaçonave encontra-se em missão estendida, que está programada para terminar em setembro de 2025.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
19/07/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário