3I/ATLAS acelerou e mudou trajetória - confirmado pela NASA!

NASA confirma aceleração no 3I-ATLAS - mudança rota 3I/ATLAS

NASA confirma aceleração não gravitacional no objeto interestelar 3I/ATLAS

Sim, o objeto 3I/ATLAS apresentou aceleração não-gravitacional - ou seja, uma aceleração que não pode ser explicada apenas pela gravidade! E não só: a aceleração detectada no 3I/ATLAS nunca foi observada em NENHUM cometa do Sistema Solar e aconteceu no momento em que 3I/ATLAS fez rasante com o Sol.


Os dados foram publicados no site do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA. Apesar do shutdown e dos problemas governamentais que envolvem diversas coisas como o salário dos funcionários públicos, o engenheiro de navegação Davide Farnocchia publicou os resultados no site oficial do objeto interestelar 3I/ATLAS.


A aceleração e mudança de trajetória detectada no 3I/ATLAS foi de 135 km por dia (radial - se afastando do Sol) e 60 km por dia (transversal - acelerando).


3I/ATLAS pode ser cometa mesmo acelerando?

Cometas podem acelerar e mudar sutilmente de trajetória, mas isso só acontece com ejeção intensa de gases e sublimação. Quanto mais atividade cometária, mais cauda ionizada e mais brilho, mais essa aceleração não gravitacional pode acontecer. Mas tem um detalhe importante: essa atividade cometária absurda não está sendo vista em 3I/ATLAS.

Se continuar assim, sendo um cometa, ele perderia metade de sua massa em 6 meses. Uma rara atividade cometária com uma gigantesca cauda de gás ionizado deve ser detectada até dezembro para explicar essa aceleração e mudança como natural - o que não aconteceu até agora!

Como comparação, os cometas mais espetaculares da história como Halle-Bopp e Cometa Halley tiveram uma aceleração que foi apenas 1%  e 0,1% (respectivamente) da aceleração detectada em 3I/ATLAS - isso apesar do espetáculo de brilho e cauda que eles mostraram.


3I/ATLAS é uma nave?

Essa aceleração anormal poderia ser resultado do brilho azul detectado no objeto 3I/ATLAS, que por sua vez, poderia ser resultado de fonte de energia própria.


Continuamos de olho - e a coisa em torno do visitante interestelar fica muito mais séria. Agora a ideia de que 3I/ATLAS seja artificial ganha força - ao passo que a ideia de se tratar apenas de um cometa vai desacelerando no mesmo ritmo que ele ganha velocidade.


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
31/10/2025


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.