Estão querendo bloquear o Sol para combater mudanças climáticas - vai dar ruim?

bolhas espaciais para bloquear luz do Sol

Pesquisadores do MIT revelaram ideia "inovadora" de lançar bolhas de bloqueio da luz solar no espaço

O aquecimento global e as mudanças climáticas causam secas, tempestades, enchentes, ondas de calor, aumento no nível dos oceanos, derretimento de geleiras e com isso, nosso planeta e toda a vida que aqui habita corre sérios riscos de extinção para o futuro. Combater o aquecimento global é realmente uma tarefa bastante difícil, mas agora, podemos ter encontrado uma "solução perigosa".


Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) nos EUA, revelaram uma ideia no mínimo "bizarra" - lançar bolhas no espaço que teriam o tamanho do Brasil, e assim, bloquear os raios solares antes que eles cheguem em nosso planeta.


Vamos bloquear o Sol?

De acordo com os pesquisadores, os testes já foram feitos com bolhas de silicone em um ambiente que simula as condições do espaço de temperatura e pressão.

As bolhas seriam feitas de um material parecido com o silicone, e teriam uma formação do tamanho de todo o Brasil. Instaladas num dos pontos de Lagrange (aquele que fica exatamente entre a Terra e o Sol), essas bolhas iriam barrar parte da radiação solar antes mesmo que ela chegue a atingir a Terra.

Bolhas espaciais para bloquear radiação solar - MIT
Ilustração artística mostra como as bolhas espaciais podem bloquear parte da radiação solar.
Créditos: MIT / divulgação


Se conseguíssemos bloquear cerca de 1,8% da radiação solar que atinge o nosso planeta, poderíamos reverter completamente os efeitos das mudanças climáticas nos próximos anos.

Os idealizadores dessa grande façanha são: James Early, cientista que criou a ideia de defletir a radiação solar em um ponto de Lagrange e Roger Angel, astrônomo idealizador das bolhas para defletir essa radiação.

Vale ressaltar que isso seria apenas um plano paliativo, pois ele diminui os efeitos das mudanças climáticas, mas não age no problema verdadeiro.


Nem tudo são flores

Se a ideia de bloquear parcialmente a radiação solar realmente funciona para reverter os efeitos do aquecimento global, então todos os nossos problemas estão resolvidos, não é mesmo?! Por que ainda não fizeram isso, então?!

Bem. Nem tudo são flores. E os efeitos a longo prazo poderiam ser catastróficos - muito mais danosos do que o próprio aquecimento global em si.

O estudo é polêmico, e no vídeo abaixo falamos sobre o grande perigo da geoengenharia solar que visa mudanças bruscas para intervenção climática. Vejam:


O que precisamos na verdade é diminuir a emissão de gases do efeito estufa, como o CO2. Essa é a grande tarefa a ser concluída, e o que de fato pode realmente mudar o futuro um tanto sombrio do nosso planeta e de toda a vida na Terra.


Imagens: (capa-MIT) / MIT / divulgação
20/06/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Essa solução do pessoal do MIT está parecendo mais alguma coisa tirada dos "Casos do Romualdo" (de Simões Lopes Neto), em especial o caso da "Quinta de São Romualdo". Muita semelhança!

    https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=117680#QuintadeS%C3%A3oRomualdo

    ResponderExcluir
  2. Ainda acho que a ideia de empurrar a Terra para mais longe do Sol é menos pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou poderiam criar um mini buraco negro entre as órbitas de Vênus e Mercúrio que pudesse provocar um efeito de "lente gravitacional côncava".

      Excluir
    2. Depois dessa do MIT, acho será lançado o livro "Casos Póstumos de Romualdo".

      Excluir