Surpreendente - Júpiter foi ocultado em vídeo divulgado pela ESA [ocultação de Júpiter por lua marciana Deimos]

Surpreendente - Júpiter foi ocultado em vídeo divulgado pela ESA [ocultação de Júpiter por lua marciana Deimos]

O orbitador Mars Express registrou uma ocultação incrível do planeta Júpiter!

Um vídeo que está circulando na internet mostra um objeto gigantesco passando na frente de Júpiter e de suas quatro luas principais. O vídeo, apesar e real, não mostra um asteroide gigantesco próximo da Terra, mas sim uma das duas luas de Marte.


Claro que o vídeo mostrando a ocultação de Júpiter pela lua Deimos de Marte serve como uma arma para teóricos da conspiração que dizem se tratar de um asteroide próximo da Terra. Mas vale lembrar: essa é a visão de Marte, feita pela sonda europeia Mars Express.


O orbitador Mars Express estuda Marte há praticamente 20 anos. O Planeta Vermelho tem duas luas, Phobos e Deimos. Deimos (a menor lua marciana) tem apenas 15 km de diâmetro, mas por estar mais próximo de acordo com a posição de Mars Express, ele encobre com facilidade todo o disco de Júpiter.

O vídeo da ocultação de Júpiter pela lua Deimos de Marte foi feito com 80 imagens feitas pelo instrumento HRSC (High Resolution Stereo Camera).


Da esquerda pra direita, Deimos encobre Europa, Ganimedes, Júpiter, Io e Calisto. A vibração aparente do vídeo se deve à manobra da nave para se manter na posição e conseguir fazer a captura.

Essa ocultação de Júpiter por Deimos ocorreu em 14 de fevereiro de 2022, mas só agora foi liberada pela ESA. Para conseguirmos ver Deimos, Júpiter e suas luas, foi necessário processamento, caso contrário, Júpiter ofuscaria tudo, sobretudo suas luas.


Imagens: (capa-ESA) / Mars Express / ESA / divulgação
21/10/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: