Asteroide de 230 metros está fazendo sua máxima aproximação com a Terra hoje 18 de fevereiro - e se ele colidisse?

asteroide 2022 BH7 - e se ele colidisse com a Terra?

Quais seriam os efeitos caso o asteroide 2022 BH7 de 230 metros de diâmetro colidisse com a Terra?

No dia 26 de janeiro de 2022 foi descoberta uma rocha espacial que estava prestes a fazer sua máxima aproximação com a Terra. Alguns dias depois foi confirmado seu tamanho: 229 metros de diâmetro.


Dada sua iminente aproximação + seu tamanho de 229 metros, esse asteroide por um momento foi motivo de preocupação para os astrônomos.

Hoje sabemos que o asteroide intitulado 2022 BH7 passará a cerca de 6 vezes a distância da Lua, ou seja, não há qualquer risco de colisão com o nosso planeta. Tivemos sorte mais uma vez! Mas e se ele colidisse?

asteroide 2022 BH7
Máxima aproximação do asteroide 2022 BH7 com a Terra em 18 de fevereiro de 2022.
Créditos: NASA / SBDB / divulgação

Vale lembrar que até há cerca de três semanas, não sabíamos da existência desse objeto. A cada dia que se passa, mais asteroides são descobertos. E isso nos faz pensar: como seria uma colisão assim?


O asteroide 2022 BH7 viaja a uma velocidade de 22,7 quilômetros por segundo, e com base nos dados conhecidos, fizemos uma simulação de como seria uma colisão com a Terra - mais precisamente sobre a cidade de São Paulo. Veja como seria:


Vale ressaltar: não há risco real de colisão, nem do asteroide 2022 BH7 (hoje) nem de qualquer outro asteroide conhecido. Podemos ficar tranquilos, pelo menos por enquanto.

Novos asteroides são descobertos a todo momento. E qualquer novidade, vocês ficam sabendo tanto aqui em nosso site quanto em nosso canal no YouTube. Fiquem ligados!


Imagens: (capa-ilustração) / NASA / SBDB / divulgação
18/02/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário