Observatório SDO da NASA captura um Eclipse Solar Parcial visto do espaço

Observatório Solar fotografa eclipse solar visto do espaço

No pico do eclipse, a Lua cobriu 67% do disco solar - uma visão única de um ponto do espaço

A NASA tem alguns instrumentos para monitoramento e observação do Sol que são simplesmente espetaculares, e um deles acabou de pegar a Lua passando na frente do Sol em um glorioso eclipse parcial visto do espaço.


O Observatório Solar Dynamics da NASA, monitora o Sol 24hs por dia, apesar de ter ficado inoperante por alguns dias recentemente por conta de uma falha de energia aqui na Terra. No entanto, ele voltou a funcionar normalmente em 28 de junho - a tempo de capturar a Lua passando entre o observatório e o Sol, o que aconteceu no dia 29 de junho num lindo eclipse parcial visto do espaço.

No pico do eclipse, a Lua cobriu 67% do disco solar, e suas montanhas e crateras foram iluminadas pelo brilho do Sol ao fundo.

Montanhas da Lua com o brilho do Sol e seus filamentos ao fundo
Montanhas da Lua com o brilho do Sol e seus filamentos ao fundo.
Créditos: NASA / SDO / AIA

O Observatório Solar Dynamics (SDO) capturou o eclipse de seu ponto de vista único no espaço, pois isso não foi visível daqui da Terra. Por outro lado, teremos um eclipse solar parcial no dia 25 de outubro que deve ser visível na maior parte da Europa, norte da África, Oriente Médio e partes ocidentais da Ásia.


O SDO estuda a atividade solar para entender como ela impulsiona o clima espacial, e como as ejeções de massa coronal (CMEs) podem criar tempestades solares na Terra, nos proporcionando belas auroras e certos problemas de energia, como blecautes.

Eclipse Solar registrado pelo SDO em 29 de junho de 2022
Eclipse Solar registrado pelo SDO em 29 de junho de 2022.
Créditos: NASA / SDO / AIA

Dentro de aproximadamente três anos, em meados de 2025, o Sol estará no pico de sua atividade deste ciclo. O aumento de manchas solares, explosões violentas e ejeções de massa coronal já está sendo registrado, e isso só tende a se intensificar cada vez mais nos próximos anos.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / SDO / AIA
02/07/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Thank you for sharing valuable information. This is a new type of writing that cannot be seen anywhere else. That's why I favorite your blog. There are many articles on my blog that you might be interested in. Come and check. 토토사이트

    ResponderExcluir
  2. Nice post thank you Elizabeth

    ResponderExcluir