Tudo sobre o Eclipse Solar de 30 de abril de 2022

No dia 30 de abril de 2022 acontece um Eclipse Solar Parcial - o primeiro Eclipse Solar de 2022

O primeiro eclipse solar de 2022 já está chegando!

No dia 30 de abril de 2022 acontece um Eclipse Solar Parcial - o primeiro Eclipse Solar de 2022 pertencente ao Saros 119 do catálogo  de Saros que descreve a periodicidade dos eclipses.


E se você já está ansioso(a) para saber mais sobre este eclipse de 30 de abril, como por exemplo de onde ele poderá ser observado, horários, etc... aqui tiraremos todas as suas dúvidas. E não esqueça de acompanhar a nossa live que terá imagens ao vivo do Eclipse Solar de 30 de abril de 2022!


Como será o Eclipse de 30 de abril?

Este Eclipse Solar de 30 de abril de 2022 será do tipo parcial, ou seja, apenas uma parte do disco solar será ocultada pela Lua.

Por conta disso, o dia não vai virar noite nos locais onde o eclipse solar vai acontecer. Para observá-lo, você precisa de óculos especiais para eclipse, ou então um vidro de soldador (utilizado em máscaras de solda) para que não corra o risco de sofrer danos na sua visão. Todo cuidado é pouco!



De onde será visível o Eclipse Solar de 30 de abril de 2022?

Em teoria, uma pequena parte do sul do Rio Grande do Sul poderá observar um ínfimo momento deste eclipse, quando cerca de 2% do disco solar será encoberto. Na prática, será quase impossível fazer essa observação em território brasileiro.

Visibilidade do Eclipse Solar Parcial de 30 de abril de 2022 - timeanddate
Visibilidade do Eclipse Solar Parcial de 30 de abril de 2022.
Créditos: timeanddate / divulgação

O mesmo se aplica para Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai, que terão uma observação muito fraca, como no Brasil.

Por outro lado, este eclipse de 30 de abril poderá ser bem observado da região do extremo sudoeste da América do Sul, incluindo Argentina e Chile, onde mais da metade do disco solar será encoberta pela Lua.


Como exemplo, em Alegrete (Rio Grande do Sul), o Eclipse Solar poderá ser visto de forma parcial (apenas 2% do disco solar encoberto) das 17h59 às 18h08 - durante o pôr-do-Sol.

E lembre-se SEMPRE: nunca olhe para o Sol sem uma proteção adequada. Observar o Sol pode trazer danos irreversíveis à sua visão. Utilize óculos especiais para observação solar, ou óculos de soldador. Se for observar o Sol através de telescópios ou binóculos, o cuidado deve ser redobrado, pois os danos ao globo ocular podem ser ainda mais severos. Utilize apenas telescópios ou binóculos com filtro solar acoplado na saída do equipamento, e nunca na ocular.


Por que acontecem os eclipses solares?

Para que ocorra um eclipse solar, é necessário que a Lua Nova esteja perfeitamente alinhada com a Terra e o Sol, fazendo assim com que nossa estrela seja parcial ou totalmente encoberta pelo seu disco. Mas esse alinhamento não acontece todos os meses, em todas as fases lunares.

diferença entre eclipse solar e eclipse lunar
Diferença entre Eclipse Solar e Eclipse Lunar.
Créditos: divulgação

Em 2022, por exemplo, teremos no total 13 Luas Novas, mas apenas 2 Eclipses Solares (30 de abril e 25 de outubro), sendo que ambos serão parciais.

Durante o Eclipse Solar Parcial de 30 de abril de 2022, a Lua Nova estará alinhada com a Terra, mas não o suficiente para encobrir completamente o disco solar. Dessa forma, apenas uma parte do Sol é encoberta pela Lua - a parte sul - portanto, a região do extremo sul do planeta poderá presenciar o evento.


O Eclipse Solar Parcial de 30 de abril de 2022 é seguido duas semanas depois por um Eclipse Lunar Total em 16 de maio de 2022. Todos esses eclipses ocorrem durante uma única temporada de Eclipses.


Transmissão ao vivo - Eclipse Solar 30 de Abril de 2022

Teremos live do Eclipse Solar Parcial de 30 de abril em nosso canal no Youtube, e também estará disponível logo abaixo.

A live terá iníco às 15h30 BRT (18:30 UTC):


Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber notificações e não perder nada de mais interessante que acontece no céu e no espaço.

Bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / timeanddate / divulgação
07/04/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário