Veja o que pode acontecer se o asteroide 2022 AE1 colidir com a Terra

o que aconteceria se o asteroide 2022 AE1 colidisse com a Terra

Se a humanidade for extremamente azarada em 2023, e o improvável aconteça, o que sentiríamos aqui na Terra?

Recentemente no dia 04 de janeiro de 2022, um asteroide de 70 metros foi descoberto. Até aí tudo bem, afinal de contas, quase todos os dias são descobertos novos asteroides. O fato é que este asteroide em questão, intitulado 2022 AE1, tem uma real chance de colisão com o nosso planeta em 2023. Claro, as chances são extremamente pequenas (inferior a 1%), porém, se o improvável acontecer, o que podemos esperar?


Para tirar essa grande dúvida, fizemos diversas simulações de computador utilizando o sistema da Universidade Purdue e Imperial College of London para entender o que aconteceria se o asteroide 2022 AE1 de 70 metros colidisse sobre a cidade de São Paulo.


Os efeitos causados por um impacto dependem não apenas do tamanho da rocha espacial, mas também de sua composição. Por isso, fizemos simulações em diversos cenários, incluindo um impacto no oceano. Vejam o que aconteceria:


Por sorte, a chance de colisão do asteroide 2022 AE1 é extremamente pequena. E vale lembrar: mesmo que ela ocorra, temos 70% de chance de que isso aconteça sobre algum oceano, bem longe do continente, em locais onde nem mesmo um tsunami seria sentido em qualquer lugar do globo que seja habitado.

Conforme novas observações forem feitas, melhor entenderemos a órbita do asteroide 2022 AE1 e assim, com sorte, descartaremos qualquer chance de impacto. Por enquanto, apesar de improvável, ele ainda é possível.

Atualizações sobre o asteroide 2022 AE1 e sua pequena chance de impacto com a Terra podem surgir a qualquer momento. Fiquem ligados!


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
14/01/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. E um asteroide destas proporções, caso colidisse em terra firme, quais seriam as consequências do impacto? Há algum tipo de cálculo, ou algo que possa prever, calcular ou estimar os danos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uns sites onde você pode simular colisões de asteroides, colocando o tamanho do objeto, angulo de entrada, velocidade e até escolher o "alvo" no mapa (sempre coloco Brasília).
      Os sites que conheço que fazem essas simulações são o Down2Earth e o Impact:Earth! (que é hospedado no site do Imperial College de Londres). Mas com certeza existem outros sites do tipo.

      Excluir