Objeto estranho voando sobre os EUA é filmado - China se pronuncia

Objeto estranho voando sobre os EUA é filmado - China se pronuncia

O caso está gerando tensão internacional, sobretudo entre EUA e China

Nos últimos três dias, um estranho objeto circular tem sido visto pairando no céu sobre os EUA. Um fotógrafo conseguiu registrar em vídeo, e logo a primeira hipótese é de que o objeto seria um OVNI. Antes fosse...


O objeto circular foi filmado voando sobre Billings, em Montana, nos EUA, e foi suficiente para interromper o tráfego aéreo local. O NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial Norte Americano) se pronunciou. O comandante general Glen VanHerck pediu calma à população, pois o objeto seria apenas um balão chinês, possivelmente meteorológico.

Hoje, 03 de fevereiro, o ministro de relações exteriores da China pediu desculpas publicamente, afirmando que o objeto é chinês, e se trata de uma aeronave para pesquisa principalmente meteorológica, e que teve seu curso desviado por conta de ventos fortes e seu baixo poder de manobrabilidade.

O Departamento de Defesa dos EUA disse estar monitorando o objeto, e que está utilizando caças F-22 e aeronaves AWACS (Sistema Aéreo de Alerta e Controle, utilizado em logística de tática de defesa militar). O medo dos EUA é de que o balão chinês (espião) libere sensores que seriam extremamente difíceis de serem rastreados pelos EUA.


Hoje, o jornalista Dan Lamothe do jornal Washington Post afirmou ter conversado com Patrick Ryder, secretário de defesa do Pentágono, e que ele teria dito que o objeto estaria voando a uma altitude de 18 km - muito acima da altitude utilizada por aviões comerciais. De acordo com especialistas, a aeronave chinesa (que agora foi confirmada como sendo um balão espião da China) tem uma tamanho de aproximadamente 30 metros.

Um fato curioso é que em Montana, nos EUA, existe uma de 3 instalações militares que controlam mísseis balísticos intercontinentais - a Minuteman III. Esses mísseis têm capacidade para carregar ogivas nucleares, e viajam a uma velocidade de 24.100 km/h (7 km/s), com um alcance de até 13.000 km - suficiente para chegar na China em poucos minutos.

A tensão entre EUA e China já deu resultados. Hoje a Casa Branca informou que a visita do secretário de estado Antony Blinken à Pequim foi adiada por conta do incidente. O clima ficou tenso!



Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
03/02/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Deve ser lanterna feita para comemorar o Ano Novo ! Na China e em toda a Ásia o povo faz lanternas . De vários formatos . Dragão , bichos , anjos ..

      Excluir
  2. Esse não voará mais.

    ResponderExcluir