Asteroide maior que o Cristo Redentor muda de rota e faz rasante com a Terra

Asteroide maior que o Cristo Redentor muda de rota e faz rasante com a Terra

Asteroide conhecido desde 2020 surpreende astrônomos com mudança de trajetória - uma quase colisão que ninguém imaginava!

Um asteroide chamado 2020 YO3 descoberto em dezembro de 2020 pelo Observatório Kiso, da Universidade de Tokyo, fez um sobrevoo rasante com a Terra sem que ninguém esperasse!


Após 08 de janeiro de 2021, esse asteroide que tem cerca de 42 metros de diâmetro, foi perdido de vista, e ficou até 24 de dezembro de 2023 sem ser observado. Mas tínhamos muitas observações e sua trajetória já era conhecida.

De acordo com os cálculos, mesmo não sabendo exatamente onde ele estava, o asteroide 2020 YO3 faria sua máxima aproximação com a Terra no dia 23 de dezembro de 2023 passando a uma distância segura de 3,6x a distância da Lua. Mas não foi isso que aconteceu.

Ao encontrá-lo novamente em 24 de dezembro de 2023 - um dia após sua máxima aproximação com a Terra - o Observatório Catalina Sky Survey percebeu que o asteroide 2020 YO3 estava fazendo um sobrevoo rasante com o nosso planeta.


Vários observatórios miraram no asteroide e percebemos que ele havia acabado de passar a uma distância equivalente a apenas 56% da distância da Lua.


Isso é preocupante, afinal estamos falando de um asteroide que já era conhecido, e mesmo não sendo observado por quase 3 anos, havia uma trajetória calculada. Por algum motivo (erro de cálculo ou influência gravitacional desconhecida), o asteroide 2020 YO3 poderia ter colidido com o nosso planeta sem ninguém saber com antecedência. Faz lembrar o asteroide de Chelyabinsk que com uma rota parecida, se aproximando da Terra pelo lado diurno, pegou todo mundo desprevenido e deixou mais de 1.000 pessoas feridas em 2013.

Fiquemos de olho, pois agora, mais do que nunca, sabemos que asteroides podem colidir com a Terra - até mesmo aqueles que já conhecemos a trajetória.


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
27/12/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. Venha, asteroide. Venha para a Terra, eu o invoco.

    ResponderExcluir
  2. Melhor não pedir, Astro Intruso. Se o asteroide cair aqui, não vai ser em cima da casa da sogra ... e muito menos na "House of Rule Shitters".

    ResponderExcluir
  3. Wow, the unexpected trajectory change of asteroid 2020 YO3 is both intriguing and concerning. It highlights the unpredictability of space events, underscoring the need for continuous monitoring and awareness.
    Driving Without a License in NJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 即使打著鋼傘也無法在冰雹中行走。 即使對於龍的味覺來說,小行星也往往是充滿不愉快驚喜的盒子。 也許如果我們在拉格朗日點放置監控網絡,我們可以進行更有效的控制。

      Excluir
  4. Benefits of Calcium Supplements for Bone Health - Natural


    Calcium is a mineral useful for strong bones and teeth. It helps with both muscle contractions, heart function and blood clotting. Small amounts of calcium are lost in our daily faeces, urine, and sweat.

    ResponderExcluir

  5. "In a celestial twist, an asteroid larger than Christ the Redeemer alters its course, providing a cosmic spectacle that captivates the world with its unexpected journey through the heavens. ||How much does a Divorce cost New York||How Much Divorce Cost in New York The cosmic dance of an immense asteroid diverting and passing Earth creates a breathtaking celestial event, reminding us of the awe-inspiring wonders that unfold beyond our planet's atmosphere."

    ResponderExcluir