Asteroide 2021 PC só foi descoberto 4 horas após fazer rasante com a Terra

asteroide 2021 PC

Por sorte o asteroide intitulado 2021 PC não colidiu com o nosso planeta

No dia 02 de agosto de 2021, por volta das 13:00 UTC, uma rocha espacial com cerca de 15 metros de diâmetro, estava fazendo sua máxima aproximação com a Terra, chegando a menos de 160.000 km do nosso planeta - cerca de 0,4x a distância da Lua. Mas nesse momento, não sabíamos da existência desse asteroide.


Cerca de quatro horas depois, utilizando o Zwicky Transient Facility, no Observatório Palomar, na Califórnia, astrônomos fizeram a descoberta dessa rocha espacial. A detecção aconteceu exatamente às 17:06 UTC.

Por sorte, o asteroide intitulado 2021 PC não colidiu com o nosso planeta, caso contrário, poderíamos ter um evento parecido com o de Chelyabinsk, ocorrido na Rússia em fevereiro de 2013.


A todo momento, astrônomos de todo o mundo descobrem novos asteroides que estão prestes a fazer suas máximas aproximações com o nosso planeta. Em alguns casos, por conta de certos fatores, essa descoberta pode acontecer apenas algumas horas ou até mesmo dias depois do encontro rasante com o nosso planeta.

Até o momento, não existe nenhuma rocha espacial com chances reais de colisão com a Terra, pelo menos de acordo com os asteroides que já conhecemos. Mas vale ressaltar: o asteroide 2021 PC é mais um lembrete de que não estamos imunes a descobertas inusitadas e inesperadas...


Imagens: (capa-NASA) / NASA / SBDB / divulgação
04/08/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário