Urgente: Nova Chuva de Meteoros do Cometa 15P/Finlay pode ter outburst hoje 06 de Outubro de 2021

Urgente - Nova Chuva de Meteoros do Cometa 15P-Finlay pode ter outburst hoje 06 de Outubro de 2021

Uma nova chuva de meteoros pode surpreender observadores do hemisfério sul na noite de 06 de outubro!

Por milhares de anos, o Cometa 15P/Finlay tem bombardeado a órbita da Terra, deixando rastros de poeira pelo caminho do nosso planeta, mas estranhamente, nunca houve uma chuva de meteoros. Até agora! Em 27 de setembro, a Terra atingiu uma esteira de detritos deixada pelo cometa Finlay, e uma chuva de meteoros nasceu.


"É chamada de chuva de meteoros Aridas, porque os meteoros irradiam da constelação de Ara, o Altar, no extremo sul", explica Peter Jenniskens, do Instituto SETI, cujas câmeras de meteoros na Nova Zelândia e no Chile detectaram a mini-explosão de 13 meteoros.

Tem muitos detritos para atingir a Terra! A cada 6 anos, Finlay passa apenas 0,01 UA da órbita da Terra. De alguma forma, nosso planeta não se chocou contra esses destroços, mas "esta é a primeira vez que vimos meteoros desse cometa”, disse Jenniskens.

Primeiro meteoro da nova chuva de meteoros do cometa Finlay registrado pelo sistema CAMS de observação de meteoros localizado na Nova Zelândia e no Chile
Primeiro meteoro da nova chuva de meteoros do cometa Finlay registrado pelo sistema CAMS de observação de meteoros localizado na Nova Zelândia e no Chile.
Créditos: P. Jenniskens / T. Cooper / J. Baggaley / S. Heathcote / D. Lauretta

E a chuva não parece ter acabado. A Terra está prestes a atingir outra esteira de detritos do cometa Finlay, o que pode desencadear uma verdadeira tempestade de meteoros!


"Prevemos um encontro em algum momento entre 6 de outubro às 22:00 UTC (19h00 pelo horário de Brasília) e 7 de outubro às 01:00 UTC (22h00 pelo horário de Brasília)", disse o astrônomo Quanzhi Ye, da Universidade de Maryland. "As previsões variam de 50 à 1.100 meteoros por hora!"

Os destroços foram ejetados pelo cometa em 2014 e 2015. Naqueles anos, algo inesperado aconteceu. Astrônomos assistindo Finlay mergulhar no interior do Sistema Solar ficaram surpresos quando o cometa entrou em erupção - duas vezes - mais do que quadruplicando em brilho e produzindo jatos massivos de gás e poeira.


"Algo entre 100 milhões e 1 bilhão de quilos de material foram ejetados - mais ou menos a massa de uma pequena colina", diz Ye, que passou anos estudando o Cometa Finlay e seus destroços.

Se a Terra passar por estes destroços, pode ocorrer uma tempestade de meteoros. o melhor local de observação para ver os meteoros da chuva Finlay é no hemisfério sul, sobretudo na Antártica. "Nossas câmeras estão bem posicionadas para registrar qualquer coisa que aconteça", diz Jenniskens. Então fiquem ligados!



Imagens: (capa-ilustração) / CAMS-Network / P. Jenniskens / T. Cooper / J. Baggaley / S. Heathcote / D. Lauretta / divulgação
06/10/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário