Asteroide maior que o Cristo Redentor muda de rota e faz rasante com a Terra

Asteroide maior que o Cristo Redentor muda de rota e faz rasante com a Terra

Asteroide conhecido desde 2020 surpreende astrônomos com mudança de trajetória - uma quase colisão que ninguém imaginava!

Um asteroide chamado 2020 YO3 descoberto em dezembro de 2020 pelo Observatório Kiso, da Universidade de Tokyo, fez um sobrevoo rasante com a Terra sem que ninguém esperasse!


Após 08 de janeiro de 2021, esse asteroide que tem cerca de 42 metros de diâmetro, foi perdido de vista, e ficou até 24 de dezembro de 2023 sem ser observado. Mas tínhamos muitas observações e sua trajetória já era conhecida.

De acordo com os cálculos, mesmo não sabendo exatamente onde ele estava, o asteroide 2020 YO3 faria sua máxima aproximação com a Terra no dia 23 de dezembro de 2023 passando a uma distância segura de 3,6x a distância da Lua. Mas não foi isso que aconteceu.

Ao encontrá-lo novamente em 24 de dezembro de 2023 - um dia após sua máxima aproximação com a Terra - o Observatório Catalina Sky Survey percebeu que o asteroide 2020 YO3 estava fazendo um sobrevoo rasante com o nosso planeta.


Vários observatórios miraram no asteroide e percebemos que ele havia acabado de passar a uma distância equivalente a apenas 56% da distância da Lua.


Isso é preocupante, afinal estamos falando de um asteroide que já era conhecido, e mesmo não sendo observado por quase 3 anos, havia uma trajetória calculada. Por algum motivo (erro de cálculo ou influência gravitacional desconhecida), o asteroide 2020 YO3 poderia ter colidido com o nosso planeta sem ninguém saber com antecedência. Faz lembrar o asteroide de Chelyabinsk que com uma rota parecida, se aproximando da Terra pelo lado diurno, pegou todo mundo desprevenido e deixou mais de 1.000 pessoas feridas em 2013.

Fiquemos de olho, pois agora, mais do que nunca, sabemos que asteroides podem colidir com a Terra - até mesmo aqueles que já conhecemos a trajetória.


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
27/12/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Melhor não pedir, Astro Intruso. Se o asteroide cair aqui, não vai ser em cima da casa da sogra ... e muito menos na "House of Rule Shitters".

    ResponderExcluir