Dá pra ver do mundo todo! Encontro raro de 2 planetas que poderá ser visto durante o pôr-do-Sol

Dá pra ver do mundo todo! Encontro raro de 2 planetas que poderá ser visto durante o pôr-do-Sol

Os dois planetas mais brilhantes do céu noturno estão prestes a ficarem juntinhos no céu!

Se você gosta de observar o céu noturno, talvez já tenha notado a presença de dois "pontos brilhantes" durante o pôr-do-Sol. Estes objetos não são estrelas, mas sim planetas! E eles estão ficando cada vez mais próximos entre si até o grande ápice de uma conjunção imperdível.


Estamos falando dos planetas Júpiter e Vênus - os planetas mais brilhantes que podem ser vistos no céu. Júpiter e Vênus na verdade não são apenas os planetas mais brilhantes, como também os objetos mais brilhantes do céu noturno, atrás apenas da Lua.

A conjunção entre Júpiter e Vênus já vem acontecendo há alguns dias, mas eles estão se aproximando cada vez mais. O grande ápice desse encontro super brilhante entre os dois planetas acontecerá nessa quarta-feira, 01 de março de 2023, quando eles estarão separados por menos de 1 grau!


No dia 02 de março, ainda poderemos observar esse grande encontro celeste, apesar da proximidade entre os dois estar sutilmente maior, porém a diferença será muito pouca se compararmos com a proximidade deles no dia 01 de março.


Olhe para o céu!

Para observar esse belíssimo encontro entre Júpiter e Vênus, olhe na direção oeste já durante o pôr-do-Sol. Você deve ter uma visão privilegiada do horizonte oeste, livre de prédios, árvores grandes ou muros.


Conforme o céu vai escurecendo, já podemos notar a presença de Júpiter um pouco acima de Vênus. No dia 02 de março, no entanto, Júpiter estará à esquerda de Vênus.

No decorrer dos próximos dias, Vênus vai ganhando altura no céu, enquanto Júpiter perde. Logo, Júpiter não poderá mais ser visto durante o pôr-do-Sol e início da noite, ficando muito próximo do Sol, ressurgindo apenas no mês de abril antes do Sol nascer, já no horizonte leste.


Se o céu permitir, teremos uma transmissão ao vivo com telescópio, mostrando os dois planetas mais brilhantes do céu noturno, Júpiter e Vênus durante a conjunção - diretamente de São Paulo! A live será em nosso canal no Youtube, e você também pode acompanhar logo abaixo:


Aproveite a grande conjunção entre Júpiter e Vênus, pois esse evento só acontece em média a cada 13 meses. Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-STELLARIUM) / STELLARIUM / divulgação
28/02/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário