Cometa surgiu no céu do Brasil - veja como observar o cometa C/2021 T4 (Lemmon)

Cometa surgiu no céu do Brasil - veja como observar o cometa C/2021 T4 (Lemmon)

Acaba de chegar um ilustre visitante dos confins do Sistema Solar - o cometa C/2021 T4 está muito perto da Terra!

O cometa C/2021 T4 (Lemmon) descoberto pelo observatório Mt. Lemmon, no Arizona, está prestes a fazer sua máxima aproximação com a Terra - neste momento o hemisfério sul é privilegiado para observar esse ilustre visitante que veio dos confins do Sistema Solar - sim, ele pode ser visto nos céus de todo o Brasil nesse mês de julho de 2023.


E olha que quando falamos que ele vem dos confins do Sistema Solar, não estamos exagerando. Acredita-se que o cometa C/2021 T4 (Lemmon) quando está em seu ponto de máximo distanciamento do Sol, chega a absurdas 44.000 UA (Unidades Astronômicas) da nossa estrela. [1 Unidade Astronômica equivale a distância média entre a Terra e o Sol]

Por conta dessa grande distância, sua órbita é extremamente longa, fazendo com que ele leve milhões de anos para completar uma única volta em torno do Sol. Na verdade, existe uma chance dessa ser a primeira vez que esse cometa se aproxima do nosso planeta.


Mas isso vai mudar. Esse rasante com a nossa estrela irá encurtar a órbita do completa que ao invés de milhões de anos, levará agora "apenas" alguns milhares de anos para retornar até aqui.


Como observar o cometa C/2021 T4 (Lemmon)

O momento de máxima aproximação com a Terra acontece praticamente ao mesmo tempo em que o cometa estará em oposição (exatamente oposto ao Sol). A oposição ocorre em 18 de julho enquanto que a máxima aproximação com o nosso planeta acontece no dia seguinte, 19 de julho.

Sim - este é o melhor momento para observá-lo, e é no hemisfério sul que ele ganha altura e sua observação é privilegiada. Veja no vídeo abaixo como encontrar o cometa C/2021 T4 (Lemmon) no céu:


No dia 31 de julho de 2023 o cometa C/2021 T4 (Lemmon) estará no periélio - momento de máxima aproximação com o Sol.

Observadores do hemisfério sul podem observar o cometa a uma boa altura até o início de agosto. Em seguida, ele ruma na direção do hemisfério norte e perde, portanto, altura nos céus do hemisfério sul.


AO VIVO - observação do cometa C/2021 T4 (Lemmon) com telescópio

No dia 16 de julho de 2023 (domingo) teremos uma live com observação ao vivo do cometa C/2021 T4 (Lemmon) feita a partir de telescópio. A live acontecerá em nosso canal no Youtube, mas também estará disponível logo abaixo:


E não se esqueça: essa é uma chance única de observação do cometa C/2021 T4 (Lemmon), e por ter uma órbita retrógrada (viajando na direção oposta da maioria dos objetos que orbitam o Sol, incluindo todos os planetas), sua passagem será rápida pois seu movimento aparente nos céus é acelerado.


A próxima vez que ele passar próximo da Terra, nós não estaremos mais aqui. Não perca!


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
11/07/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Pelas imagens, o cometa será visto a olho nu até nas cidades?

    ResponderExcluir
  2. Vi o vídeo agora e o cometa não vai ser observável a olho nu, mas vai ser um espetáculo a parte. Esperamos mais detalhes (seu tamanho e a aproximação interessante do mesmo a Marte - será que os rovers tem como visualizá-lo) Até a live em 16/7

    ResponderExcluir