O Aterrorizante som de Sagittarius A* - o Buraco Negro Central da Via Láctea

som de sagittarius a*

Ao converter as emissões de rádio de Sagittarius A*, podemos escutá-lo - e é amedrontador!


O Observatório ALMA liberou em sua conta oficial do Instagram o som do buraco negro central da Via Láctea, Sagittarius A*. Mas como é possível ouvir o buraco negro central da nossa galáxia? Afinal de contas, o som não se propaga no espaço.


Na verdade, Sagittarius A* foi revelado para o mundo por conta de observações de rádio feitas em uma colaboração internacional de observatórios, que forma o EHT (Telescópio Horizonte de Eventos). Diversos observatórios ao redor do mundo, conectados em uma rede virtual, conseguem "criar" um telescópio que observa o Universo através das ondas de rádio, e assim, revelar coisas que não conseguimos enxergar a olho nu - como exemplo, o horizonte de eventos dos buracos negros.

Ao converter essa emissão de rádio do horizonte de eventos de Sagittarius A* em ondas sonoras, podemos escutar o buraco negro central da Via Lácta. Ou seja: apesar do som não se propagar no espaço, é isso que ouviríamos do nosso buraco negro central caso o som pudesse ser propagado no vácuo:


O material mais próximo do buraco negro se move mais rápido, e emite uma frequência mais alta - quando escutamos os sons mais agudos. Esse material mais próximo é o que está "prestes" a ser engolido pelo gigantesco buraco negro.


Vendo e ouvindo Sagittarius A*

Sagittarius A* foi revelado para o mundo pela 1ª vez em 12 de maio de 2022 - um dia que ficou marcado na história da Astronomia, pois apesar de já termos conhecimento da existência de Sagittarius A*, nunca havíamos visto ele.


Localizado a 27.000 anos-luz de distância da Terra, no coração da Via Láctea, Sagittarius A* é o nosso buraco negro supermassivo com mais de 4 milhões de massas solares. A grande maioria das galáxias possui um buraco negro supermassivo em sua região central.


Imagens: (capa-ESO) / ESO / EHT / divulgação
13/05/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário