Foguete chinês está descontrolado e vai cair na Terra [mais uma vez]

Foguete chinês está descontrolado e vai cair na Terra [mais uma vez]

Mais uma vez um foguete chinês está tirando o sono de muita gente com sua órbita descontrolada 

Um foguete chinês Long March 5b, lançado em 24 de julho de 2022 a partir do Centro de Lançamentos de Wenchang, na ilha Hainan, está orbitando a Terra de forma descontrolada, e sua queda é inevitável.


A previsão da queda do foguete chinês veio do Twitter oficial do astrofísico do Harvard Smithsoninan Center, Jonathan McDowell. De acordo com os dados orbitais, o primeiro estágio do foguete Long March 5b não teve sua reentrada controlada, e pode cair em quase qualquer lugar do globo nos próximos dias.


De acordo com os especialistas, o 1º estágio do foguete Long March 5b vai reentrara na atmosfera no próximo dia 31 de julho às 07:34 pelo horário internacional (04h34 pelo horário de Brasília), com uma janela de erro de 22 horas para mais ou para menos.


Queda preocupante

O foguete Long March 5b tem mais de 53 metros de altura e pesa até 837 toneladas. O primeiro estágio que vai ter a reentrada descontrolada pesa cerca de 21 toneladas. Pedaços de ferro retorcido de aproximadamente 30 metros devem atingir algum lugar do globo a algumas centenas de km/h.

Essa não é a primeira vez que reentradas descontroladas acontecem. Outras duas quedas de Long March 5b ocorreram em 2020 e em 2021, quando partes desse foguete caíram na Costa do Marfim e nas Ilhas Maldivas, respectivamente. Além disso, reentradas descontroladas não são uma exclusividade dos chineses. Como exemplo, temos o caso da SpaceX que ocasionou uma queda descontrolada em março de 2021 em uma fazenda do estado de Washington, nos EUA.

Foguete Long March 5b vai cair julho 2022
Lançamento do foguete Long March 5b no Centro de Lançamento de Hainan.
Créditos: divulgação


Especialistas acusam a China de não ter cautela alguma para reentradas perigosas de grandes lixos espaciais. O governo chinês, por sua vez, acusa os EUA de criar uma "hype" para prejudicar a visão ocidental sobre o avanço tecnológico chinês.

Em um artigo da Global Times, o governo chinês se pronunciou: "Os riscos de queda de destroços de foguetes são os mesmos, não importa de quem seja o foguete. É seriamente anti-intelectual afirmar que os destroços de foguetes da China são especialmente arriscados. Essas pessoas têm inveja do rápido progresso da China na tecnologia espacial", acrescentou o artigo.


E fiquem ligados - teremos atualizações a qualquer momento em nosso canal no Youtube e nas redes sociais. Esse fim de semana será agitado!



Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
26/07/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: