Tudo sobre a chuva de meteoros Perseidas 2022

Tudo sobre a chuva de meteoros Perseidas 2022

Está chegando a chuva de meteoros Perseidas 2022 - veja como e quando observá-la mesmo com Lua Cheia!

Todos os anos, entre os dias 23 de julho e 22 de agosto, o nosso planeta passa por uma região repleta de detritos deixados pelo cometa 109P/Swift-Tuttle. Esses detritos do cometa entram na nossa atemosfera e produzem meteoros brilhantes numa quantidade muito grande. Sim, estamos falando da chuva de meteoros Perseidas (Perseídeas ou ainda Perseídas). Mas é na madrugada de 12 para 13 de agosto que acontece seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada. E olha que não são poucos...


Na noite de pico, a chuva de meteoros Perseidas chega a produzir até 100 meteoros por hora, isso se observada em uma região livre de poluição luminosa e com céu escuro, sem nuvens, no hemisfério norte. E mesmo que você esteja numa região não tão favorável para observação, essa chuva de meteoros não deverá decepcionar, e pode ser observada de qualquer lugar do globo!

Nesse ano de 2022, coincidentemente a Lua estará na fase Cheia durante o pico da chuva Perseidas, o que pode dificultar um pouco nossa observação, já que seu brilho ofusca a nossa visão. Mas ainda assim, por ser uma chuva que produz uma grande quantidade de meteoros, teremos a chance de ver uma quantidade considerável - cerca de 25 meteoros por hora, e muitas bolas de fogo!

Meteoro da chuva Perseidas 2016 - Siaraduz
Meteoro da chuva Perseidas 2016.
Créditos: Siaraduz

E mesmo que o tempo esteja nublado em sua cidade, você ainda terá a oportunidade de avistar os belíssimos meteoros da chuva Perseidas, pois como sempre, teremos uma transmissão ao vivo lá no nosso canal no YouTube.


Transmissão ao vivo - chuva de meteoros Perseidas 2022

Vamos acompanhar a noite de pico da chuva de meteoros Perseidas 2022 ao vivo, com imagens de câmeras de monitoramento de meteoros. A live começa na noite de 12 de agosto, sexta-feira, e também estará disponível logo abaixo:


A transmissão ao vivo pode ser compartilhada livremente (formato embed) em seu site de notícias, mídia e portais.

Aproveite para se inscrever em nosso canal e ative o sininho para receber as notificações.


Como observar a chuva de meteoros Perseidas 2022?

A primeira quinzena de agosto é muito boa para observação da Perseidas, mas como foi dito anteriormente, é na madrugada de 12 pra 13 de agosto que a maior quantidade de meteoros poderá ser observada.

Essa chuva pode ser vista de todo o globo, porém, no hemisfério norte, sua visualização é privilegiada, já que a constelação de Perseu (região do céu onde os meteoros parecem se originar) ganha maior altura nos céus.

Aqui no hemisfério sul, a constelação de Perseu (onde os meteoros parecem se originar) encontra-se muito próximo do horizonte nordeste. Porém, quanto mais ao norte do país você estiver, mais altura essa constelação radiante da chuva ganha nos céus.

Às 02h00 da madrugada (pelo seu horário local) a constelação de Perseu já estará nascendo no horizonte nordeste, e às 03h00 da manhã ela já estará completamente visível:

radiante da chuva de meteoros Perseidas 2022
Radiante da chuva de meteoros Perseidas.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Repare que nesse horário, a famosa constelação de Orion (popularmente conhecida como As Três Marias) também estará despontando no horizonte leste.


Observar meteoros é fácil

Você não precisa encontrar a constelação de forma precisa para observar a chuva de meteoros, mas sim, olhar nos seus arredores. Como a Lua Cheia estará à esquerda do radiante, olhe à direita, na região leste, a uma meia altura do céu - alguns meteoros percorrem todo o céu!

Não é necessário qualquer equipamento astronômico, como binóculos ou telescópios - o melhor é visto a olho nu. Basta se sentar/deitar numa posição confortável e reservar um tempo para sua vista se acostumar com o escuro. N]ao olhe na direção da Lua ou de qualquer fonte de luz artificial, já que a luz ofusca sua visão e portanto, os meteoros mais tênues.

Siga as nossas dicas para observar as chuvas de meteoros (fizemos uma lista completa!) e com certeza você será recompensado(a).

Apesar da chuva ser melhor vista nas regiões norte e nordeste, todo o Brasil poderá observar esse espetáculo cósmico.

Curiosidade: a chuva de meteoros Perseidas é conhecida por produzir meteoros bola de fogo e também meteoros do tipo Earthgrazer. Esses meteoros surgem no horizonte e parecem escalar o céu em direção ao ponto mais alto do firmamento (zênite). Eles são mais lentos e coloridos do que de costume - outro fator que faz com que a chuva de meteoros Perseidas seja tão especial.

De acordo com Bill Cooke, do Escritório de Meteoroides da NASA, de 2008 à 2013, a chuva de meteoros que mais produziu bolas de fogo foi justamente a Perseidas com 586 bolas de fogo registradas. Portanto, mesmo com Lua no céu, essa é uma chuva que vale muito a pena observar, já que os meteoros mais brilhantes não serão ofuscados pela Lua.

Bolas de fogo observadas de 2008 a 2013 - NASA
Bolas de fogo observadas de 2008 a 2013 pela NASA.
Créditos: NASA / divulgação

A média de brilho dos meteoros da chuva Perseidas é a mais alta, alcançando magnitude aparente de -2,7. Em segundo lugar temos a Geminidas com magnitude aparente de -2,0. Lembre-se que quanto menor o valor da magnitude aparente, mais brilhante é o objeto observado no céu.

Agora, é só torcer por céus limpos e aguardar ansiosamente para a noite de 12 de agosto. Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!



Imagens: (capa-divulgação) / Siaraduz / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / NASA / divulgação
10/08/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário