Resolvido mistério da rocha marciana desaparecida

RESOLVIDO MISTÉRIO DA ROCHA MARCIANA DESAPARECIDA

O desaparecimento da primeira amostra do rover Perseverance em Marte parece ter sido resolvido...

No dia 06 de Agosto de 2021, o rover Perseverance coletou sua primeira amostra de rocha marciana através de seu braço robótico de 2,10 metros. A façanha de coletar amostras em um outro mundo, apesar de não ser uma novidade, ganhou destaque na mídia e poderia ser um primeiro grande passo para as dezenas de coletas que a NASA pretende fazer no Planeta Vermelho.


Porém, um "pequeno" problema acabou atrapalhando tudo: após ter sido colocada no tubo de coleta, a amostra marciana simplesmente desapareceu! Isso mesmo. A rocha marciana não estava lá, e ninguém entendeu como isso era possível.


Agora, após analisar todos os dados, Louise Jandura, engenheira-chefe do sistema de amostragem, disse em uma postagem no blog da NASA que "parece que a rocha não era robusta o suficiente para produzir um núcleo". Ou seja: o material coletado não se comportou da forma esperada e se desmanchou, transformando-se num possível monte de pó ou de fragmentos minúsculo.


Agora, o rover Perseverance vai fazer sua segunda tentativa de coleta de amostras, porém numa região diferente chamada Seitah - uma área arenosa próxima.

O rover Perseverance está equipado com 43 tubos de coleta, e o objetivo é que na próxima década, as amostras sejam trazidas de volta pra Terra para ser analisada em laboratórios ao redor do mundo, para que os cientistas possam investigar a possibilidade de vida microbiana em Marte. Afinal de contas, será que já existiu vida em Marte?


Imagens: (capa-NASA) / NASA / Perseverance / divulgação
16/08/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Vida em marte?
    Ainda duvidamm!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles são muito vivos, entende o que quero dizer?

      Excluir
    2. Como disse o Alto Evolucionário aos X-Men lá nos tempos da bala Xaxá: "A vida é a prova de que tudo é possível."

      Excluir